Saber a hora certa de trocar os pneus do carro é fundamental para evitar acidentes. Afinal, cada pneu é muito importante para o funcionamento do veículo e segurança no trânsito.

Caso você deixe de trocar os pneus e ande com eles carecas, você está cometendo uma infração grave de trânsito. Além de colocar em risco a vida dos passageiro, você será multado em R$ 195,23, 5 pontos na CNH e o veículo ainda será retido pela polícia.

Portanto, é essencial que você vá conferir as condições do pneu do seu veículo após ler este post. Aqui, a equipe do Zul+ irá te ensinar a hora certa de trocar os pneus do seu carro.

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Quando tem que trocar um pneu?

A troca do pneu deve ser realizada de acordo com as condições da borracha já que sua vida útil depende diretamente da maneira como você utiliza o veículo. Porém, no geral, a recomendação é trocar os pneus a cada 60 mil km rodados.

Veja a lista de itens que devem passar por uma revisão periódica em nosso blogpost completo sobre manutenção.

Qual o limite de uso dos pneus?

A forma mais fácil e eficiente para determinar se está na hora certa de trocar os pneus do seu carro é analisando a profundidade dos sulcos, também conhecidos como “os riscos na borracha”. São os sulcos os responsáveis por aumentar a aderência do pneu no asfalto, além de drenar a água e refrigerar a borracha.

Com o passar do tempo, esses sulcos se desgastam e diminuem, reduzindo também a aderência. Desta forma, é recomendável que o motorista troque os pneus quando esses sulcos chegarem a uma profundidade igual a 1,6 milímetros. 

Para facilitar a medição, os pneus têm o chamado Tread Wear Indicator (TWI), pequenos ressaltos nos sulcos que apresentam exatamente essa medida. Quando a borracha chegar a este nível, está na hora certa de trocar os pneus do carro.

Qual a durabilidade de um pneu novo?

Uma informação que muitos não têm conhecimento é de que os pneus têm data de validade. O item pode ser usado por no máximo 5 anos após a sua fabricação, que pode ser verificada no próprio pneu. Na lateral dele, é possível ler a sigla “DOT”, de Department of Transportation. Próximo a ela, uma marcação de quatro dígitos indica a semana e o ano de fabricação do pneu.

Por exemplo, se no seu pneu estiver escrito “DOT – 1416”, a marcação mostra que ele foi fabricado na 14ª semana do ano de 2016. Desta forma, ao chegar na mesma semana de 2021, o motorista deverá fazer a troca dos pneus independente do seu desgaste.

letras e numeros do pneu de carro
As letras e números que ficam na lateral do pneu são o código de identificação e informam a capacidade de carga e velocidade do item. Clique na imagem e saiba mais.

Existe três tipos de banda de rodagem (parte do pneu que fica em contato com o solo): assimétrica, simétrica e direcional. Para entender melhor o que cada uma significa, acesse nossa matéria completa sobre como escolher o melhor pneu para o seu carro.

O que significam bolhas, cortes ou furos no pneu?

As bolhas nos pneus não são apenas uma questão estética. Quando elas aparecem, é um sinal de que houve um rompimento das fibras internas do pneu. Desta forma, apenas uma camada de borracha está segurando o ar em seu interior, o que é um grande risco à segurança dos passageiros.

Quando há cortes ou furos nos pneus, é comum que os motoristas levem seus carros em borracharias para fazer o reparo do mesmo. A prática, porém, pode não é ideal, principalmente quando o dano é na lateral do pneu. 

Segundo os fabricantes, não há segurança em reparos na região e, desta forma, é necessária a troca do pneu. Além disso, a banda de rodagem também tem um limite para consertos.

Tá na dúvida em qual mecânico confiar? Veja dicas de especialistas na hora de escolher uma oficina de confiança.

Pneus novos devem ser colocados no eixo traseiro

Por conta do desgaste irregular, é possível que não seja necessário fazer a troca dos quatro pneus ao mesmo tempo, apesar de ser o ideal para que todos estejam nas mesmas condições. 

Quando isso ocorre, é importante que os pneus novos sejam colocados no eixo traseiro. Isso porque ele é o responsável por dar maior aderência nas curvas e manter a estabilidade do veículo. Ao fazer isso, os pneus que estavam na traseira devem ser levados para o eixo frontal.

Como diminuir o desgaste do pneu?

O atrito constante da borracha com o asfalto gera um grande desgaste para o pneu e isso é inevitável. Porém, é possível tomar uma série de medidas para que esse desgaste diminua, aumentando a vida útil dos pneus.

Usar apenas pneus iguais

Essa é uma atitude que poucas pessoas prestam atenção na hora de fazer a troca dos pneus. Diferentes modelos de pneus podem afetar a direção do veículo de várias formas. Portanto, o ideal é que os quatro pneus sejam da mesma marca, deixando seu carro mais equilibrado e, consequentemente, mais seguro.

Fazer o rodízio dos pneus a cada 10 mil km

Fazer o rodízio dos pneus também é uma forma de equilibrar o desgaste. A medida é recomendada porque tanto o peso mal distribuído e o próprio trajeto percorrido faz com que um dos pneus se desgaste mais do que os outros. Desta forma, colocar os pneus que estavam no eixo traseiro no eixo frontal, e os que estavam do lado direito no lado oposto, faz com que o desgaste seja um pouco mais equilibrado. É recomendado que isso seja feito, no máximo, a cada 10 mil quilômetros rodados.

Veja como fazer o rodízio da maneira correta em nosso blogpost completo sobre pneus.

Alinhamento e balanceamento do carro

Duas ações bastante conhecidas dos motoristas, o alinhamento e o balanceamento também ajudam a diminuir o desgaste dos pneus. Para saber a hora de realizar os procedimentos, basta um teste simples. Em uma pista reta, veja se o veículo está com uma tendência de virar para um dos lados mesmo se o volante estiver reto ou se ele vibra em velocidades um pouco mais altas.

Calibrar os pneus a cada 15 dias

Simples e rápido de fazer, a calibragem dos pneus também diminui o desgaste. Ao manter o pneu calibrado, o motorista também ajuda a diminuir o gasto com combustível, já que, o pneu precisa de menos esforço para rodar. É recomendado calibrar os pneus a cada 15 dias. 

A calibragem dos pneus é uma das principais manutenções preventivas. Conheça outras em nosso blogpost completo sobre o assunto.

Evitar carregar peso desnecessário

Ao andar com o veículo muito pesado, você também aumenta o desgaste do pneu. Isso porque o peso extra acaba forçando o veículo junto ao chão, aumentando o atrito entre a borracha e a rua. Portanto, tire tudo o que não for necessário do seu veículo.

Além disso, peso desnecessário no carro aumenta o consumo do veículo. Veja algumas dicas para economizar combustível em nossa matéria completa sobre o tema.

Não dirigir de forma agressiva

Além de colocar em risco todos que estão na rua, acelerar e frear de forma brusca ou ficar “costurando” os demais veículos também aumenta o desgaste nos pneus. Desta forma, dirigir com tranquilidade, apostando na direção defensiva, também é uma forma de aumentar a vida útil dos pneus, além de ser muito importante para a segurança de todos.

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