Escolher uma oficina mecânica para a manutenção do carro é uma das principais dores de todo motorista. Embora, na maioria das vezes, o uso do automóvel seja diário, uma grande parcela dos condutores tem conhecimento superficial do funcionamento de seu veículo.

Ao parar o carro no posto de combustível ou em uma oficina mecânica qualquer, a falta de conhecimento da parte mecânica do veículo pode abrir brechas para trocas e reparos desnecessários gerando custos exagerados para o motorista.

peças de reparo automotivo organizadas em uma oficina mecanica
Um ambiente organizado pode ser sinal da qualidade e profissionalismo do serviço prestado pela oficina mecânica.

Para te ajudar a escolher uma oficina mecânica de confiança e realizar a manutenção do seu carro sem nenhuma preocupação, a equipe do Zul Digital conversou com Barbara Brier, consultora automotiva e fundadora do projeto Oficina Amiga da Mulher, e também com Pedro Luiz Scopino, mecânico e responsável técnico da Auto Mecânica Scopino.

Saiba quais peças e partes do seu carro precisam ser revisadas em uma manutenção em nosso blogpost completo sobre revisão de carro.

Confira as principais dicas e cuidados que se deve ter ao levar o carro em uma oficina mecânica:

Procure conhecer melhor a oficina mecânica antes de deixar o carro

A  maioria dos motoristas costuma procurar por uma oficina mecânica que seja próxima de sua casa ou trabalho e que tenha fácil acesso. Mas, Barbara Brier alerta que um dos principais cuidados que o dono do veículo precisa ter é procurar saber mais sobre a oficina para comprovar o profissionalismo e a qualidade no atendimento.

“Olhar as instalações na internet, ver recomendações no Google, passar na porta da oficina e ver se a oficina é limpa e organizada já é um primeiro sintoma de que ela pode ser mais transparente”, diz Barbara.

Para Scopino, a aparência da oficina e as recomendações também são essenciais e auxiliam na hora de levar o carro em uma oficina desconhecida. Mas o mecânico reitera a importância da oficina ter bandeiras de fabricantes de peças de carros.

“Isso minimiza (as dores dos motoristas) porque os próprios fabricantes já fazem uma pré-seleção das oficinas. O aspecto da bandeira confirma que ela é um serviço autorizado”, afirma o mecânico.

Confira 10 coisas para nunca fazer com o seu carro em nossa matéria completa sobre manias de motoristas.

Leia o manual de uso e manutenção do seu carro

Segundo a consultora automotiva Barbara Brier, o motorista que não conhece nada de carro precisa ler o manual de uso e manutenção do veículo se não quer correr o risco de ser enganado. O manual do automóvel tem como função orientar o condutor e indicar as revisões periódicas necessárias.

“O manual do carro é um grande aliado do dono quando ele precisa de um norte para saber o que ele precisa fazer na revisão”, aponta.

A fundadora do projeto e do selo de responsabilidade social Oficina Amiga da Mulher afirma que quando o motorista se sente inseguro para levar o veículo em uma oficina mecânica, ele deve aprender mais sobre como seu carro funciona e quais verificações básicas devem ser feitas no dia a dia.

“Comece a observar o painel e o barulho do motor. Quanto mais você conhecer o seu carro, mais você vai se sentir seguro”, complementa Barbara.

Entenda o que é recall pendente de veículos e saiba o que fazer se seu carro foi convocado acessando nosso blogpost sobre o assunto.

banner app zul+ seu carro mais completo

Converse com seu mecânico e peça para ele explicar tudo o que for feito

Estabelecer uma relação de diálogo com a oficina mecânica é fundamental para quem deseja saber tudo o que está sendo feito em seu carro. Para isso, é necessário questionar o diagnóstico e levantamento feito pelo mecânico e pedir para que ele te explique de forma clara e objetiva o porquê das mudanças a serem feitas.

“Quando a oficina fizer o orçamento e tiver uma peça danificada ou quebrada, peça para ele mostrar e evidenciar o que tem que ser trocado. Ir lá debaixo do carro e mostrar”, recomenda Barbara. “Tudo precisa ser explicado”.

De acordo com Scopino, é impossível evitar ser enganado porque precisa se estabelecer uma relação de confiança entre o motorista e a oficina.

“Por ser professor e empresário, a questão ética está acima de tudo. Ou se confia na oficina ou não se confia”, diz. “Credibilidade não se ganha, se conquista. E como se conquista? Conversando com o cliente, explicando o defeito. Não é inventando coisa que é para trocar”, conclui o mecânico responsável pela Auto Mecânica Scopino.

mecanico faz reparo no motor do carro com capo aberto
As alterações e mudanças, que a oficina mecânica pretende fazer, devem ficar claras ao motorista, que pode questionar o motivo a qualquer momento.

Manutenções do carro devem ser feitas em oficinas mecânicas

Ao parar para abastecer o veículo em um posto de combustível, é comum que um frentista ofereça outros serviços como a troca de óleo do motor ou a troca do aditivo do radiador. No entanto, o mecânico condena manutenções do carro realizadas dessa forma. “O posto de combustível pode trocar o quê? Nada. Só combustível. Qualquer intervenção mecânica no veículo é na oficina mecânica”, alerta Scopino.

“Se o frentista for treinado e certificado para a manutenção do carro, beleza. Mas não conheço nenhum que faça isso. Como técnico e professor, posto de combustível é para colocar combustível. Não tem nem que abrir o capô do carro”, explica o mecânico. Segundo ele, há muitos casos em que a troca do óleo é realizada de maneira incorreta comprometendo o funcionamento do carro.

Entenda o que deve e o que não deve ser feito na hora de lavar o carro da maneira certa em nosso blogpost completo sobre lavagem automotiva.

Oficina Amiga da Mulher

A Oficina Amiga da Mulher é uma plataforma que conecta mulheres a oficinas. Desenvolvida pela mecânica e consultora automotiva, Barbara Brier, em conjunto com sua prima, Fernanda Brier, o projeto nasceu da necessidade de indicar oficinas mecânicas em que mulheres pudessem se sentir seguras quanto ao serviço prestado.

O projeto está desenvolvendo oficinas mecânicas em todo o Brasil para receber o selo de responsabilidade social, Oficina Amiga da Mulher.

“Essas oficinas são treinadas, capacitadas e auditadas quanto à sua postura, funcionamento, transparência, ética e cobrança. Não quer dizer que são as oficinas mais baratas mas são aquelas que vão entregar qualidade e transparência”, afirmou Barbara.

Barbara Brier

Mecânica com mais de 8 anos de experiência na indústria automobilística. É CEO da Oficina Amiga da Mulher fundada em 2017 com o objetivo de conectar mulheres a oficinas mecânicas. A iniciativa já está presente nos estados da Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Santa Catarina e conta com uma rede de aproximadamente 13 oficinas certificadas.

Pedro Luiz Scopino

É mecânico e responsável técnico da Auto Mecânica Scopino, fundada por seu pai em 1971 na Barra Funda. Atualmente, a empresa está localizada no bairro da Casa Verde em São Paulo. A Auto Mecânica Scopino é referência na manutenção preventiva e corretiva de carros e conta com o selo Oficina Amiga da Mulher.

Que tal ter acesso à inúmeras informações e serviços voltados para o seu carro em um só lugar? CRLV Digital, estacionamento, multas, IPVA, seguro auto, compra e venda, tag de pedágio e muito mais. Baixe já o aplicativo Zul+ em seu iPhone ou Android.

banner revisao zul+