Você leva seu carro para fazer uma vistoria e o veículo é reprovado por conta da quilometragem. Isso já aconteceu com você? Pois não se preocupe, o time do Zul+ preparou este post explicando tudo sobre o que você deve fazer em casos de uma vistoria reprovada por quilometragem. Veja a seguir.

Seu carro mais completo com o Zul+

O que é uma vistoria veicular?

A vistoria veicular é uma inspeção realizada em um veículo automotor para verificar seu estado geral, condição mecânica, segurança e conformidade com regulamentações e normas específicas.

Essas inspeções são geralmente realizadas por órgãos de trânsito, empresas de inspeção veicular ou profissionais especializados. Alguns dos propósitos são:

  • Segurança: garantir que o veículo esteja em condições seguras para circular nas estradas, verificando itens como freios, luzes, pneus, direção, suspensão e outros componentes críticos.

  • Emissões: avaliar a conformidade do veículo com regulamentos de controle de emissões para reduzir a poluição do ar. Isso é particularmente importante em áreas urbanas onde há preocupações com a qualidade do ar.

  • Transferência de propriedade: em muitas jurisdições, a vistoria veicular é necessária quando um veículo é vendido para garantir que ele esteja em boas condições e atenda a todos os requisitos legais antes de ser transferido para um novo proprietário.

  • Renovação de licença: alguns lugares exigem inspeções periódicas para renovar a licença de registro do veículo. Isso ajuda a manter os veículos em condições adequadas de segurança e funcionamento.

  • Recalls e recalls de segurança: durante uma vistoria, os técnicos podem identificar problemas de segurança ou peças defeituosas que possam estar sujeitas a recalls de fabricantes de automóveis.

  • Combate à fraude: vistorias também podem ser usadas para prevenir fraudes, como a alteração de números de chassi, quilometragem falsa ou documentos de propriedade fraudulentos.

    Laudo Cautelar: o que é, como funciona e sua importância

Como é feita uma vistoria por quilometragem?

A vistoria por quilometragem é um processo de avaliação realizado em veículos usados para verificar se a quilometragem indicada no odômetro é condizente com o estado geral do veículo.

Essa verificação é importante para evitar fraudes, como a adulteração do odômetro para diminuir a quilometragem e aumentar o valor de revenda do veículo.

Durante a vistoria por quilometragem, um especialista examina o veículo em busca de sinais que indiquem se a quilometragem é falsa. Ou seja, é aí que pode ocorrer a vistoria reprovada por quilometragem. 

Isso pode incluir desgaste excessivo do volante, pedais, bancos e alavanca de câmbio, além de conferir a condição dos pneus, manopla de câmbio, tapetes e outras partes que tendem a se desgastar com o uso.

A vistoria também pode verificar registros de manutenção e histórico do veículo para identificar discrepâncias entre a quilometragem indicada e os serviços realizados com base nessa quilometragem.

Essa verificação é importante para garantir a transparência na compra e venda de veículos usados, fornecendo aos compradores informações confiáveis sobre a quilometragem real do carro.

Dessa forma, é possível tomar decisões mais informadas e evitar possíveis vistorias reprovadas por quilometragem no futuro.

Vistoria reprovada por quilometragem: por que acontece?

Se o seu veículo teve a vistoria reprovada por quilometragem, existem algumas opções que podem ser consideradas:

  1. Conteste a reprovação: Entre em contato com a empresa responsável pela vistoria e explique a situação. Se você acredita que a quilometragem não está correta, forneça evidências que comprovem isso, como registros de revisões anteriores, histórico de manutenção ou qualquer outro documento que mostre que a quilometragem real é diferente da indicada na vistoria. Peça uma nova análise do veículo.

  2. Peça uma segunda vistoria: Se a empresa permitir, você pode tentar fazer uma nova vistoria com outra empresa ou em um local diferente. Certifique-se de seguir todas as recomendações e requisitos para evitar reprovações.

  3. Negocie com o comprador: Se você estiver vendendo o veículo e a vistoria foi reprovada devido à quilometragem, converse com o comprador. Explique a situação e tente chegar a um acordo que seja justo para ambas as partes. Você pode oferecer descontos ou compensações para ajudar a resolver o problema.

  4. Verifique a documentação do veículo: Certifique-se de que todos os documentos, como o manual do proprietário, a nota fiscal, a documentação de revisões e a quilometragem registrada, estejam corretos e em conformidade. Se houver inconsistências, entre em contato com o órgão de trânsito responsável para corrigir as informações.

  5. Busque aconselhamento jurídico: Também é recomendado buscar aconselhamento jurídico ou consultar um especialista em veículos para obter orientação específica com base na sua situação de vistoria reprovada por quilometragem.

O que faz cada órgão do Sistema Nacional de Trânsito?  

Como regularizar a quilometragem do veículo

A quilometragem de um veículo é um indicador importante da sua condição e valor, e a manipulação dessa informação é considerada uma fraude.

A regularização da quilometragem de um veículo deve ser feita de acordo com a legislação local e as regulamentações específicas da sua região. 

A alteração fraudulenta ou a regularização indevida da quilometragem de um veículo é ilegal em muitos países e pode resultar em penalidades sérias, incluindo multas e até mesmo prisão.

