Você sabe o que é e-CRV? O e-CRV nada mais é que a versão digital do Certificado de Registro de Veículo (CRV), documentação que desde o dia 4 de janeiro de 2021 não é mais emitida em papel moeda.

Veja mais detalhes sobre o documento digital nesta publicação.

O que é o CRV?

Certificado de Registro do Veículo (CRV) é o documento conhecido anteriormente como Documento Único de Transferência (DUT). Ele é emitido no momento em que o carro é emplacado e contém as informações de fábrica do veículo, como modelo, cor e outras características.

O CRV é necessário apenas quando há transferência de veículo, da residência do proprietário ou da alteração de categoria ou de qualquer característica física e mecânica. Ou seja, não é preciso andar com ele no dia-a-dia.

Como emitir o e-CRV?

É possível consultar e emitir o e-CRV pelo app Carteira Digital de Trânsito (CDT), do governo federal. Para isso, baixe o app, faça o login, acesse o menu “Veículos” e siga as instruções para ter acesso ao documento.

Como consultar o e-CRV

Se você quiser verificar a autenticidade de um CRV-e, acesse o Portal de Serviços da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) e escolha a opção “Validar CRV”. Será necessário informar o CPF, placa, Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) e número de segurança do CRV.

Código de segurança CRV

No documento digital, o código do CRV pode ser encontrado logo abaixo das informações “Marca/modelo/versão” do automóvel, que, por sua vez, fica abaixo do espaço destinado ao “Código do Renavam”. Em modelos mais antigos, isto é, impressos, o código de segurança fica no topo do CRV.

CRV Digital ou e-CRV?

e-CRV, CRV-e, CRV Digital, CRV Eletrônico… Os documentos digitalizados estão sendo chamados de diferentes formas, mas todos fazem referência à versão eletrônica do CRV. Então, de certa forma, todas as nomenclaturas estão corretas.

Vendi meu carro. O que devo preencher no CRV?

Se o seu carro foi comprado antes de 2021, o processo se mantém o mesmo. Você deve preencher a ATPV (Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo) no verso do CRV impresso em papel moeda.

Já para aqueles que compraram um veículo em 2021 e não receberam ou não receberão mais o CRV impresso, será necessário pegar a ATPV digital.

Em alguns estados, como São Paulo, a emissão da ATPV-e já pode ser feita pelo site do Detran. Em outros, porém, é preciso ir pessoalmente ao Departamento Estadual de Trânsito. Após informar os dados do vendedor e do comprador, o documento será impresso para que as assinaturas sejam  reconhecidas em cartório.

App Zul+ está disponível para download em aparelhos Android e iOS

Não confunda CRV e CRLV

Por serem siglas similares, muitos motoristas acabam confundindo CRV com CRLV.

Enquanto o CRV é um documento destinado à venda de veículos, o CRLV é chamado também de “documento do carro”. É recomendado que o motorista sempre esteja com ele em mãos. Um jeito simples e fácil de conseguir este documento digital é utilizando o app Zul+, da Estapar.

Zul+ emite o CRLV Digital

Como emitir o CRLV

Primeiro, baixe o app Zul+ e certifique-se de ter o número do Renavam em mãos. A informação está no CRLV de 2023 ou de anos anteriores. Depois, acesse o menu “CRVL Digital” e siga os passos.

Baixe o app número 1 para quem dirige

O app Zul+ é a plataforma digital da Estapar, a maior rede de estacionamentos do Brasil, presente em 18 estados e no Distrito Federal. A empresa opera em 93 cidades, oferecendo mais de 468 mil vagas em aproximadamente 700 locais. Além disso, gerencia o sistema de estacionamento rotativo em 18 cidades, incluindo São Paulo. Com uma história de mais de quatro décadas de prestação de serviços ao público brasileiro, a companhia iniciou suas operações em 1981, em Curitiba (PR), e rapidamente se expandiu para o Rio de Janeiro e São Paulo.

Além do estacionamento rotativo, o Zul+ oferece pagamento de IPVA, licenciamento e multas em até 12 vezes, cotação e contratação de seguro auto, tag de pedágio sem mensalidade, reserva de vagas em aeroportos e arenas, entre outros. O app já conta com mais de 6 milhões de usuários em todo o Brasil.