O óleo do motor é fundamental para que o veículo rode de maneira correta e eficiente. Portanto, é muito importante verificar o nível do lubrificante de tempos em tempos, já que, em baixa quantidade, pode causar sérios danos no motor.

Porém, não se deve verificar o nível do óleo do motor de qualquer maneira e, principalmente, a qualquer momento. É preciso fazê-lo de forma correta para que a medição seja precisa.

Neste blogpost, nós do Zul+ vamos te ensinar a maneira certa de se verificar o nível do óleo do motor, além de mostrar o porquê a verificação e a troca devem ser feitas.

banner app zul+ seu carro mais completo

Por que verificar o óleo do motor?

Com o tempo, é normal que o nível do óleo do motor diminua. Porém, é preciso ficar atento porque uma queda acentuada no nível pode significar algum dano, como um vazamento. Além disso, sem óleo lubrificante, o motor não funcionará de maneira correta, o que pode causar problemas ainda maiores para o dono.

Para se ter uma noção, em um veículo novo, é comum abaixar cerca de 1 litro de óleo a cada 5 mil quilômetros rodados. Com o tempo e o aumento da quilometragem, o consumo de óleo pode chegar até a 1 litro por mil quilômetros rodados.

Veja de quanto em quanto tempo cada componente do seu veículo deve ser revisado e trocado em nosso blogpost completo sobre revisão.

O que pode fazer o óleo abaixar?

Como dito antes, é comum que, com o tempo, o nível do óleo diminua. Porém, há algumas coisas que podem fazer abaixá-lo demais. Veja alguns pontos para ficar atento.

Alteração da viscosidade: a alteração da viscosidade do óleo pode fazer com que seu nível se altere bruscamente. Neste caso, é fundamental verificar no manual do veículo qual o tipo do óleo recomendado pela montadora e observar o nível constantemente.

Sobrecarga no veículo: carregar peso demais e usar o veículo em condições extremas que exigem demais do motor pode fazer o consumo de óleo aumentar. Isso porque, para trabalhar mais, o motor vai consumir mais.

Vazamentos: os vazamentos são o maior problema para o nível do óleo. Ele pode acontecer em diversos lugares, como no cárter ou até mesmo nas válvulas. Desta forma, procurar um mecânico pode ajudar a encontrar o problema.

Motor queimando óleo: a queima irregular de óleo também é um problema. Ela pode causar quando o óleo vai, de forma irregular, para a correia do anel ou do pistão. Uma limpeza nas peças pode ajudar a diminuir o problema.

Óleo em excesso: um problema que pode causar queima irregular de óleo é o próprio excesso dele. Caso, ao verificar a vareta, observar que há óleo em excesso, é possível que haja uma queima em excesso.

Óleo sujo: Quando detritos se acumulam no filtro de óleo, ele acaba sendo desperdiçado e aumentam o desgaste das peças. Desta forma, é importante fazer a troca do filtro regularmente.

Aumento da pressão do óleo: Em caso de aumento da pressão, o óleo acaba indo para a região do cilindro e sofre uma queima maior.

Pensando em levar o veículo para conserto? Veja como escolher uma oficina mecânica de confiança em nossa matéria especial sobre o assunto.

Como verificar o nível do óleo do motor?

mecanico troca oleo do motor de carro

Como dito antes, é muito importante verificar o nível do óleo constantemente. Desta forma, é importante fazer a conferência regularmente. Abaixo, veja um passo a passo de como fazer.

1) Estacione em uma superfície plana;

Espere 10 minutos para que o óleo assente de maneira correta.

2) Abra o capô do veículo e localize a vareta de medição.

Normalmente, a vareta tem uma ponta vermelha, laranja ou amarela, com formato circular o retangular saindo diretamente do bloco do motor e inserido num tubo do tamanho de um lápis.

Em carros de transmissão automática, é comum ter duas varetas de medição, uma para o óleo e outra para o fluido de transmissão. Esta última normalmente está localizada no lado do motorista e em um tubo um pouco maior.

3) Remova a vareta;

A vareta possui cerca de 30 centímetros, sempre com o tecido por perto para evitar respingos.

4) Utilize um pano para limpar a vareta e verificar a consistência do óleo;

Tecidos brancos são os melhores já que facilita a verificação da cor do óleo.

5) Examine a cor e a consistência do óleo;

A coloração ideal do óleo é amarelo-esverdeada. Em caso dele estar escuro, significa que está na hora de fazer a troca.

6) Limpe bem a vareta e coloque-a de volta.

7) Puxe-a novamente e preste atenção na sua ponta.

Há duas marcas nela: uma de nível máximo e outra de nível mínimo de óleo, que fica mais próximo da ponta. O nível de óleo deve ficar entre as duas. Caso esteja abaixo da marca mínima, será necessário completá-lo. Se estiver acima da marca máxima, será preciso drená-lo.

Como completar o óleo?

Como dito acima, caso o óleo esteja baixo demais, será necessário completá-lo. É fundamental fazer isso quando o motor do veículo estiver frio. Isso porque, caso contrário, é possível que haja um choque térmico entre o óleo quente e o frio, o que pode causar uma trinca no motor.

Além disso, é preciso ficar atento ao tipo (semissintético, mineral ou sintético) e à viscosidade (0W-20, 0W-30, 0W-40, 5W-20, 5W-30, 5W-40, 10W-40, 10W-60, 15W-40, 20W-50, 25W-60) do óleo a ser colocado. É preciso que essas informações sejam as mesmas do que já está no motor. Para não correr risco algum, o ideal é que a marca do óleo também seja a mesma.

Veja 10 coisas que você não deveria fazer com seu carro.

Quando fazer a troca do óleo?

O momento certo da troca do óleo vai depender das condição de uso do veículo. Desta forma, é preciso verificar com frequência o nível do lubrificante no motor. Porém, para se ter uma noção maior, é aconselhado que a troca seja feita a cada 10 mil quilômetros.

Em casos de condições adversas, como trânsito intenso, superfícies irregulares e altas temperaturas, o prazo pode cair para entre 5 mil e 7 mil quilômetros. Nesse caso, o motorista deve consultar o Manual do Proprietário e checar a informação dada pela própria montadora para qual o prazo, que pode ser em quilometragem ou tempo (qual acontecer primeiro).

Conheça os 10 carros com as manutenções mais baratas do Brasil em nossa matéria completa sobre o tema.

banner revisao zul+