Mas se você realmente acredita que a quilometragem do seu veículo foi alterada indevidamente, ou está preocupado com a precisão das informações de quilometragem, a melhor abordagem é agir de maneira ética e legal. Aqui estão algumas etapas que você pode seguir:

Documentação: Verifique todos os documentos relacionados ao histórico do veículo, como manutenção, registros de serviço e histórico de propriedade. Isso pode ajudar a confirmar a quilometragem real do veículo.

Consulte um profissional: Se você suspeitar que a quilometragem foi adulterada ou está em dúvida sobre a precisão, consulte um mecânico ou um especialista em veículos para realizar uma avaliação. Eles podem verificar o desgaste dos componentes do veículo e fazer uma estimativa razoável da quilometragem real.

Registre qualquer suspeita: Se você tiver motivos para acreditar que a quilometragem foi alterada fraudulentamente, entre em contato com as autoridades locais responsáveis pela regulamentação de veículos, como a polícia de trânsito ou o departamento de veículos motorizados, e relate suas preocupações. Eles podem investigar e tomar medidas apropriadas contra qualquer fraude.

Evite a manipulação: Nunca tente alterar a quilometragem de um veículo de forma fraudulenta. Isso é ilegal e pode resultar em penalidades severas.

O que mais reprova na vistoria veicular

As regras e critérios para uma vistoria veicular podem variar de acordo com a jurisdição e as regulamentações locais. No entanto, existem algumas falhas comuns que costumam levar à reprovação na vistoria veicular em muitas regiões. São elas:

  • Problemas de segurança: Itens relacionados à segurança, como luzes que não funcionam adequadamente, vidros quebrados, para-brisas rachados, pneus gastos ou com pressão insuficiente, freios ineficientes, cintos de segurança danificados ou falta de equipamentos de segurança obrigatórios, podem levar à reprovação.

  • Emissões de poluentes: Se o veículo não atender aos padrões de emissões de poluentes estabelecidos para sua categoria, ele pode ser reprovado em uma vistoria de emissões. Problemas no sistema de exaustão ou no motor podem contribuir para a reprovação nesse caso.

  • Documentação inadequada: Falhas na documentação, como falta de seguro obrigatório, licenciamento vencido, falta de placas de identificação, falta de documentação de propriedade ou registro inadequado do veículo, podem resultar em reprovação.

  • Modificações não autorizadas: Modificações não autorizadas que afetam a segurança, a integridade estrutural ou as emissões do veículo geralmente resultam em reprovação na vistoria. Isso inclui alterações significativas no sistema de escapamento, suspensão, iluminação ou carroceria.

  • Problemas estruturais: Danos significativos na estrutura do veículo que comprometam a segurança, como colisões não reparadas adequadamente, podem levar à reprovação.

  • Falhas mecânicas: Qualquer problema mecânico que coloque em risco a segurança do veículo ou de outros motoristas, como direção desalinhada, problemas no sistema de suspensão, vazamentos de fluidos, problemas na transmissão ou motor, entre outros, pode resultar na reprovação.

  • Sistema de iluminação defeituoso: Problemas com as luzes do veículo, como faróis, lanternas traseiras, luzes de freio e luzes de sinalização que não funcionam adequadamente ou estão desalinhadas, frequentemente levam à reprovação.

  • Pneus desgastados: Pneus desgastados ou carecas, que não atendem aos padrões mínimos de segurança, são uma causa comum de reprovação na vistoria.

  • Fumaça excessiva do escapamento: Se o veículo estiver emitindo fumaça em excesso, isso pode indicar problemas no sistema de combustão ou no sistema de emissões, o que pode resultar na reprovação na vistoria de emissões.

  • Itens faltantes ou danificados: Qualquer componente obrigatório do veículo que esteja faltando, danificado ou não funcione adequadamente, como espelhos retrovisores, limpadores de para-brisas, buzina, entre outros, pode levar à reprovação

Como evitar reprovação na vistoria

Para evitar ser reprovado na vistoria veicular, você pode seguir algumas práticas e dicas importantes para garantir que seu veículo esteja em conformidade com os regulamentos e padrões de segurança da sua região. Veja algumas medidas que você pode tomar:

  • Manutenção preventiva;
  • Pneus em boas condições;
  • Sistema de freios em ordem;
  • Iluminação correta;
  • Sistema de escape em ordem;
  • Verificação dos fluidos;
  • Suspensão e direção;
  • Segurança elétrica;
  • Registro e documentação;
  • Inspeção pré-vistoria;
  • Conheça as regulamentações locais;
  • Evite modificações não autorizadas.

CRLV é com o app da Zul+

E se você já realizou a vistoria e está tudo certinho com o seu veículo, é hora de licenciá-lo. E isso você pode fazer com o app Zul+. Atualmente, estamos presentes nos seguintes Estados: Alagoas, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Maranhão, Mato Grosso, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.

Se o seu veículo estiver registrado em algum desses Estados, você pode consultar e pagar o Licenciamento 2023 com o Zul+ pela web ou baixando o app em seu celular, via Pix ou em até 12x no cartão de crédito. Tudo de um jeito simples, rápido e inteligente.

Licenciamento com Pix ou em até 12x. Baixe o app Zul+