É melhor abastecer com gasolina ou etanol? Essa é uma dúvida muito comum entre motoristas. E sem saber qual é a escolha mais econômica, muitos acabam optando pelo tipo de combustível errado.

É fato que a gasolina dura por mais tempo em comparação com o etanol. Porém, ela também é mais cara. Desta forma, milhares de condutores chegam ao posto sem saber com o que abastecer. E em um cenário onde o preço do combustível está cada vez mais caro, é muito importante saber como economizar nessas horas.

No entanto, a resposta não é tão simples assim e para chegar à conclusão é preciso levar alguns fatores em consideração. Neste post, o time do Zul+ vai te ensinar como escolher entre gasolina ou etanol e ajudar o seu bolso.

Atualmente, o Brasil conta com uma frota de mais de 58 milhões de carros. E quase 70% deles tendo motor flex. Veja aqui quais são os carros mais econômicos do país em 2021.

banner app abasteça seu carro com zul mais

Qual a diferença entre gasolina e etanol?

O primeiro passo para saber qual escolha fazer é entender a diferença entre os dois tipos de combustível. 

A gasolina é derivada do petróleo e pode ser comum, aditivada ou premium. Na composição da gasolina comum, há 27% de etanol anidro, com baixa concentração de água, e uma octanagem de 92 IAD (Índice Antidetonante). Por ser derivada de um combustível fóssil, lança uma série de gases poluentes na atmosfera após sua queima, além de deixar resíduos que podem comprometer o funcionamento do motor.

Entenda o que significa octanagem em nosso blogpost completo sobre tipos de combustível.

Quando se trata da gasolina aditivada, ela não difere em nada no desempenho do seu veículo, mas possui elementos importantes para a limpeza e manutenção do sistema de combustão. Além disso, possui índice de octanagem de 87 IAD. 

Por fim, a gasolina premium possui uma alta octanagem, com mínimo de 91 IAD, e é recomendada para veículos esportivos ou mais potentes, já que contribui para um melhor aproveitamento da combustão.

Enquanto isso, o etanol é um biocombustível, tendo origem em diferentes vegetais. Aqui no Brasil, a principal matéria-prima é a cana-de-açúcar. Por conta disso, é considerado um combustível mais ecológico, apesar de ainda emitir alguns gases poluentes na atmosfera. 

Nos postos de combustível, o etanol é uma mistura entre álcool e água, com teor mínimo de 94,5% de álcool. Apesar de possuir uma octanagem de 110 IAD, não é tão lubrificante quanto a gasolina.

Veja 10 dicas de como economizar combustível em nosso blogpost aqui.

Mas qual o melhor: gasolina ou etanol?

Apesar das diferenças, é errado apontar que um combustível é melhor que o outro. Por conta de suas características, o etanol é mais recomendado para aqueles que utilizam o veículo com menor frequência, já que a gasolina, ao ficar parada no tanque por muito tempo, pode acabar evaporando. 

Por outro lado, aqueles que fazem trajetos mais curtos podem ter melhor resultado com a gasolina. Isso porque o etanol pode não aquecer o suficiente para uma combustão correta.

mangueira de combustivel no carro
Além do preço, existem diversos fatores que devem ser levados em consideração na hora de escolher gasolina ou etanol.

Qual queima mais rápido?

Toda a questão de qual combustível é mais eficiente gira em torno do tempo de queima dele. A gasolina é um composto orgânico formado por vários hidrocarbonetos, enquanto o etanol é mais simples, constituído por apenas um hidrocarboneto. 

Por conta disso, o álcool evapora muito mais rápido do que a gasolina. Isso faz com que ele tenha um poder calorífico menor, precisando utilizar uma quantidade maior para gerar o mesmo movimento. Consequentemente, o etanol queima mais rápido.

Qual é mais econômico: gasolina ou etanol?

Se você quiser uma resposta simples para esta pergunta, devemos falar que a gasolina é o mais econômico. Isso se dá por conta da eficiência energética dos combustíveis. Ao abastecer seu carro com gasolina, você poderá rodar mais até que sinta a necessidade de parar em um posto novamente. 

