CSV do veículo é o Certificado de Segurança Veicular. Ele é um documento obrigatório para todos que alteram as características de fábrica do seu carro. Sem o CSV, não é possível regularizar o veículo no Detran após as mudanças.

Pensando nisso, o time do Zul+ preparou este blogpost em que contamos tudo o que é preciso sobre o CSV.

consulte o CRLV Digital aqui

O que é o CSV?

O Certificado de Segurança Veicular (CSV) é um documento emitido pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) que aprova todas as alterações feitas nas configurações de fábrica do veículo.

Com o CSV, o automóvel está autorizado a circular já que continua com condições ideais de funcionamento e segurança.

Sem este selo, o Detran não irá permitir a regularização do carro em questão. É o CSV que irá fazer com que um novo CRV (Certificado de Registro de Veículo) seja emitido, informando as novas características do veículo.

E você sabe o que é o CRV e o que muda dele para o CRLV? Não? Então, acesse nosso blogpost completo sobre o assunto e entenda a diferença entre o CRV e o CRLV.

Quando é necessário emitir um CSV?

É necessários emitir um CSV sempre que você realizar uma mudança estrutural no seu veículo. Todas as modificações que podem ser feitas no veículo estão descritas na Resolução 292/2008 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito).

Entre elas, estão mudanças na suspensão para carro rebaixado, a instalação de GNV (Gás Natural Veicular) e alterações do sistema de iluminação.

Com exceção da troca da cor do veículo, da exclusão de dispositivo de transporte de carga para motonetas e motocicletas, e alterações para veículos de coleção ou competição, todas as demais mudanças exigem a emissão do CSV.

Vale destacar que, antes mesmo de fazer qualquer alteração no carro e emitir o certificado, o proprietário deve pedir uma autorização prévia para esta mudança junto ao Detran do seu Estado.

No estado do Rio de Janeiro, veículos GNV têm desconto no IPVA, o que motiva muitos motoristas por aplicativo e taxistas a realizarem a adaptação no combustível de seus automóveis. Acesse nossa matéria completa sobre os carros GNV no Rio de Janeiro e saiba quando eles economizam por mês.

Quanto custa o processo de emissão do CSV?

Em relação ao preço, é bastante difícil cravar quanto custa a emissão do certificado. Isso porque o valor vai depender de qual modificação será feita.

Para emitir o CSV de um carro rebaixado, por exemplo, será preciso desembolsar, em média, R$530. Já o CSV para a veículos movidos à Gàs Natural custa aproximadamente R$380. Ambas vistorias levam, em média, de 40 a 60 minutos.

Pensando em vender o carro? Veja 10 dicas para valorizar seu auto na hora da venda ou então saiba como funciona o processo de transferência de veículo.

CSV para acidente

Além da modificação dos veículos, um Certificado de Segurança Veicular também é exigido quando um carro se envolve em um acidente de médio ou grande porte. Isso ocorre porque, nestes casos, é preciso a troca de peças e itens de segurança do veículo para que ele possa voltar a circular.

Portanto, após estas alterações, é fundamental passar pela inspeção veicular para atestar a segurança do carro. Até que isso ocorra, a documentação do carro fica bloqueada no Detran.

Roubo, acidente, pane seca e assistência 24h. Conheça os principais tipos de seguro auto no Brasil e veja como escolher a melhor cobertura para você e seu carro.

Onde emitir o CSV?

Para uma empresa emitir um Certificado de Segurança Veicular, é preciso que ela seja credenciada junto ao Detran do estado.

Desta forma, é fundamental procurar por uma empresa autorizada para isso. No Detran de São Paulo, por exemplo, há uma página exclusiva para o encontro de uma Empresa Credenciada de Vistoria (ECV).

Vale destacar que o CSV possui validade estadual. Portanto, é possível fazer a vistoria em qualquer cidade do estado em que o veículo está registrado.

banner revisao zul+