Dentre as coisas que você já deve ter se perguntado ao ter um carro, uma delas provavelmente é o chassi. Para que serve, afinal? Mas não se preocupe, a equipe do Zul+ te explica tudo o que você precisa saber sobre esta peça estrutural do veículo neste post. Acompanhe a seguir.

Seu carro mais completo com o Zul+

O que é o chassi de um veículo?

O chassi é a estrutura que serve como espinha dorsal do veículo, fornecendo suporte para todos os outros componentes. Ele é projetado para suportar o peso do veículo, incluindo o motor, a carroceria, os passageiros e a carga.

Além disso, o chassi é responsável por absorver e distribuir as forças e as tensões que ocorrem quando o veículo está em movimento, garantindo a estabilidade e a segurança do carro.

Nos veículos tradicionais, como carros, caminhões e ônibus, o chassi é uma estrutura metálica ou de aço que forma a base sobre a qual a carroceria é montada.

Em veículos de passageiros modernos, o chassi e a carroceria muitas vezes são integrados em uma única estrutura, conhecida como monocoque ou carroceria autoportante.

No entanto, em veículos comerciais e de carga mais pesados, como caminhões pesados e ônibus, o chassi ainda é uma estrutura separada e pode ser alongado ou modificado para atender a diferentes necessidades de transporte.

O chassi desempenha um papel fundamental na segurança, na durabilidade e no desempenho de um veículo, e sua construção e design são influenciados pelo tipo e uso pretendido do veículo.

Para que servem os pistões do motor?

O número do chassi: o que é e qual sua importância?

O número do chassi, também conhecido como número de identificação do veículo (NIV na sigla em inglês para Vehicle Identification Number) ou NSV (Número de Série do Veículo), é um código alfanumérico exclusivo atribuído a cada veículo automotor fabricado.

Ele desempenha um papel fundamental na identificação e rastreamento de veículos e possui grande importância por diversas razões:

  • Identificação do Veículo: o número do chassi é único para cada veículo e atua como uma espécie de “impressão digital” do carro. Isso permite que as autoridades, as seguradoras, as concessionárias e os proprietários identifiquem o veículo de forma precisa.

  • Prevenção de Roubo e Fraude: o número do chassi é usado para rastrear e verificar a propriedade legítima do veículo. Isso ajuda a prevenir o roubo de veículos e a repressão a atividades ilegais, como a clonagem de veículos.

  • Registro de Propriedade: o número do chassi é essencial ao registrar a propriedade do veículo. Ao comprar ou vender um carro, o número do chassi é geralmente usado para transferir a propriedade legal.

  • Recall e Serviços: as montadoras usam o número do chassi para rastrear e notificar os proprietários sobre recalls e campanhas de serviço relacionadas à segurança do veículo.

  • Verificação do Histórico do Veículo: com o número do chassi, é possível verificar o histórico do veículo, incluindo acidentes anteriores, reparos, registros de manutenção e informações sobre o título.

  • Emissão de Documentos: o número do chassi é frequentemente usado para emitir documentos relacionados ao veículo, como a ficha técnica, o certificado de registro, o certificado de propriedade e o certificado de inspeção.

  • Seguro: as seguradoras usam o número do chassi para calcular prêmios de seguro e determinar a elegibilidade do veículo para cobertura.

  • Compra de Peças e Acessórios: ao adquirir peças de reposição ou acessórios para o veículo, o número do chassi pode ser necessário para garantir que as peças sejam compatíveis com o modelo específico do veículo.

Tipos de chassi utilizados em veículos

Os tipos de chassi utilizados em veículos podem variar amplamente dependendo do veículo, de sua finalidade e de seu design. Aqui estão alguns dos tipos mais comuns encontrados:

  • Chassi de Carro de Passeio (monocoque): a maioria dos carros de passeio modernos usa o chamado chassi monocoque, em que a carroceria e a estrutura do chassi são integradas em uma única unidade. Isso proporciona leveza, economia de combustível e bom desempenho em termos de dirigibilidade.

  • Chassi de Caminhão: os caminhões têm um chassi separado da carroceria, geralmente construído com vigas e traves robustas para suportar cargas pesadas. O chassi pode variar em tamanho e resistência, dependendo do tipo de caminhão, como caminhões leves, médios ou pesados.

  • Chassi de Ônibus: os ônibus, especialmente ônibus urbanos e de transporte coletivo, têm chassi separado para suportar o peso dos passageiros e proporcionar espaço para as rodas dianteiras direcionais.

  • Chassi de Veículos Recreativos (RV): veículos recreativos, como motorhomes, muitas vezes têm um chassi específico projetado para acomodar uma casa sobre rodas. Eles podem variar em tamanho e resistência, dependendo do tamanho e do peso da unidade.

  • Chassi de Veículos Comerciais: veículos comerciais, como vans de entrega e furgões, têm chassis projetados para cargas comerciais e transporte de mercadorias. Eles podem ter chassis de longarinas (projetados principalmente para veículos de trabalho) ou chassis monocoque, dependendo do modelo e da finalidade.

