Para o seu veículo circular pelas estradas, os pneus precisam fazer um certo esforço, principalmente em curvas mais difíceis. Esse e outros fatores, como o automóvel sofrer uma colisão lateral, contribuem para a necessidade de um serviço de cambagem

Camba o quê? O nome pode ser estranho para você, mas é muito comum em oficinas. O objetivo da cambagem é ajustar a inclinação das rodas em relação à vertical, olhando o carro de frente. Assim, é possível melhorar a aderência nas bordas dos pneus. 

De qualquer forma, a cambagem nem sempre é necessária e quando feita assim, pode prejudicar o veículo e desperdiçar o seu suado dinheiro. Mas relaxe, estamos aqui para explicar:

  • O que é cambagem?
  • Quando fazer a cambagem?
  • Como funciona a cambagem?
  • Quais são os riscos de não fazer a cambagem?

O que é cambagem?

A cambagem é basicamente a inclinação das rodas do seu carro para dentro ou para fora, garantindo que elas estejam na posição ideal. Em outras palavras, esse serviço mexe na distância entre a parte superior e inferior dos pneus. 

O objetivo da cambagem é encontrar o equilíbrio certo para garantir que as rodas estejam alinhadas corretamente, proporcionando estabilidade e desempenho ideais ao dirigir. 

Até porque, os pneus podem se desgastar irregularmente, caso a inclinação das rodas não esteja equilibrada. Isso atrapalha a capacidade deles ficarem bem “agarrados” à estrada, especialmente em curvas, deixando a direção menos suave. 

Quando fazer a cambagem?

É indicado verificar a necessidade do serviço de cambagem, pelo menos, a cada 10 mil ou 15 mil km rodados. Essa verificação é chamada manutenção preventiva, que antecipa possíveis problemas e garante o bom funcionamento do sistema de suspensão do veículo.

Durante a manutenção preventiva, o mecânico avalia a inclinação das rodas para saber quando fazer a cambagem procurando:

  • sinais de desgaste na parte externa ou interna da banda de rodagem do pneu;
  • se o ângulo de camber (inclinação da roda do veículo) está fora da medida recomendada, que depende de cada carro;
  • saber o tipo de veículo. Por exemplo, carros esportivos tem necessidades específicas de cambagem para otimizar o desempenho em curvas;
  • conhecer o tamanho da carga transportada, no caso de caminhões e outros veículos utilizados para transporte de carga. Isso porque o volume carregado pode influenciar como as rodas se alinham.

Porém, procure uma oficina especializada o mais rápido possível após:

  • instabilidade na direção, como vibrações excessivas e/ou o carro se deslocar para um lado, mesmo quando o volante está alinhado;
  • impactos fortes, como batidas em buracos profundos, que causam um impacto considerável nas rodas ou na suspensão do carro.

Como funciona a cambagem?

A cambagem funciona ao ajustar o jeito como as rodas do seu carro ficam inclinadas. Quer dizer, elas podem estar:

  • um pouco para dentro – cambagem positiva;
  • um pouco para fora – cambagem negativa;
  • em um ângulo reto – cambagem nula.

Esse ajuste tem a ver também com como seu carro se comporta na estrada. Para entender melhor, pense nas rodas como os seus sapatos. Se eles estão gastos de um lado, é possível que você ande meio torto, certo? 

Com as rodas, se estiverem inclinadas erradamente, os pneus vão se desgastar de um jeito estranho. Assim, o seu veículo pode começar a puxar para um lado quando você dirige, especialmente em curvas.

Logo, os mecânicos fazem ajustes na cambagem para deixar as rodas retinhas, conforme o recomendado. Para isso, eles primeiro devem medir todos os ângulos da suspensão, normalmente com alinhamento a laser e o computadorizado, em oficinas mais modernas. 

Depois, é preciso identificar qual componente da suspensão foi comprometido com o desajuste, como mola, amortecedor, manga de eixo etc. Essa informação indica se é necessário trocar peças danificadas ou se apenas alguns ajustes resolveriam o problema. 

Normalmente, veículos com suspensão independente não precisam de substituição de partes comprometidas. Entretanto, se a cambagem estiver fora dos padrões, a troca de peças pode ser indicada.

Quais são os riscos de não fazer a cambagem?

Não fazer a cambagem do seu carro, quando for realmente necessário, pode trazer alguns riscos importantes e mais gastos a longo prazo. A seguir, saiba mais sobre esses riscos!

Desgaste prematuro dos pneus

Quando as rodas do seu carro não estão bem alinhadas, os pneus não tocam a estrada do jeito certo e se desgastam mais rápido. Isso significa que você vai ter que trocar os pneus mais cedo do que o esperado, pesando no seu bolso.

Desalinhamento da suspensão

A suspensão do seu carro é como o sistema de molas e amortecedores que mantém as rodas no lugar e suaviza o impacto ao dirigir. Logo, se algo estiver fora de lugar nesse sistema, pode resultar em desalinhamento.

Isso traz diversas consequências, como o carro puxar para um lado. Ou seja, a direção fica instável e exige mais esforço para mantê-lo na trajetória. Outro problema é você sentir vibrações no volante ou uma sensação geral de desconforto ao dirigir, o que também aumenta o risco de acidentes.

Aumento do consumo de combustível

Quando as rodas não estão bem alinhadas, o veículo enfrenta mais resistência ao se movimentar. É como se você estivesse tentando andar com os pés apontando para direções diferentes, entende? Com isso, o motor trabalha mais para superar essa resistência adicional, levando ao aumento no consumo de combustível.

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Então, entendeu do que se trata o serviço de cambagem e os riscos de não fazê-lo, quando necessário? Essa é uma maneira de possibilitar que o seu carro rode suavemente e faça você economizar a longo prazo.

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