A multa de rodízio SP é aplicada quando um motorista dirige na capital paulista no dia e horário de restrição do veículo. Se for flagrado por um agente da CET ou radar eletrônico, ele pode ser multado.

O rodízio municipal visa controlar o número de veículos nas ruas e avenidas da cidade para reduzir o trânsito caótico nos horários de pico. De segunda a sexta-feira, cerca de 20% da frota de carros e caminhões da Grande São Paulo não pode circular na cidade.

Confira algumas particularidades sobre a multa de rodízio SP nesta publicação!

Qual o valor da multa de rodízio SP?

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é uma infração grave circular com o carro em locais e horários não permitidos pela regulamentação. Isso significa que ao ser autuado por causa de rodízio, o motorista terá que desembolsar R$ 130,16 para pagar a multa e receber 4 pontos aplicados na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Qual o horário do rodízio em SP?

O horário do rodízio SP em 2024 é das 7h às 10h e das 17h às 20h de segunda a sexta-feira para carros e caminhões. Cada dia da semana, carros que terminam com determinados números têm sua mobilidade restrita no centro expandido de São Paulo. Sendo: segunda-feira (placas com final 1 ou 2), terça-feira (placas com final 3 ou 4), quarta-feira (placas com final 5 ou 6), quinta-feira (placas com final 7 ou 8) e sexta-feira (placas com final 9 ou 0). As regras de rodízio não valem aos sábados, domingos e nem feriados.

Qual a zona de rodízio?

O local do rodízio foi decidido há muitos anos e o perímetro é sempre o mesmo. As avenidas limites para circulação, conforme você pode verificar no mapa abaixo, são: Marginal Pinheiro (Zona Oeste), Avenida Salim Farah Maluf (Zona Leste), Avenida dos Bandeirantes (Zona Sul) e Marginal Tietê (Zona Norte).

Como evitar a multa de rodízio?

A forma mais simples de evitar a multa é não circular em São Paulo durante os horários de restrição. Então, a dica é estar atento aos horários de restrição, que podem ser consultados no app Zul+, a plataforma digital da Estapar, e pelo qual você também pode configurar alertas.

Banner publicitário alerta de rodízio Zul mais

Existe tolerância no rodízio?

Não há tolerância. O rodízio é rigoroso. Se o rodízio começa às 7h, ser flagrado dirigindo às 7h01 já resulta em multa. O mesmo vale para o final do período de restrição.

Posso ser multado mais de uma vez no dia de rodízio?

Sim. Um motorista pode ser multado duas vezes no mesmo dia, uma de manhã e outra à noite.

Quem tem direito à isenção do rodízio em São Paulo?

Veículos de serviços essenciais (Corpo de Bombeiros, ambulâncias, viaturas de polícia, coleta de lixo, transporte público etc), transporte escolar, táxis, veículos elétricos, guinchos, serviço funerário e de pessoas com mobilidade reduzida tem isenção do rodízio de veículos. Leia aqui como requerer isenção para veículos dirigidos ou que transportem PcDs.

Como saber se tem rodízio hoje em São Paulo?

O cronograma de rodízio é sempre o mesmo, podendo o rodízio ser suspenso em situações como greve de trabalhadores do transporte público ou enchentes, por exemplo. Motoristas que queiram receber um alerta de rodízio para que não se esqueçam das regras podem baixar o app Zul+ Clique aqui para baixar o app.

Carros com placas de outros municípios precisam respeitar o rodízio?

Sim. Todos devem obedecer as mesmas regras.

Banner publicitario com foto do app Zul+ ao lado texto "Tem rodízio hoje? Descubra com o app Zul+".

Como saber se recebi uma multa de rodízio?

Existem alguns caminhos para saber se um carro foi autuado por desobedecer o rodízio municipal. Um deles é consultar o site da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), na área destinada à “consulta de multas” (clique aqui). Outra forma simples é utilizando o app Zul+, que mostra todas as multas recebidas e que precisam ser pagas de acordo com a documentação do veículo (clique aqui para download).

É possível contestar uma multa de rodízio?

Sim. Todos podem recorrer de uma multa de trânsito. Para isso é necessário reunir documentos que comprovem que a multa foi aplicada de forma incorreta e abrir um recurso. Para o trâmite, informa a CET, não é necessário contratar advogado e nem despachante. Veja um exemplo de requerimento que deve ser enviado por carta para Jari (1ª Instância).