Gasolina ou etanol? Essa é a pergunta de muitos brasileiros ao chegar no posto de abastecimento. E sem saber qual é a escolha mais econômica para o seu veículo, muitos acabam optando pelo tipo de combustível errado.

banner app abasteça seu carro com zul mais

Embora a gasolina dure por mais tempo em comparação com o etanol, ela também é mais cara. E em um cenário de consecutivos aumentos no preço do combustível, é muito importante saber como economizar nessas horas.

Para tentar chegar à conclusão do que rende mais, o time do Zul+ te mostra o que levar em consideração na hora de escolher entre gasolina ou etanol.

Atualmente, o Brasil conta com uma frota de mais de 58 milhões de carros. E quase 70% deles tendo motor flex. Veja aqui quais são os carros mais econômicos do país em 2021.

Qual a diferença entre gasolina e etanol?

A gasolina é derivada do petróleo e pode ser comum, aditivada ou premium. Na composição da gasolina comum, há 27% de etanol anidro, com baixa concentração de água, e uma octanagem de 92 IAD (Índice Antidetonante).

Por ser derivada de um combustível fóssil, lança uma série de gases poluentes na atmosfera após sua queima, além de deixar resíduos que podem comprometer o funcionamento do motor.

Entenda as variações de gasolina e o que significa octanagem em nosso blogpost completo sobre tipos de combustível.

Enquanto isso, o etanol é um biocombustível, tendo origem em diferentes vegetais. Aqui no Brasil, a principal matéria-prima é a cana-de-açúcar. Por conta disso, é considerado um combustível mais ecológico, apesar de ainda emitir alguns gases poluentes na atmosfera. 

Nos postos de combustível, o etanol é uma mistura entre álcool e água, com teor mínimo de 94,5% de álcool. Apesar de possuir uma octanagem de 110 IAD, não é tão lubrificante quanto a gasolina.

Veja 12 dicas de como economizar combustível em nosso blogpost aqui.

Mas qual o melhor: gasolina ou etanol?

Apesar das diferenças, é errado apontar que um combustível é melhor que o outro. Por conta de suas características, o etanol é mais recomendado para aqueles que utilizam o veículo com menor frequência, já que a gasolina, ao ficar parada no tanque por muito tempo, pode acabar evaporando. 

Por outro lado, aqueles que fazem trajetos mais curtos podem ter melhor resultado com a gasolina. Isso porque o etanol pode não aquecer o suficiente para uma combustão correta.

mangueira de bomba de combustivel no carro
Além do preço, a forma de utilização do veículo deve ser levada em consideração na hora de escolher gasolina ou etanol.

Qual queima mais rápido?

A eficiência do combustível está estreitamente relacionada com o tempo de queima dele. A gasolina é um composto orgânico formado por vários hidrocarbonetos, enquanto o etanol é mais simples, constituído por apenas um hidrocarboneto. 

Por conta disso, o álcool evapora muito mais rápido do que a gasolina. Isso faz com que ele tenha um poder calorífico menor, precisando utilizar uma quantidade maior para gerar o mesmo movimento. Consequentemente, o etanol queima mais rápido.

Qual é mais econômico: gasolina ou etanol?

Se você quiser uma resposta simples para esta pergunta, devemos falar que a gasolina é o mais econômico. A razão é a sua eficiência energética. Por exemplo, ao abastecer seu carro com gasolina, você poderá rodar mais até que sinta a necessidade de parar em um posto novamente. 

Aprenda a descobrir o combustível mais econômico:

Porém, não é apenas isso que deve ser analisado. Para se ter uma resposta mais próxima da realidade, é necessário fazer alguns cálculos.

Uma forma mais simples e rápida é abrir a calculadora do seu celular ao chegar no posto e multiplicar o preço da gasolina por 0,73 (relação da eficiência energética do etanol comparado à gasolina).

Se o preço do etanol no posto estiver menor que o resultado da multiplicação, o combustível de origem vegetal é o ideal. Caso o litro de álcool esteja mais caro do que aponta seu celular, vá com gasolina sem nenhum receio.

Há certo tempo, a conta a ser feita, e conhecida por grande parte da população, era a multiplicação por 0,7. Porém, este cálculo levava em consideração uma gasolina com 22% de álcool anidro na sua composição, e não os 27% atuais. 

No entanto, há uma forma mais segura e longa de se chegar à resposta correta. Para isso, é necessário descobrir também quantos quilômetros por litro o veículo faz com cada combustível.

Em carros mais modernos, equipados com computador de bordo, o próprio instrumento aponta quantos quilômetros por litro o veículo está fazendo. Se não for o seu caso, você precisará fazer algumas anotações e contas. 

Banner app zul mais pague o combustível direto no app motorista sorrindo mexendo no celular

Como descobrir relação quilômetro por litro do carro?

1) Encha o tanque e anote o número de litros abastecidos

O primeiro passo é completar o tanque e anotar o número exato do hodômetro, que mostra quantos quilômetros o carro já rodou. Depois, ao rodar até o tanque esvaziar e complete-o novamente. Anote a quantidade de litros abastecida e o novo valor do hodômetro.

2) Divida a quantidade de litros pela distância percorrida

Com estes números, divida a quantidade de litros abastecida pela distância que você percorreu em quilômetros rodados. O resultado desta conta será a quantidade de quilômetros por litro seu carro está fazendo.

O ideal é repetir a operação por, pelo menos, três vezes e fazer uma média simples (somar e dividir por três) para se ter mais precisão. Faça isso utilizando etanol e gasolina.

3) Descubra o desempenho do etanol e da gasolina

Depois, divida o desempenho do etanol pelo da gasolina. Dessa forma, você terá o rendimento do seu carro com etanol. Por exemplo, vamos considerar que seu carro faça 7,3 km/l com etanol e 10 km/l com gasolina. Desta forma, você deve dividir 7,3 por 10, o que vai resultar em 0,73 ou 73%. Anote este valor. 

Agora, é necessário fazer o cálculo da relação do preço do etanol pelo da gasolina. Vamos considerar que a gasolina custou R$ 4,79 e o etanol foi R$ 3,33. Divida o valor do etanol pelo da gasolina. No nosso exemplo, o resultado é 0,69 ou 69%. Anote também este valor.

4) Compare a relação da gasolina e etanol

Agora, é uma simples questão de comparação. Caso a relação do preço da gasolina seja menor que o rendimento do seu carro com etanol, o ideal é utilizar o etanol. Caso contrário, é mais econômico a gasolina. 

Para nosso exemplo, a relação de preço (69%) é menor que o rendimento (73%). Então, a melhor escolha seria o etanol.

Veja mais sobre o cálculo de combustível em nosso blogpost completo sobre o assunto.

Gasolina ou etanol: qual compensa mais?

Para tomar essa decisão, é preciso levar em consideração a frequência de uso do carro, o trajeto a ser feito, a relação quilômetro/litro e até o preço da gasolina e do etanol.

Portanto, é preciso analisar a sua situação. Caso você use pouco o carro, opte pelo etanol. Se você é daqueles que se locomovem por pequenas distâncias, escolha a gasolina. 

Por fim, se você faz uso diário do carro, vale a pena fazer o cálculo completo para saber a resposta. Mas se você quer uma resposta mais rápida, multiplique o preço da gasolina por 0,73 e, caso a resposta seja maior do que o preço do etanol vendido no posto, escolha abastecer com álcool.

mock up zul+ shell box combustivel
Baixe o app n°1 para quem dirige no Brasil clicando na imagem e pague o combustível do seu carro.