Porém, ao se aprofundar no tema, descobre-se que não é apenas isso que deve ser analisado. Para se ter uma resposta mais próxima da realidade, é necessário fazer alguns cálculos. Uma forma mais simples e rápida é pegar uma calculadora e multiplicar o preço da gasolina por 0,73. Se o resultado for maior que o preço do etanol, o combustível de origem vegetal é o ideal. Caso seja menor, opte pela gasolina.

Há certo tempo, a conta a ser feita, e conhecida por grande parte da população, era a multiplicação por 0,7. Porém, este cálculo levava em consideração uma gasolina com 22% de álcool anidro na sua composição, e não os 27% atuais. 

No entanto, há uma forma mais segura e longa de se chegar à resposta correta. Para isso, é necessário descobrir também quantos quilômetros por litro o veículo faz com cada combustível.

Em carros mais modernos, equipados com computador de bordo, o próprio instrumento aponta quantos quilômetros por litro o veículo está fazendo. Se não for o seu caso, você precisará fazer algumas anotações e contas. 

Banner app zul mais pague o combustível direto no app motorista sorrindo mexendo no celular

Como descobrir relação quilômetro por litro do carro?

1) Encha o tanque e anote o número de litros abastecidos

O primeiro passo é completar o tanque e anotar o número exato do hodômetro, que mostra quantos quilômetros o carro já rodou. Depois, ao rodar até o tanque esvaziar e complete-o novamente. Anote a quantidade de litros abastecida e o novo valor do hodômetro.

2) Divida a quantidade de litros pela distância percorrida

Com estes números, divida a quantidade de litros abastecida pela distância que você, em quilômetro rodado, isto é, a diferença das duas marcações. O resultado desta conta é quantos quilômetros por litro seu carro está fazendo. O ideal é repetir a operação por, pelo menos, três vezes e fazer uma média simples (somar e dividir por três) para se ter mais precisão. Faça isso utilizando etanol e gasolina, tanto com o computador de bordo quanto sem.

3) Descubra o desempenho do etanol e da gasolina

Depois, divida o desempenho do etanol pelo da gasolina. Dessa forma, você terá o rendimento do seu carro com etanol. Por exemplo, vamos considerar que seu carro faça 7,3 km/l com etanol e 10 km/l com gasolina. Desta forma, você deve dividir 7,3 por 10, o que vai resultar em 0,73 ou 73%. Anote este valor. 

Agora, é necessário fazer o cálculo da relação do preço do etanol pelo da gasolina. Vamos considerar que a gasolina custou R$ 4,79 e o etanol foi R$ 3,33. Divida o valor do etanol pelo da gasolina. No nosso exemplo, o resultado é 0,69 ou 69%. Anote também este valor.

4) Compare a relação da gasolina e etanol

Agora, é uma simples questão de comparação. Caso a relação do preço da gasolina seja menor que o rendimento do seu carro com etanol, o ideal é utilizar o etanol. Caso contrário, é mais econômico a gasolina. 

Para nosso exemplo, a relação de preço (69%) é menor que o rendimento (73%). Então, a melhor escolha seria o etanol.

Veja mais sobre o cálculo de combustível aqui em nosso blogpost completo sobre o assunto.

Qual compensa mais?

Como se pode perceber, não é tão fácil responder qual combustível compensa mais. Para tomar uma decisão, é preciso levar em consideração tudo o que falamos neste post. Isso inclui a frequência de uso do carro, o trajeto a ser feito, a relação quilômetro/litro e até o preço da gasolina e do etanol.

Portanto, é preciso analisar a sua situação. Caso você use pouco o carro, opte pelo etanol. Se você é daqueles que se locomovem por pequenas distâncias, escolha a gasolina. 

Por fim, se você faz uso diário do carro, vale a pena fazer o cálculo completo para saber a resposta. Mas se você quer uma resposta mais rápida, multiplique o preço da gasolina por 0,73 e, caso a resposta seja maior do que o preço do etanol, escolha abastecer com álcool.

mock up zul+ shell box combustivel
Baixe o app n°1 para quem dirige no Brasil clicando na imagem e pague o combustível do seu carro.