O rodízio SP é uma política de mobilidade urbana adotada na capital paulista com o objetivo de reduzir o número de congestionamentos na cidade durante os horários de pico. A restrição de circulação varia de acordo com o dia da semana e o final da placa do automóvel.

IPVA Multas Licenciamento

Por isso, quem sai de carro em São Paulo precisa saber se é o dia do rodízio da sua placa. Desrespeitá-lo gera multa de gravidade média, no valor de R$ 130,16, além de -4 pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

Você pode consultar o rodízio SP pelo aplicativo Zul+. É só cadastrar seu veículo no app para saber qual o dia em que a circulação da sua placa tem restrição. Além disso, o Zul+ disponibiliza um mapa indicativo da área de rodízio para consulta.

Para te ajudar a entender melhor como funciona o rodízio SP, o time do Zul+ preparou este conteúdo trazendo as principais dúvidas para quem tem placas com finais 7 ou 8.

  • O que é o rodízio SP?
  • Como funciona o rodízio de veículos em São Paulo?
  • Qual é o dia de rodízio para placas de final 7 e 8?
  • Qual é o horário do rodízio SP?
  • Quais ruas e avenidas de SP têm rodízio?

O que é o rodízio SP?

Criada no dia 3 de outubro de 1997, a lei n° 12.490 tem como objetivo melhorar o trânsito da capital paulista por meio da redução do número de veículos em circulação ao mesmo tempo nas ruas e avenidas da cidade.

Com isso, aproximadamente 20% da frota de carros e caminhões da Grande São Paulo fica proibida de circular na cidade de segunda a sexta-feira, segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego).

Como funciona o rodízio de veículos em São Paulo?

O rodízio em São Paulo funciona de acordo com o número final da placa e o dia da semana. Caso a placa do veículo termine com o número do dia de rodízio, ele é proibido de circular dentro do horário e zona de rodízio.

Quais os dias das placas de final 1 e 2?
Quais os dias das placas de final 3 e 4?
Quais os dias das placas de final 5 e 6?
Quais os dias das placas de final 9 e 0?

Qual é o dia de rodízio para placas de final 7 e 8?

De acordo com cada dia da semana, duas placas são impedidas de transitar pelo centro expandido da cidade de São Paulo durante boa parte da manhã e da tarde/noite.

Dessa forma, as placas de final 7 ou 8 não podem circular às quintas-feiras, conforme a tabela abaixo:

Dia da semanaSegunda-feiraTerça-feiraQuarta-feiraQuinta-feiraSexta-feira
Finais de placas que não podem circular1 e 23 e 45 e 67 e 89 e 0

Qual é o horário do rodízio SP?

O rodízio de veículos em São Paulo também leva em consideração o horário do dia, funcionando das 7h às 10h, na parte da manhã, e das 17h às 20h, à noite.

Ou seja, mesmo sendo o seu dia de rodízio, você ainda pode circular pela região do centro expandido da cidade durante os intervalos de livre circulação.

RodízioHorário
Livre circulaçãoDas 20h01 às 6h59 e das 10h01 às 16h59
Rodízio ativoDas 7h às 10h da manhã e das 17h às 20h da noite

Quais ruas e avenidas de SP têm rodízio?

Não são todas as ruas e avenidas de São Paulo que fazem parte do rodízio. A região abrangida fica no centro expandido da capital paulista.



Todas as ruas e avenidas de São Paulo dentro da zona de rodízio (mapa acima) têm restrição de circulação. A zona de rodízio abrange desde a Vila Leopoldina (Zona Oeste) até a Mooca (Zona Leste) e do Bom Retiro (Zona Norte) até o bairro da Saúde (Zona Sul).

As avenidas que estão no limite desse mapa e fazem a margem da zona de rodízio são:
 

  • Marginal Pinheiro (Zona Oeste); 
  • Avenida Salim Farah Maluf (Zona Leste);
  • Avenida dos Bandeirantes (Zona Sul);
  • Marginal Tietê (Zona Norte).

Posso andar no meu bairro em dia de rodízio?

Caso o seu bairro esteja dentro da zona de rodízio e seja o dia da restrição para o seu veículo, você não pode andar com o carro. Se um agente de trânsito, policial ou radar eletrônico flagrar você dirigindo durante o horário do rodízio, você poderá ser multado.

Veículos de outras cidades são isentos do rodízio SP?

Não. Os veículos de outras cidades não são isentos do rodízio SP. A medida de restrição vale para todos os carros e caminhões do Brasil que passarem pela capital paulista.

Quem tem direito à isenção do rodízio em São Paulo?

De segunda a sexta-feira, a circulação é restrita para carros e caminhões. Aos sábados, domingos e feriados, o rodízio é suspenso. Além disso, a restrição não se aplica a motocicletas, táxis, transporte escolar, guinchos, veículos de serviços essenciais e de emergência.

Como saber se tomei multa de rodízio SP?

Há diversas maneiras de descobrir se você foi multado por rodízio em São Paulo, mas a mais fácil delas é com o app Zul+, disponível na App Store e no Google Play. Com o aplicativo, você pode consultar se levou uma multa de rodízio ou outra qualquer. Tudo de maneira simples, rápida e segura.

Para isso, adicione seu veículo no app e consulte se possui infrações de trânsito. Se você encontrar alguma, ainda pode parcelar o pagamento em até 12x.

Outra maneira de descobrir se você tomou multa de rodízio é acessar o portal do Detran-SP ou esperar receber em casa a carta de aviso da autuação.

Se você tem o veículo registrado em São Paulo, existe uma maneira mais fácil de dar entrada na transferência de pontos para outro condutor no DSV Digital.

Quer saber mais sobre como funciona o rodízio em São Paulo? Então, acesse os conteúdos do Zul+ sobre o tema.

consulte e pague