A troca de óleo é fundamental para garantir o funcionamento correto do motor e prolongar a vida útil do veículo. Mais do que isso, ela pode evitar dores de cabeça ainda maiores no futuro.  A troca do óleo velho por um novo é uma dos principais cuidados básicos do carro ou da moto, e não pode ser deixada de lado pelo motorista. 

Em geral, o carro ou moto precisa passar por esse tipo de manutenção a cada 6 meses ou 10 mil quilômetros rodados. Não trocar o óleo do veículo pode fundir o motor, o que gera um prejuízo muito maior para o proprietário do que apenas trocar o óleo.

banner app abasteça seu carro com zul mais
Pague o combustível do seu carro nos postos Shell com o Zul+. Clique na foto e baixe já o app.

O que é a troca de óleo?

A troca de óleo é a substituição do óleo velho que está no motor de um carro por um óleo novo. Este óleo é responsável pela proteção dos componentes do motor durante o seu funcionamento. Ou seja, sua função é lubrificar as peças do motor evitando que se desgastem de maneira prematura.

Com o tempo, esse óleo acumula os resíduos gerado pela queima de combustível, o que faz com que ele perca sua capacidade de lubrificação. Nesse estado, o óleo acaba sendo muito mais prejudicial ao motor e, por esse motivo, sua substituição é necessária.

Entenda o que deve ser revisado e trocado em seu carro a cada 10 mil quilômetros em nosso blogpost completo sobre conserto automotivo.

Quando ela deve ser feita?

Na maioria dos carros brasileiros, a troca do óleo deve acontecer no máximo de 6 em 6 meses ou a cada 10 mil quilômetros rodados. Mas, cada motorista deve conferir o período correto para a troca do óleo do seu carro no manual do proprietário.

Como é feita a troca de óleo do motor do carro?

Primeiro, é necessário abrir o tanque de óleo do veículo para drenar o produto velho. Somente depois do tanque de óleo esvaziar, pode-se fechá-lo e iniciar o abastecimento com o novo óleo. Hoje, também é possível realizar a troca de óleo a vácuo ou por sucção, mais rápida que a tradicional, mas ela também tem desvantagens.

Vale lembrar que a troca do óleo deve ser sempre acompanhada da troca do filtro de óleo do motor. O filtro é responsável por bloquear a circulação de impurezas no motor.

Confira 10 coisas para nunca fazer com o seu carro em nosso blogpost completo sobre hábitos errados de motoistas.

Onde ela ser feita?

Escolher o local adequado para fazer a troca de óleo do motor do seu carro é fundamental para garantir a qualidade do serviço. Você pode optar por concessionárias, oficinas especializadas ou até mesmo centros automotivos de confiança.

Concessionárias oferecem a garantia de serviços conforme as especificações do fabricante, enquanto oficinas especializadas, centros automotivos e até postos de combustível podem oferecer flexibilidade e preços competitivos.

É importante selecionar um local que utilize óleo e filtros de qualidade, além de seguir as recomendações específicas para o seu veículo.

Qual o valor da troca de óleo e filtro?

O custo da troca de óleo varia de acordo com o tipo de óleo e o modelo do veículo. Na média, no entanto, o serviço custa de 100 a 500 reais. O valor também varia muito de acordo com o local onde é feita a troca, se numa concessionária, oficina especializada ou num posto de combustível.

Então, consulte o manual do seu veículo e faça uma pesquisa sobre os preços para não ser enganado.

Conheça os tipos de óleo de motor

Os óleos de motor para carros se classificam em três tipos principais: mineral, sintético e semissintético. O óleo mineral é derivado diretamente do petróleo bruto e é mais adequado para motores mais antigos ou de baixa performance.

O óleo sintético, fabricado por meio de processos químicos, oferece maior proteção e eficiência, sendo ideal para motores modernos e de alta performance.

O óleo semissintético combina as características dos dois, proporcionando um equilíbrio entre performance e custo, adequado para uma ampla gama de veículos.

A escolha do óleo deve estar alinhada às especificações do fabricante do veículo para garantir o melhor desempenho e a longevidade do motor. Então, não deixe de consultar o manual do proprietário antes de decidir qual tipo você vai usar.

Quanto tempo pode passar da troca de óleo?

A troca de óleo não deve ultrapassar o limite dos 10 mil quilômetros rodados. Ao atingir essa quilometragem, o motorista deve levar o seu carro para realizar a troca de óleo do motor o quanto antes.

Vale lembrar que o óleo é um produto que tem validade de 6 meses. Então, mesmo que o motorista não percorra 10 mil quilômetros, ele deve realizar a subtituição duas vezes ao ano.

luz do oleo do motor acesa no painel do veiculo
Caso essa luz acenda no painel do seu veículo, você deve ir a uma oficina mecânica urgentemente.

O que acontece se não trocar o óleo do motor?

Com o tempo, o óleo perde sua capacidade de lubrificação e vai se oxidando e escurecendo naturalmente por conta da queima de combustível. Ao atingir 10 mil quilômetros rodados, este óleo estará mais denso e repleto de impurezas, o que leva ao desgaste prematuro de componentes do motor.

Andar com o óleo do motor velho pode acabar com o motor do carro e até mesmo fundi-lo. Nesse caso, será necessária a retífica do motor, procedimento realizado que desmonta peça por peça do motor para análise e substituição do que estiver com defeito. Só para você ter uma ideia, a retífica de um motor simples pode custar a partir de R$2.500,00.

E aí, precisa trocar o óleo do seu carro? Baixe o app mais parceiro de quem dirige no Brasil e siga o Zul+ no Instagram para ficar por dentro das melhores dicas de cuidados com o carro.

banner cta download zul+ tudo do carro num único app