O e-CRV é a versão digital do Certificado de Registro de Veículo que, desde o dia 4 de janeiro de 2021, não é mais emitido em papel moeda.

Desde então, o motorista que adquire um carro novo não recebe mais a documentação impressa, e é necessário fazer o cadastro do e-CRV nos aplicativos “CDT – Carteira Digital de Trânsito” ou no portal do Detran do seu Estado.

baixe o crlv digital no app Zul+

O que é o CRV?

O CRV (Certificado de Registro do Veículo) é o documento conhecido anteriormente como DUT (Documento Único de Transferência). Ele é emitido no momento em que o carro é emplacado e contém as informações de fábrica do veículo, como modelo, cor e outras características.

O CRV é necessário apenas quando há transferência de veículo, da residência do proprietário ou da alteração de categoria ou de qualquer característica física e mecânica. Ou seja, não é preciso andar com ele no dia-a-dia. Nesses casos, é preciso preenchê-lo e autenticá-lo em cartório.

Além disso, o CRV possui um código de segurança. Este número é fundamental para o download do CRLV digital no aplicativo Zul+ ou app Carteira Digital de Trânsito.

Veja todos os documentos necessários para vender o carro em nossa matéria completa sobre o tema.

Como obter o e-CRV?

A responsabilidade de fazer o cadastro do e-CRV é do Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados), portanto não cabe ao motorista. Desta forma, ao baixar o CRLV, seja pelo app Zul+ ou pelo app CDT – Carteira Digital de Trânsito ou pelo site do Detran, o CRV digital já vai estar junto.

Segundo o Portal de Serviços da Senatran, “o CRLV Digital continuará sendo emitido em meio digital, mas passará a valer como CRV e CLA (Certificado de Licenciamento Anual)”. Nesse caso, o processo para obter o e-CRV é por meio do download do CRLV Digital.

Como obter o e-CRV pelo Zul+?

O Zul+ é o app n° 1 para quem dirige hoje no Brasil. Tem estacionamento, CRLV, seguro auto, tag de pedágio sem mensalidade, IPVA, multas e licenciamento em 12x, valor de mercado e muito mais. Tudo isso em um só lugar. Baixe já o Zul+ no seu iPhone ou Android e tenha o app que simplifica a vida de todo motorista.

telas do app zul+ em crlv digital

1. Baixe o app Zul+;

Busque por “Zul+” na loja de aplicativos do seu dispositivo ou baixe o app aqui com o link direto: iPhone ou Android.

2. Faça seu cadastro pessoal e registre seu veículo;

Insira seu nome, CPF e e-mail para criar uma conta no app. Adicione também seu veículo.

3. Toque em “CRLV Digital”;

Depois de concluir o cadastro, toque em “CRLV Digital” na home do Zul+. Ou então, também é possível acessar o documento clicando na aba de “IPVA, Multas & Licenciamento”.

4. Solicite a emissão do CRLV;

Clique em “Solicitar documento” e pague a emissão do CRLV Digital (o valor da taxa varia de Estado, consulte no app). Após o pagamento da taxa, o documento leva, em média, até 5 dias úteis para ficar disponível no app.

Também é possível anexar o CRLV Digital no Zul+ de maneira gratuita caso você já tenha emitido o documento anteriormente. Para isso, basta você baixar o CRLV no site do Detran ou app CDT, enviar o arquivo para o seu celular e depois anexá-lo no app Zul+.

5. Pronto! Consulte o documento quando quiser.

Depois da emissão do documento no Zul+, você poderá consultar o documento em qualquer horário do dia, mesmo se estiver sem acesso à internet.

Como cadastrar e baixar o e-CRV no app CDT?

CRLV Digital celular do motorista

1) Pague a taxa de licenciamento;

O primeiro passo é fazer o pagamento do licenciamento seguindo o calendário do seu Estado. Caso haja algum débito pendente, será necessário quitá-lo também.

No app Zul+, o motorista pode consultar o valor da taxa e quitar o licenciamento em até 12x ou à vista no Pix.

2) Baixe o app CDT ou acesse o portal do Detran;

Depois, é preciso baixar o app “CDT – Carteira Digital de Trânsito” (iOS ou Android) ou acessar o portal do Detran.

3) No app CDT, informe o Renavam e o Código de Segurança do CRV;

Caso você tenha optado pelo aplicativo, após fazer o login, clique em “Veículos” e informe o Renavam e o código de segurança do CRV. Após isso, o documento já está disponível para consulta e download. Após o primeiro acesso, ele fica disponível também de forma offline.

4) No portal do Detran, informe a placa do veículo e um número de telefone.

Agora, caso você escolha fazer o download pelo portal do Detran, após o login, é necessário acessar “Licenciamento Digital (CRLV-e)”. Depois, é preciso informar o Renavam, a placa do veículo e um número de telefone para o qual será enviado um código por SMS. Por fim, é só fazer o download do documento e, se preferir, imprimi-lo em papel sulfite A4.

Quais as diferenças entre o CRV e o CRLV?

Por serem bem parecidas, as siglas confundem muitos motoristas. Porém, o CRV e o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos) possuem funções muito diferentes.

A principal diferença entre eles é que o CRLV é de porte obrigatório e deve ser renovado anualmente. Já o CRV é o documento de transferência e só deve ser utilizado quando o veículo for vendido ou sofrer alguma alteração física, como a mudança de cor ou até mesmo motor, por exemplo.

Para entender melhor as diferenças entre o CRV e o CRLV, acesse nossa matéria completa sobre o assunto.

Vendi meu carro. O que devo preencher no CRV?

Se o seu carro foi comprado antes de 2021, o processo se mantém o mesmo. Você deve preencher a ATPV (Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo) no verso do CRV impresso em papel moeda.

Já para aqueles que compraram um veículo em 2021 e não receberam ou não receberão mais o CRV impresso, será necessário pegar a ATPV digital.

Em alguns Estados, como São Paulo, a emissão da ATPV-e já pode ser feita pelo site do Detran. Em outros, porém, é preciso ir pessoalmente ao Departamento Estadual de Trânsito. Após informar os dados do vendedor e do comprador, o documento será impresso para que as assinaturas sejam  reconhecidas em cartório.

banner licenciamento com Pix ou em até 12x no Zul+ baixe o app