Fazer sua oficina mecânica crescer é fundamental para o sucesso do negócio. Com mais clientes satisfeitos, você tem mais receita e pode, consequentemente, ampliar a marca ou o estabelecimento. E embora o crescimento de qualquer empresa não seja uma tarefa tão simples assim, existem algumas maneiras de impulsionar uma oficina mecânica.

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Ao contrário do que muitos possam pensar, não basta oferercer um serviço qualificado para crescer neste ramo. Um ambiente agradável, bons profissionais e cuidado no atendimento ao cliente são só alguns pontos que podem ajudar a alavancar sua oficina.

Pensando em ajudar mecânicos de todo o Brasil, o time do Zul+ preparou algumas dicas que podem te ajudar a fazer sua oficina mecânica crescer.

1) Preços competitivos

Em uma análise geral, não adianta ter o melhor serviço da região se os seus preços são muito superiores aos seus concorrentes, principalmente em um setor tão concorrido. Por conta disso, é preciso ficar atento também aos preços praticados no mercado e nas oficinas mais próximas da sua região.

Veja aqui quanto custam as revisões do carros mais vendidos no Brasil em nosso blogpost completo sobre revisão do carro.

2) Qualificação dos funcionários

Por outro lado, não adianta ter o melhor preço da região se o trabalho não é bem feito. Desta forma, é muito importante que seus mecânicos tenham a qualificação necessária.

O dinheiro gasto para tornar seus funcionários cada vez mais especializados será sempre um ótimo investimento a se fazer.

Um trabalho bem feito é sempre o principal caminho para atrair novos clientes.

3) Fidelização dos clientes

Conquistar novos clientes é bastante importante, mas fidelizar os atuais é imprescindível para fazer sua oficina crescer. Nesse caso, se fazer presente para cliente mesmo após o trabalho ser concluído é o melhor caminho.

E, para isso, não é necessário muito esforço. É possível gastar apenas alguns minutos do dia para mandar aquela mensagem a um cliente recente perguntando se está tudo certo com seu veículo. Uma boa alternativa também é enviar dicas de cuidados básicos com o carro ou até mesmo fazer promoções de produtos ou serviços ofertados por sua oficina.

E não são apenas as pessoas que gastam altas quantias que importam. Aquele cliente que fez um reparo rápido e barato também é importante. Em algum dia, ele pode precisar de um conserto maior. E se ele souber que o serviço prestado por sua oficina é de qualidade e a experiência do cliente é valorizada no seu negócio, ele com certeza vai lembrar da sua oficina.

Neste ponto, a simpatia é fundamental. Afinal, ninguém gosta de ser tratado com indiferença ou sem educação.

mecanico e motorista em oficina
É muito importante que o cliente se sinta seguro em confiar no serviço prestado pela oficina mecânica.

4) Invista no ambiente de trabalho organizado

Sabe aqueles filmes e novelas antigas, nos quais as oficinas eram sujas e com pôsteres de mulheres nas paredes? Isso é coisa do passado.

Hoje em dia, para atrair um cliente, é preciso organização e limpeza. Bons equipamentos também são fundamentais para um serviço bem feito. Por isso, investir em ferramentas com tecnologias inovadora também pode ser um diferencial.

Outra opção é ter capas para os veículos que não estão sendo mexidos no momento, a fim de preservá-los.

Uma área confortável para espera, com água, café, pontos de recarga de celulares e até uma televisão também pode ser bastante útil. Às vezes, seja porque o serviço é rápido ou simplesmente porque é preciso alguns minutos até ser atendido, ter um local confortável para esperar é fundamental.

Veja como lavar o carro da maneira certa em nossa matéria completa sobre lavagem automotiva.

5) Escolha os fornecedores com cuidado

Nenhum dono de oficina quer que seus clientes voltem falando que a peça que foi instalada no seu veículo estava defeituosa ou se danificou rapidamente. Por conta disso, escolher os fornecedores com bastante cuidado é essencial.

Bons jogos de pneus, baterias e óleos de qualidade podem ser um diferencial para seu serviço.

Se for possível investir em um bom estoque, com variedade e quantidade, será possível, inclusive melhorar a experiência do cliente, que não precisará esperar tanto para ter seu carro de volta.

6) Cumpra os prazos

E por falar em esperar, ninguém gosta de ser enganado quanto ao tempo que será necessário para que determinado serviço seja realizado.

Por isso, faça o máximo possível para cumprir o prazo estabelecido quando o cliente chegou pedindo pelo serviço e, em caso de algum contratempo, entre em contato com o proprietário do veículo e explique o que aconteceu e quanto tempo a mais será preciso.

Veja aqui o significado de cada uma das luzes do painel do carro.

7) Invista nas redes sociais e no marketing digital

Atualmente, a presença na internet é fundamental para o sucesso de qualquer negócio. O motivo é simples: as pessoas procuram na internet sempre quando estão interessadas em um serviço ou produto. 

Por mais que você não se considere um especialista no assunto, as redes sociais podem ser um grande aliado. Seja na fidelização dos clientes ou na busca por novos, uma página nas redes sociais, como Instagram, pode te ajudar a fazer sua oficina mecânica crescer

Além disso, um site próprio, com informações sobre preços, horário de funcionamento, telefone de contato e até algumas dicas pode ajudar a colocar sua oficina no mapa dos internautas. Atualmente, há diversas ferramentas simples para se produzir um site próprio sem qualquer conhecimento em informática.

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