A partida a frio em um carro flex é fundamental nos dias de inverno. Sem ela, é quase impossível fazer o motor do veículo pegar. Com o tanque abastecido com etanol e a partida a frio sem gasolina, você pode até tentar ligar o veículo, mas nada vai acontecer. 

banner app abasteça seu carro com zul mais

E há uma explicação bastante óbvia do ponto de vista científico: o etanol começa a gerar vapores para a combustão em temperaturas muito mais altas do que a gasolina é capaz. Ou seja, o etanol em dias de frio perde sua capacidade de combustível. 

Mas fique tranquilo! Neste blogpost, o time do Zul+ te explica tudo o que você precisa saber sobre a partida a frio em um carro flex e ainda te mostra o que fazer para ligar o veículo com etanol em dias congelantes.

Por que carros flex precisam da partida a frio?

Os carros flex precisam da partida a frio porque, caso estejam abastecidos com etanol, o álcool sozinho no tanque não será capaz de gerar os primeiros vapores necessários para iniciar a combustão no motor. 

Dessa maneira, o tanque da partida a frio deve sempre estar abastecido com gasolina, que tem o ponto de fulgor (menor temperatura em que um combustível libera vapor) muito menor do que o álcool.

Combustível

Ponto de fulgor

Etanol

16,6° C
Gasolina comum

-42,8° C

Gasolina ou etanol? Comum ou aditivada? Conheça todos os tipos de combustível em nosso blogpost completo sobre o assunto.

O que é a partida a frio?

A partida a frio é um mecanismo que auxilia o início da combustão do motor. Ele é muito útil em dias frios, quando o etanol perde sua capacidade de combustão. 

Conheça os 10 carros mais econômicos do Brasil em 2021 e saiba quanto custa para encher o tanque de cada um deles.

Onde fica o reservatório de partida a frio?

O reservatório de partida a frio fica localizado próximo ao motor do veículo. Ou seja, ele está abaixo do capô. Na maioria das vezes, o reservatório pode ser facilmente encontrado por possuir uma tampa vermelha com o ícone de uma bomba de combustível. 

reservatório de partida a frio de carro flex

Como funciona o reservatório de partida a frio?

O reservatório de partida a frio tem como função injetar gasolina no motor para iniciar a combustão caso a temperatura esteja abaixo dos 16°C. 

Por este motivo, quem tem carro flex deve sempre conferir o volume de combustível presente no reservatório. Caso ele esteja vazio, é muito provável que o veículo não pegue em dias de baixa temperatura.

Em alguns veículos flex mais novos, não há mais a presença deste reservatório. Isso porque as montadoras desenvolveram uma tecnologia que aquece o etanol presente nas mangueiras de alimentação de combustível.

Descubra quantos KMs dá para rodar com a reserva do tanque em nosso blogpost completo sobre o tema.

Quantos litros vai no reservatório de partida a frio?

Na maioria dos carros flex, o reservatório de partida a frio tem capacidade de até 2 litros de gasolina. Você consegue descobrir a quantidade de litros do seu carro através do manual do veículo ou pelo limite máximo indicado no próprio reservatório.

Quando devo abastecer o reservatório de partida a frio?

Não há um tempo certo indicado para abastecer o reservatório de partida a frio. Esse intervalo vai depender de carro para carro e motorista para motorista. 

O recomendado é você checar, principalmente em épocas mais frias, o volume de combustível no reservatório. Caso esteja muito baixo, pare em um posto o quanto antes e complete-o com gasolina.

Caso o combustível permaneça no mesmo nível depois de 3 meses, é recomendado retirá-lo do reservatório já que, durante esse período, a gasolina pode criar borras que entupam as mangueiras de alimentação. Além disso, o combustível provavelmente já perdeu sua capacidade de combustão.

Posso ignorar a partida a frio se abasteço só com gasolina?

Não. Ignorar o reservatório de partida a frio pode fazer com que o sistema resseque e quebre, gerando uma maior dor de cabeça já que será necessário realizar a troca do equipamento. 

Vai viajar? Veja o que revisar em seu carro em nossa matéria sobre check-up antes de pegar estrada.

baixe o crlv digital no app Zul+