  • Chassi de Veículos Militares: veículos militares, como tanques e veículos de combate, têm chassis altamente especializados projetados para resistir a condições de combate e terrenos adversos.

  • Chassi de Veículos Off-Road: veículos off-road, como jipes e veículos todo-terreno (ATVs), possuem chassis projetados para resistir a terrenos acidentados e oferecer capacidade de tração em todas as rodas.

  • Chassi de Motocicleta: embora não seja exatamente um chassi no sentido tradicional, as motocicletas têm estruturas que podem variar de acordo com o estilo da moto, como quadros de berço duplo, quadros de treliça e outros projetos específicos.

Quando fazer a manutenção preventiva no carro?

Qual a importância do chassi para a segurança do veículo?

O chassi desempenha um papel fundamental na segurança de um veículo, e sua importância está relacionada a vários aspectos que afetam a segurança dos ocupantes e outros usuários da estrada. Aqui estão algumas das maneiras pelas quais o chassi contribui para a segurança de um veículo:

  • Estrutura e Integridade Estrutural: o chassi fornece a estrutura básica do veículo, garantindo que ele mantenha sua integridade estrutural em caso de acidente. Um chassi robusto pode ajudar a absorver e dissipar a energia de um impacto, reduzindo o risco de deformações graves na cabine de passageiros.

  • Distribuição de Forças: durante a condução e em situações de colisão, o chassi é projetado para distribuir forças e tensões de maneira eficaz. Isso ajuda a manter a estabilidade do veículo e reduz o risco de capotamento ou perda de controle.

  • Proteção contra Impactos: o chassi contribui para a absorção de impactos em colisões frontais e traseiras, ajudando a proteger os ocupantes do veículo contra lesões.

  • Suporte a Sistemas de Segurança: muitos sistemas de segurança, como airbags, cintos de segurança e estruturas de absorção de impactos, estão integrados ao chassi para melhorar a segurança dos ocupantes em caso de acidente.

  • Resistência à Torção: o chassi deve ser projetado para resistir à torção excessiva, garantindo que o veículo mantenha a estabilidade em curvas e evite derrapagens.

  • Controle e Manuseio: a rigidez do chassi afeta o controle e o manuseio do veículo. Um chassi bem projetado contribui para uma direção responsiva e estável, ajudando a evitar acidentes.

  • Proteção contra Intrusão: o chassi pode oferecer proteção contra a intrusão de objetos externos no habitáculo do veículo em caso de acidente.

  • Manutenção Adequada dos Componentes: o chassi também é responsável por manter os componentes mecânicos do veículo, como suspensão, freios e direção, em suas posições corretas. Isso é essencial para garantir o funcionamento adequado desses sistemas, o que influencia diretamente a segurança.

  • Capacidade de Absorção de Energia: em alguns casos, o chassi é projetado para absorver e dissipar a energia de um impacto, ajudando a minimizar as forças transmitidas aos ocupantes.

    Correia dentada: qual o tempo máximo de duração?

Normas e regulamentações relacionadas ao chassi de veículos

As normas e regulamentações relacionadas ao chassi de veículos variam de país para país e podem ser especificadas por órgãos governamentais, como departamentos de transporte e agências de segurança rodoviária.

Essas normas e regulamentações são projetadas para garantir a segurança, a qualidade e o desempenho dos veículos em suas respectivas estradas. Aqui estão algumas das áreas relacionadas:

  • Padrões de Construção do Chassi: as regulamentações frequentemente estabelecem padrões para a construção do chassi, incluindo materiais, métodos de fabricação e resistência estrutural. Isso garante que o equipamento seja forte o suficiente para suportar o veículo e suas cargas com segurança.
  • Emissões de Poluentes: além do chassi em si, as regulamentações muitas vezes abordam os sistemas de emissões de poluentes, como o escapamento e o conversor catalítico. Essas regulamentações são projetadas para limitar a emissão de poluentes atmosféricos prejudiciais.

  • Segurança de Colisão: muitas regiões têm regulamentos rigorosos relacionados à segurança de colisão, que incluem requisitos para absorção de impactos, proteção contra intrusão e sistemas de retenção, como cintos de segurança e airbags.

  • Inspeção e Manutenção Veicular (IVM): alguns países exigem inspeções regulares de veículos para garantir que o chassi e outros componentes estejam em boas condições de funcionamento e segurança. Essas inspeções podem incluir verificações também de suspensão, freios e muito mais.

  • Identificação do Veículo: a regulamentação frequentemente exige que cada veículo tenha um número de identificação do veículo (NIV) ou número de chassi claramente visível e não adulterável. Isso ajuda a rastrear e identificar veículos.

  • Peso e Carga Máxima: as regulamentações também podem estipular limites de peso e carga máxima para veículos, incluindo o chassi. Isso visa proteger a infraestrutura rodoviária e garantir que os veículos não estejam sobrecarregados.

