Não é só entender de carro. Para se tornar um bom mecânico automotivo é necessário muito mais. O conhecimento técnico deve se unir à experiência na área. Além disso, ter boa comunicação é fundamental para se destacar no atendimento ao cliente.  

Para ajudar você que pretende ser um bom mecânico automotivo, o time do Zul+, aplicativo n°1 para quem dirige no Brasil, reuniu 7 dicas que vão fazer você evoluir de patamar como profissional de oficina.

banner app zul+ seu carro mais completo

Qual o perfil de um bom mecânico profissional?

1) Boa comunicação com os clientes

Como comentado no início do texto, a boa comunicação é peça-chave para a prosperidade de um bom mecânico profissional. Na maioria das vezes, o motorista não conhece o funcionamento do seu próprio carro e não sabe o que houve de errado. Dessa maneira, ele precisa confiar no mecânico.

E é aqui onde os bons profissionais se diferenciam. Ao adotar uma comunicação clara, objetiva e didática com o cliente, o mecânico consegue mostrar profissionalismo, ganhando a confiança do motorista. 

A dica é: seja honesto com o cliente sobre a gravidade dos problemas no veículo, mostre os custos para cada reparo, mas sempre respeite as decisões do proprietário.

Gasolina ou etanol? Comum ou aditivada? Conheça a diferença entre cada tipo de combustível em nossa matéria completa sobre o assunto.

2) Saiba fazer um bom diagnóstico dos problemas do veículo

Imagine um cenário como esse: chegou um carro na oficina e o motorista não sabe o que está acontecendo de errado. Então, você, como mecânico profissional, tem o papel de fazer um diagnóstico do veículo para encontrar o problema e apresentar uma solução. 

Embora seja muito importante a experiência prévia e o conhecimento técnico para realizar um bom diagnóstico, atualmente, há diversos softwares de análise automotiva para identificar erros. 

Por exemplo, é possível encontrar um defeito no sistema de injeção eletrônica ou no alinhamento das rodas a partir de um programa de computador. 

Nesses casos, é fundamental que o mecânico saiba como funcionam esses softwares de manutenção automotiva para não errar na hora do diagnóstico.

3) Tenha um ambiente de trabalho organizado 

Outra característica de um bom mecânico automotivo é a organização do seu ambiente de trabalho. É de extrema importância manter a oficina mecânica limpa e preparada para atender um novo cliente a qualquer momento. 

Além disso, é necessário que as ferramentas e equipamentos utilizados no reparo automotivo também estejam organizadas para não atrapalhar o fluxo de trabalho.

De acordo com a mecânica Barbara Brier, a limpeza e organização de uma oficina mecânica é um dos principais indicativos da qualidade do serviço prestado pela empresa. Acesse aqui e veja como o motorista escolhe a oficina para levar seu carro.

ferramentas de oficina mecanica organizadas

4) Adote uma agenda com prazos bem definidos

Um problema bastante comum em oficinas mecânicas brasileiras é o desrespeito ao prazo para entrega do veículo ao proprietário, o que acaba comprometendo a experiência do motorista. 

Dessa forma, é importante um bom mecânico profissional desenvolver uma agenda com as datas de entrega de cada veículo bem definidas. 

Obviamente, pode existir um atraso no meio do caminho por falta de alguma peça que precisa ser encomendada. Porém, com os prazos já estabelecidos, você poderá se organizar melhor e priorizar o que de fato precisa.

Lembre-se sempre: caso ocorra um atraso, avise imediatamente ao proprietário do veículo.

Em época de férias escolares e feriados prolongados, as oficinas mecânicas costumam ser mais movimentadas. Veja o que deve ser feito no check-up do carro antes de uma viagem.

5) Invista no trabalho em equipe para resolução dos problemas

É muito provável que, na oficina em que você irá trabalhar ou trabalha, tenha outros mecânicos no time. Dessa maneira, é importante desenvolver uma relação positiva e saudável entre vocês. 

Em muitos dos casos que vocês irão trabalhar no dia-a-dia, haverá problemas em que uma pessoa sozinha não conseguirá resolver e a ajuda de um colega será necessária. 

É muito importante para o sucesso de uma oficina que o time de mecânicos entenda que eles, não só podem, mas também devem ajudar uns aos outros sempre que existir alguma dificuldade.

6) Esteja atento às novidades do mercado

Assim como em qualquer outra área do mercado de trabalho, a manutenção automotiva também se encontra em uma evolução constante. Por esse motivo, é fundamental que você esteja atualizado quanto às novidades do setor. E isso não significa necessariamente que você precisará fazer cursos e mais cursos, embora eles também sejam muito importantes.

Saber o que há de novo no universo das oficinas automotivas também está relacionado a conversar com outros mecânicos e trocar experiências. Entender o que eles fazem de diferente e o que você poderia aprender. 

O Instagram e o YouTube também devem ser seus grandes aliados nessa busca por novos conhecimentos. Há muitos mecânicos influenciadores ensinando gratuitamente na internet. 

7) Mantenha contato com os clientes após a entrega do veículo

Por último mas não menos importante, um bom mecânico automotivo deve manter contato com os clientes mesmo após a entrega do veículo. E isso pode acontecer através do WhatsApp, ligação por telefone ou e-mail informado à oficina mecânica. 

Esse contato também pode ter diferentes objetivos, seja para lembrar o motorista de uma manutenção periódica programada, para informar uma novidade da oficina ou passar alguma dica de cuidado com o veículo.

banner revisao zul+