Todo motorista já passou por uma situação de desespero com a reserva do tanque. Seja por ter esquecido de abastecer o carro ou por estar muito atrasado para parar no posto de combustível

E nessas horas, a única coisa que você consegue pensar é que vai dar errado. “Quantos km será que dá para rodar?”. “Onde fica o posto mais próximo?”. Ou pior: “E se o carro parar aqui mesmo?”. 

A gente sabe que o ideal é evitar que situações como essa aconteçam. Mas como nem tudo sai como planejamentos, o time do Zul+ preparou este blogpost com tudo o que você precisa saber sobre o que acontece quando o seu carro entra na reserva. 

Nas linhas abaixo, você vai descobrir desde quantos litros tem na reserva do tanque até o que acontece quando acaba o combustível de vez. 

banner app abasteça seu carro com zul mais

Quantos litros tem na reserva do tanque?

Em geral, a reserva do tanque de um carro tem entre 3 a 10 litros de combustível. Tudo vai depender do modelo do carro. Veículos mais compactos têm o tanque de combustível menor do que os carros grandes. Por esse motivo, a quantidade de litros na reserva varia com o veículo.

Conheça os 10 carros mais econômicos do Brasil em 2023

Quantos quilômetros o carro pode rodar com a reserva do tanque?

Na maioria dos casos, é possível rodar pelo menos 10 kms com a reserva do tanque. No entanto, essa distância depende de muitos fatores. 

A forma que você conduz o veículo, a quantidade de peso dentro do carro e a utilização ou não do ar-condicionado. Todos esses aspectos que influenciam diretamente no consumo de combustível

Quem dirige mais devagar com o carro bem leve e o ar-condicionado desligado vai aproveitar muito mais os últimos litros na reserva do tanque do que alguém que pisa fundo no acelerador e transporta uma família inteira.

Por esse motivo, a quantidade de quilômetros que o carro pode rodar com a reserva do tanque é muito variável. O que você fazer é consultar o painel de bordo do seu carro. Ele pode indicar a relação de quilômetros por litro e também a quantidade de combustível restante no tanque.

Entenda como funciona o cálculo de combustível e veja como descobrir se compensa mais abastecer com gasolina ou etanol.

Como saber quando o carro entrou na reserva?

Você sabe que o carro entrou na reserva quando acende uma luz no painel do veículo. Essa luz tem a cor vermelha e se apresenta no formato de uma bomba de combustível. Ela significa que o tanque está muito próximo do seu fim e restam apenas cerca de 3 a 10 litros no reservatório.

Ultrapassar a capacidade do tanque pode danificar o carro?

Muitos frentistas têm o hábito de ultrapassar a capacidade do tanque de combustível mesmo após a mangueira interromper o abastecimento. São aqueles litros a mais que o frentista coloca depois da mangueira travar, sabe? No entanto, isso pode sim danificar o carro.

De acordo com matéria do AutoPapo, extrapolar a capacidade do tanque vai fazer com que o combustível ocupe espaços que não deveriam ser preenchidos com líquido, como tubulações que precisam estar vazias. 

mangueira de combustível no tanque de carro no post
A recomendação das montadoras é de não extrapolar a capacidade do tanque e interromper o abastecimento no primeiro clique da bomba de combustível.

Gasolina, etanol ou diesel? Comum ou aditivada? Conheça todos os tipos de combustíveis vendidos no Brasil e saiba qual o melhor para o seu carro.

Tem problema andar com o carro na reserva?

Sim, tem muito problema andar com o carro na reserva. Veja abaixo o que pode acontecer:.

Queima da Bomba de Combustível 

Em primeiro lugar, andar com o tanque quase no “zero” pode queimar a bomba de combustível já que ela é resfriada pelo próprio líquido. 

Sujeira do tanque pode entupir sistema de alimentação

O segundo problema é que andar com o carro na reserva pode fazer com que as sujeiras mais densas que ficam no fundo do tanque sujem o filtro e entupam o sistema de alimentação do veículo. 

Pane Seca

Por fim, andar com o carro na reserva pode levar à pane seca, como é conhecido quando acaba o combustível do carro. A pane seca rende multa de R$ 130,16 e o veículo pode ser retido pela polícia e levado ao pátio.

banner app zul+ seu carro mais completo