A lavagem automotiva não é uma tarefa tão simples quanto parece ser. Lavar o carro de maneira incorreta pode causar riscos e manchas na lataria do veículo. O verniz da pintura também pode ser danificado, causando um resultado pior do que deixar o carro sujo.

banner de download do app zul+ tudo pra quem dirige

Para evitar esse tipo de dano na pintura, é preciso contar com alguns produtos de lavagem automotiva que garantem qualidade e segurança no processo.

E para te ajudar com o assunto, o time do Zul+ conversou com o especialista em estética automotiva, Tarcisio Vaglieri, da Veneto Studio, para entender como fazer a melhor lavagem automotiva possível. Com as dicas e recomendações de Tarcisio, preparamos um passo a passo com 7 dicas para você lavar o carro da maneira certa.

Como fazer a lavagem automotiva?

De acordo com o Tarcisio Vaglieri, proprietário da Veneto Studio Automotivo, para cada situação existe um tipo de lavagem automotiva indicado.

“Não existe uma melhor nem uma pior. Existe aquilo que mais se adapta ao seu uso do carro”, afirmou.

Vaglieri explica que dependendo da frequência de uso do veículo e da disponibilidade do motorista, a lavagem pode ser feita com água e shampoo ou até mesmo a seco, sem molhar o carro.

No entanto, segundo ele, o carro está mais sujeito a riscos na hora da lavagem por conta do atrito entre a sujeira e pintura do veículo. Por esse motivo, o especialista reitera a importância de utilizar produtos estudados e desenvolvidos para uso no automóvel.

“Isso vai preservar o carro e garantir maior vida útil. Acima de tudo, vai valorizar um bem que nós sabemos o quanto é difícil para o brasileiro conquistar”, disse.

O seguro de carro é essencial para o motorista que deseja se sentir protegido. Saiba tudo sobre como escolher e economizar no seguro do seu carro.

1) Lave o carro com produtos próprios para lavagem automotiva;

Para fazer a melhor lavagem automotiva, é necessário ter equipamentos e produtos próprios para o cuidado com o carro. Shampoo automotivo, panos e luvas de microfibras são itens que não podem faltar.

De acordo com Vaglieri, esses utensílios foram desenvolvidos e testados para não oferecer riscos à pintura do carro. Detergente, sabão em pó, removedor, pano de chão e bucha de cozinha devem ficar longe na hora da lavagem.

“Não recomendo sabão em pó porque ele tem abrasivos e soda cáustica que pode causar riscos e manchas na pintura do veículo ao evaporar. Assim como o pano de chão e a bucha podem causar riscos”, afirma. Produtos muito agressivos, como removedor, podem danificar também partes plásticas como os faróis.

carro ensaboado sendo lavado com espuma e bucha automotiva

Veja que tipos de cuidados diários você pode tomar para prolongar a vida útil do seu carro acessando nossa matéria completa sobre manutenção preventiva aqui.

2) Utilize dois baldes;

Uma dica simples mas que pode fazer toda diferença em uma lavagem automotiva é separar pelo menos dois baldes. De acordo com Vaglieri, um balde, fica apenas a água para enxaguar o pano/luva utilizado na lavagem do carro, e, no outro, a água com shampoo para fazer o processo de limpeza.

“A cada uma ou duas peças que você limpa, enxágue o pano no balde com água. Com isso, você consegue manter a água com shampoo sempre limpa evitando contaminar o carro com a sujeira que acabou de sair dele”, afirmou o especialista.

3) Lave o carro na sombra e com a lataria fria;

Lavar o carro sob sol forte ou com a bateria quente pode comprometer a pintura do veículo. Caso o sabão seja mal enxugado e seque sobre o carro, ele poderá criar manchas na lataria. Para evitar esse tipo de problema, lave o carro na sombra e com ele frio.

Confira 10 coisas para nunca fazer com o seu carro em nossa matéria completa sobre manias de motoristas.

4) Ainda seco, banhe o veículo com espuma;

“Borrifar shampoo no carro com ele ainda seco desde que esteja com a pintura fria e o carro na sombra ajuda a hidratar a sujeira e facilita que sua remoção ocorra sem atrito com a pintura”, diz Vaglieri.

Ou seja, quanto menos força fizer para limpar o carro com o pano ou luva de microfibra, menor será a chance de riscar a pintura. Segundo o especialista, a melhor lavagem automotiva é aquela que vai preservar ao máximo a pintura do veículo.

