A multa de rodízio SP é aplicada sempre que você sai de carro pela capital paulista no dia de restrição do seu veículo. Ao ser flagrado por um agente da CET ou radar eletrônico, o condutor é autuado com uma multa de gravidade média, no valor de R$130,16. 

A política de rodízio municipal tem o objetivo de controlar o número de automóveis nas ruas e avenidas da capital paulista, numa tentativa de reduzir o caótico trânsito nos horários de pico. De segunda a sexta-feira, aproximadamente 20% da frota de carros e caminhões da Grande São Paulo fica proibida de circular na cidade. 

Banner publicitario com foto do app Zul+ ao lado texto "Tem rodízio hoje? Descubra com o app Zul+".

Qual o valor da multa de rodízio SP?

A multa de rodízio SP custa R$130,16 e o motorista infrator leva também 4 pontos em sua CNH. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é infração média de trânsito circular com o carro em locais e horários não permitidos pela regulamentação.

Tem rodízio em São Paulo hoje? Veja aqui como descobrir e nunca mais sair de casa desavisado.

Como funciona a multa de rodízio?

Tudo vai depender do final da placa do carro. De acordo com cada dia da semana, duas placas são impedidas de transitar pelo centro expandido de São Paulo durante boa parte da manhã e da tarde/noite. O rodízio de veículos funciona da seguinte maneira:

Dia da semana

Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira
Finais de placas que não podem circular 1 e 2 3 e 4 5 e 6 7 e 8

9 e 0

O horário do dia também deve ser levado em consideração. Na pandemia do coronavírus, o rodízio de veículos em São Paulo voltou a funcionar das 7h às 10h da manhã e das 17h às 20h da noite.

Antes do coronavírus, o horário de funcionamento tradicional do rodízio SP era divido em dois períodos: na manhã, das 7h às 10h e no final da tarde/começo da noite, das 17h às 20h. Assim, mesmo que fosse o dia do seu rodízio, você ainda poderia circular pela região do centro expandido de São Paulo durante os intervalos de livre circulação.

Rodízio

Horário
Livre circulação

Das 20h01 às 6h59 e das 10h01 às 16h59

Rodízio ativo

Das 7h às 10h da manhã e das 17h às 20h da noite

E não são todas ruas e avenidas de São Paulo que fazem parte da medida. Como dissemos anteriormente, a zona de rodízio é apenas a região do centro expandido da capital paulista. 

mapa do rodizio de sao paulo

Isto é, o mapa de rodízio abrange desde a Mooca (Zona Leste) até a Vila Leopoldina (Zona Oeste), e da Saúde (Zona Sul) até o Bom Retiro (Zona Norte). 

As avenidas que estão no limite desse mapa e fazem a margem da zona de rodízio são: 

  • Marginal Pinheiro (Zona Oeste); 
  • Avenida Salim Farah Maluf (Zona Leste);
  • Avenida dos Bandeirantes (Zona Sul);
  • Marginal Tietê (Zona Norte).

Banner publicitário alerta de rodízio Zul mais

Quem tem direito à isenção do rodízio em São Paulo?

De segunda a sexta-feira, a circulação é restrita para carros e caminhões. Aos sábados, domingos e feriados, o rodízio é suspenso. Além disso, a restrição não se aplica a motocicletas, táxis, transporte escolar, guinchos, veículos de serviços essenciais e de emergência.

Vai abastecer e tá na dúvida com qual combustível escolher? Acesse nosso blogpost completo sobre tipos de combustível no Brasil e veja qual o melhor para o seu carro.

Como se livrar da multa de rodízio?

A maneira mais fácil de se livrar da multa de rodízio SP é não circular por São Paulo durante os horários de restrição. É simples. Porém, muitas pessoas dependem do próprio carro para cumprir as tarefas do dia-a-dia como ir ao trabalho, à faculdade, buscar o filho na escola etc.

Nesse caso, a primeira e única dica para se livrar da multa de rodízio é estar atento aos horário de restrição. E a melhor maneira de saber se o rodízio para o seu carro está ativo ou não é com o Zul+

No app, você consegue visualizar onde você está dentro do mapa da zona de rodízio e ainda pode configurar alertas no seu celular sempre que começar e acabar a restrição do seu veículo.

Quantos minutos de tolerância tem o rodízio?

Não há tolerância alguma. A política de rodízio de veículo em São Paulo é extremamente rigorosa. Por exemplo, o rodízio começa exatamente às 7h da manhã. Se um motorista de com a placa do dia for flagrado dirigindo na região do centro expandido às 7h01min, ele será multado. Da mesma forma que esse mesmo motorista pode estar circulando na mesma região exatamente às 10h01min.

Foi multado injustamente? Veja o que fazer para recorrer uma multa de trânsito em nosso blogpost completo sobre recursos de multa.

Como saber se tomei multa de rodízio?

Há diversas maneiras de descobrir se você foi multado por rodízio em São Paulo, mas a mais fácil delas é com o app Zul+. Disponível na App Store e no Google Play, o aplicativo permite que você descubra se você levou a multa de rodízio e outra qualquer. Tudo de maneira muito simples, rápida e segura. 

Basta adicionar seu veículo no app e consultar suas infrações de trânsito. Se você encontrar alguma, ainda consegue parcelar o pagamento em até 12x no Zul+

Outra maneira de descobrir se você tomou multa de rodízio é acessar o portal do Detran-SP ou esperar receber em casa a carta de aviso da autuação. No entanto, com a pandemia, a notificação dos motoristas que cometeram alguma infração de trânsito está suspensa, assim como o aviso de multa por rodízio. Então, é possível que você só seja avisado da infração, após o fim da quarentena.

Posso ser multado mais de uma vez no dia de rodízio?

É possível sim ser multado mais de uma vez no dia do rodízio. Um mesmo carro pode ser autuado com a multa de rodízio duas vezes. Primeiro, na parte da manhã, depois, na parte da noite. Ou seja, o motorista só será multado mais de uma vez no dia de rodízio caso saísse com seu carro nos dois horários de restrição. 

Um mesmo carro não será autuado mais de uma vez no mesmo período. Isto é, se um motorista saísse de manhã no dia do seu rodízio, fosse multado e depois encontrasse novamente com um agente de trânsito, ele não será autuado novamente.

Banner publicitario com foto do app Zul+ ao lado texto "Tem rodízio hoje? Descubra com o app Zul+".