  • Normas de Segurança para Componentes do Chassi: além do chassi em si, regulamentos podem abranger componentes de segurança relacionados, como sistemas de freios, direção e suspensão.

  • Requisitos de Iluminação e Sinalização: as regulamentações muitas vezes estipulam requisitos para iluminação e sinalização do veículo, incluindo luzes de freio, luzes indicadoras de direção e faróis.

É importante lembrar que essas regulamentações podem mudar ao longo do tempo para refletir avanços tecnológicos, preocupações ambientais e de segurança, bem como mudanças nas condições de tráfego e infraestrutura rodoviária.

Como identificar o número do chassi em um veículo?

O número do chassi, também conhecido como NIV (como mencionado anteriormente), é uma sequência única de caracteres alfanuméricos atribuída a cada veículo automotor. Ele pode ser encontrado em várias partes do veículo, mas existem locais comuns onde você pode encontrá-lo:

  • Painel do Para-brisas: muitos veículos têm o número do chassi gravado no canto inferior direito do para-brisas, próximo ao painel de instrumentos. Você pode ver essa informação do lado de fora do veículo, olhando pelo para-brisas.

  • Porta do Motorista: verifique na coluna da porta do motorista, geralmente na parte inferior. Às vezes, pode estar na porta do passageiro, mas é mais comum na coluna do motorista.

  • Painel do Motor: às vezes, o número do chassi é encontrado no compartimento do motor, geralmente na parte interna do painel frontal, próximo ao motor. Este local pode variar dependendo do fabricante.

  • Manual do Proprietário e Documentos do Veículo: o número do chassi é geralmente listado no manual do proprietário do veículo e nos documentos do veículo, como o certificado de registro ou o certificado de propriedade. Certifique-se de que os números coincidam para confirmar a correspondência.

  • Porta-luvas ou Console Central: em alguns veículos, você pode encontrar o número do chassi dentro do porta-luvas ou no console central, especialmente em carros mais antigos.

  • Etiqueta no Piso: alguns veículos têm uma etiqueta de identificação no piso do veículo, geralmente perto do banco do motorista ou do passageiro.

  • Embaixo do Tapete: em casos raros, o número do chassi pode estar escondido sob o tapete do veículo.

    Como trocar o pneu do carro? Passo a passo

Modificações no chassi de veículos

Modificar o chassi de um veículo é uma prática que geralmente requer consideração cuidadosa, conformidade com regulamentações locais e, em alguns casos, aprovações específicas. As modificações no chassi podem variar desde pequenas alterações até grandes reformas. 

As razões para essas modificações podem incluir objetivos como aumentar a capacidade de carga, melhorar o desempenho fora de estrada ou personalizar o veículo para atender a necessidades específicas. Aqui estão algumas considerações importantes sobre modificações no chassi de veículos:

  • Regulamentações Locais: as regulamentações relacionadas a modificações no chassi variam de país para país e, em alguns casos, de Estado para Estado. É crucial verificar e entender as regulamentações locais antes de fazer qualquer modificação no chassi. Isso pode incluir restrições quanto ao tamanho, ao peso, à altura e a outras características do veículo.

  • Engenharia e Segurança: modificar o chassi de um veículo pode afetar sua estabilidade, segurança e desempenho. É importante consultar um engenheiro automotivo qualificado ou um especialista em modificações de veículos para garantir que as modificações sejam seguras e não comprometam a dirigibilidade do veículo.

  • Homologação e Aprovação: dependendo da natureza das modificações, você pode precisar obter aprovação de órgãos reguladores ou agências de transporte. Isso é comum para modificações significativas que afetam a estrutura, o peso ou a segurança do veículo.

  • Emissões e Poluição: modificações que afetam o sistema de exaustão ou as emissões do veículo podem precisar de conformidade com regulamentações de emissões para garantir que o veículo ainda esteja em conformidade com as normas de poluição do ar.

  • Seguro: as modificações podem afetar a cobertura de seguro do veículo. É importante notificar sua seguradora sobre quaisquer modificações para garantir que seu veículo esteja adequadamente segurado.

  • Qualidade e Profissionalismo: certifique-se de que as modificações sejam realizadas por profissionais qualificados e em instalações adequadas. A qualidade do trabalho é fundamental para a segurança e a integridade do veículo.

  • Manutenção Adequada: após a modificação, o veículo pode exigir manutenção e cuidados especiais para garantir que as modificações continuem a funcionar de maneira segura e eficaz.

  • Valor de Revenda: modificações significativas podem afetar o valor de revenda do veículo. Nem todos os compradores estarão interessados em um veículo altamente modificado, o que pode limitar seu mercado quando chegar a hora de vender o veículo.

Saiba quando fazer a manutenção com o Zul+

O aplicativo Zul+ traz a opção de você registrar todas as manutenções realizadas no seu carro. Assim, você pode acompanhar sempre que for a hora de fazer um novo check-up no veículo. É só baixar o app em seu celular e acessar a opção “Revisão/Manutenção”.

Tudo em um único app. Baixe agora. Zul+ - seu carro mais completo