Depois disso, utilizar uma lavadora de alta pressão pode ser eficiente. Seu potente jato ajuda a retirar a sujeira mais grossa sem ter o contato com as mãos evitando riscos na pintura. Mas caso você não tenha uma lavadora a jato, uma corrente de água forte também pode ser utilizada nesta fase da lavagem.

5) Sempre inicie de cima para baixo e lave por partes;

Comece sempre pelas partes superiores do carro e depois vá para as de baixo Dessa forma, a espuma e sujeira que estão em cima irão descer pelas outras partes inferiores do veículo ajudando a limpá-las.

“Se falarmos em uma sequência;  primeiro lavar o teto, depois capô, vidros, as portas, tampa traseira, as partes mais baixas do carro e por último rodas e caixas de roda”, afirma Vaglieri.

É recomendado também utilizar uma luva ou um pano diferente para lavar as rodas e caixas de rodas do carro. Essas duas áreas estão muito mais próximas do solo, o que acaba acumulando uma sujeira muito mais pesada. Por isso, começar por de baixo do carro acaba trazendo sujeiras muito mais densas para a parte de cima, que é bem mais sensível.

Segundo Vaglieri, começando sempre do mais alto para o mais baixo e enxaguando com frequência a luva ou o pano que for usado, o motorista consegue otimizar ainda mais a limpeza do carro.

Conheça os melhores aplicativos pra quem tem carro e entenda como funcionam.

6) Enxague bem todo o veículo

Nessa hora, utilizar uma lavadora de alta pressão pode ser eficiente. Seu potente jato ajuda a retirar a sujeira mais grossa sem ter o contato com as mãos evitando riscos na pintura. Mas caso você não tenha uma lavadora a jato, uma corrente de água forte também pode ser utilizada nesta fase da lavagem.

Tarcisio Vaglieri diz que, no dia a dia, o carro está exposto a muito tipo de sujeira diferente.

“Tem a sujeira mais sólida que é a terra e areia. Tem a poluição que agride bastante a pintura. Então, no momento da lavagem nós podemos danificar muito a pintura do carro se fizermos uma lavagem incorreta”, disse.

7) Seque manualmente com pano de microfibra

homem com pano de microfibra seca carro
O pano de microfibra é fundamental para não riscar a pintura do carro na hora de secá-lo.

Após enxaguar todo o veículo sem que nenhuma espuma permaneça na superfície do carro, o motorista deve secar o carro manualmente com um pano de microfibra. Esse tipo pano é composto por fios bem pequenos e oferece conforto e maciez na secagem. Além disso, a chance de riscar o carro ao secar é quase mínima com um pano de microfibra.

Como funciona a lavagem a seco?

Outro método não tão convencional é a lavagem a seco. Como o próprio nome já diz, aqui não utiliza-se água. Também conhecida como lavagem ecológica, o veículo não é molhado e se usa apenas panos com produtos específicos para lavar o carro nessas condições.

A lavagem a seco não é adequada para um carro que tenha sujeira muito grossa. Mas, um carro que só roda na cidade, pega trânsito e tem aquela poluição leve sobre a pintura, a lavagem ecológica pode ser uma boa alternativa.

“Hoje em dia, muita gente mora em prédio e apartamento e não tem espaço para dar uma ducha no carro em casa. E para quem gosta de fazer isso, a lavagem a seco é ótima. Desde que feita com os devidos cuidados, com panos adequados, com produtos de boa qualidade. É possível fazer uma lavagem a seco com segurança e com qualidade”, disse Vaglieri.

O principal ponto positivo da lavagem a seco é que, na maioria dos casos, ela utiliza produtos com cera. Ou seja, esses produtos deixam uma proteção sobre a pintura. Já o maior ponto negativo é que a lavagem a seco exige um maior nível de atrito com a pintura do que em uma lavagem com água.

“Por melhor que o produto seja, ele não consegue proteger muito a pintura no momento da limpeza porque a água é a principal responsável por expulsar a sujeira da água.”, concluiu Vaglieri.

Conheça mais sobre a lavagem ecológica, que reduz o desperdício de água em 99%, em nossa matéria completa sobre o assunto.

Tarcisio Vaglieri é especialista em cuidados estéticos automotivos relacionados com a proteção da pintura do carro. Tem 30 anos, mora em São Paulo e é proprietário da Veneto Studio Automotive há 5 anos. De acordo com Vaglieri, sua loja atende cerca de 100 carros por mês entre os serviços de polimento, vitrificação, higienização e martelinho de ouro.

banner revisao zul+