Nesta sexta-feira (24 de junho), comemora-se o Dia de São João, data mais esperada do mês para quem ama festas juninas. São João, aliás, é conhecido como o “santo festeiro”.

A comemoração é levada bastante a sério em muitas partes do país, tanto que hoje é feriado em muitas cidades do Nordeste, incluindo municípios como Salvador (BA), Recife (PE) e João Pessoa (PB).

Por isso, a equipe do Zul+ separou esta lista com as festas juninas mais animadas do Brasil.

Se for pegar a estrada…
Se for viajar de carro para algum arraial em outra cidade, não se esqueça de verificar antes os possíveis gastos com pedágio.

E aqui o Zul+ é perfeito para te ajudar. O app permite calcular as tarifas de ida e de volta de sua viagem de um jeito simples. E caso você já tenha a tag Zul+ instalada, você pode pagar todas as tarifas antes mesmo de entrar no carro.

Também é importante abastecer o veículo antes de entrar em uma estrada ou rodovia, principalmente quando você não conhece o trajeto.

E o Zul+ também pode te ajudar aqui. Com o app você pode checar quais os postos mais próximos e até pagar o combustível de maneira simples e inteligente, com a função Shell Box. Basta dirigir até um posto compatível, digitar o código da bomba e aguardar o abastecimento. Veja como abastecer usando app aqui.

As 5 melhores festas juninas do país

1) São João de Caruaru (Pernambuco)
Conhecida como a “capital do Forró”, Caruaru realiza até 2 de julho o auto-intitulado Maior e Melhor São João do Mundo”. Com certeza, é um dos maiores arraiais do país. A edição deste ano deve receber mais de 3 milhões de pessoas no total. A programação conta com mais de 800 apresentações, espalhadas em 24 polos da cidade.


2) São João de Campina Grande (Paraíba)

Assim como o município pernambucano, Campina Grande também diz sediar o “Maior São João do Mundo”. A expectativa é reunir em 2022 mais de 2 milhões de pessoas. Até o dia 10 de julho, a cidade vai oferecer uma programação com mais de mil horas de forró e cerca de 500 atrações, entre cantores, bandas, trios de forró, quadrilhas juninas e grupos folclóricos.

 


3) Mossoró (Rio Grande do Norte)
Em Mossoró, a 25ª edição da “Cidade Junina” vai até este sábado (25 de junho), com destaque para o festival independente de quadrilhas juninas e show de Fagner (nesta sexta, dia 24). Destaque para a apresentação do espetáculo “Chuva de Bala no País de Mossoró”, que conta a história da resistência da população da cidade ao bando do cangaceiro Lampião, em junho de 1927.

 


4 – Corumbá (Mato Grosso do Sul)

No Centro-Oeste, Corumbá realiza o tradicional “Arraial do Banho de São João” até domingo (26). A festa junina é reconhecida pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.

O início das festividades aconteceu na quinta-feira (23) com o Banho de São João, quando centenas de pessoas acompanham a procissão que leva a imagem do santo até o Porto Geral de Corumbá, para banhá-la no Rio Paraguai.


5 – Quermesses de São Paulo (SP)
Na capital paulista, não faltam festas juninas para curtir o friozinho do início de inverno com muita pipoca e quentão (lembre-se: se beber, não dirija!). Um dos destaques é a Quermesse da Igreja do Calvário”, em Pinheiros, que vai até o dia 3 de julho, com ingressos a R$ 20. Já o “São João de Nóis Tudim” acontece no Centro de Tradições Nordestinas, na zona norte de São Paulo. O evento vai até 31 de julho, sempre aos finais de semana, com entrada gratuita.

 

Outras festas juninas pelo Brasil

Belo Horizonte (Minas Gerais)
O arraial oficial da capital mineira – “o maior do Sudeste” – começa no dia 9 de julho, com o tradicional cortejo junino saindo da entrada principal do Parque Municipal, na avenida Afonso Pena, em direção à Praça da Estação. Na programação desta 43ª edição, haverá um concurso municipal de quadrilhas, shows de artistas de alcance regional e nacional, Concurso Prato Junino e Vila Gastronômica. Mais informações no site da Prefeitura de BH.

Florianópolis (Santa Catarina)
O Arraiá Junino de Florianopólis acontece nesta sexta (24), no Mercado Público e na Praça da Alfândega. O evento gratuito terá atrações culturais como Boi de Mamão, quadrilha e apresentação de forró.

 


Salvador (Bahia)
A capital baiana também realiza o seu próprio São João nesta sexta, com atrações no Centro Histórico e no Parque de Exposições (Paralela). Destaque para o 1º Festival de Quadrilhas Juninas de Salvador, que acontece na Praça da Cruz Caída.

 


Parintins (Amazonas)
Também neste fim de semana acontece o Festival Folclórico de Parintins, na ilha de Parintins, às margens do rio Amazonas, a 420 quilômetros de Manaus. A festa dos grupos que representam a disputa entre “os bois” Caprichoso e Garantido chega a atrair mais de 100 mil pessoas durante os três dias.

 


São Luís (Maranhão)

Na capital maranhense, o “Arraial da Cidade” acontece até o dia 30 de junho, na Praça Maria Aragão. Na programação, um vasto repertório de músicas maranhenses e ritmos como xote, forró, baião e bumba meu boi.