O rodízio SP é uma política de mobilidade urbana adotada na capital paulista com o objetivo de reduzir o número de congestionamentos na cidade durante os horários de pico. A restrição de circulação varia de acordo com o dia da semana e o final da placa do automóvel.

Por isso, quem sai de carro em São Paulo precisa saber se é o dia do rodízio da sua placa. Desrespeitá-lo gera multa e perda de pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

Pelo  aplicativo Zul+, você pode consultar o dia da sua placa. É só cadastrar seu veículo no app para saber quando a circulação do seu veículo tem restrição. Além disso, o Zul+ disponibiliza um mapa indicativo da área de rodízio para consulta.

Para te ajudar a entender melhor como funciona o rodízio SP, o time do Zul+ preparou este conteúdo trazendo as principais dúvidas. Veja a seguir:

O que é o rodízio SP?

O rodízio SP é uma política de mobilidade urbana adotada na capital paulista com o objetivo de reduzir o número de congestionamentos na cidade durante os horários de pico.

Criada no dia 3 de outubro de 1997, a lei n° 12.490 tem como objetivo melhorar o trânsito da capital paulista por meio da redução do número de veículos em circulação ao mesmo tempo nas ruas e avenidas da cidade.

Com isso, aproximadamente 20% da frota de carros e caminhões da Grande São Paulo fica proibida de circular na cidade de segunda a sexta-feira, segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego).

Como funciona o rodízio de veículos em São Paulo?

O rodízio em São Paulo funciona de acordo com o número final da placa e o dia da semana. Caso a placa do veículo termine com o número do dia de rodízio, ele é proibido de circular dentro do horário e zona de rodízio.

Quais os dias das placas de final 1 e 2?
Quais os dias das placas de final 3 e 4?
Quais os dias das placas de final 5 e 6?
Quais os dias das placas de final 7 e 8?
Quais os dias das placas de final 9 e 0?

Qual é o dia de rodízio para cada placa?

De acordo com cada dia da semana, duas placas são impedidas de transitar pelo centro expandido da cidade de São Paulo durante boa parte da manhã e da tarde/noite, conforme a tabela abaixo. Aos sábados, domingos e feriados, o rodízio é suspenso.

Dia da semanaSegunda-feiraTerça-feiraQuarta-feiraQuinta-feiraSexta-feira
Finais de placas que não podem circular1 e 23 e 45 e 67 e 89 e 0

Qual é o horário do rodízio SP?

O rodízio de veículos em São Paulo também leva em consideração o horário do dia, funcionando das 7h às 10h, na parte da manhã, e das 17h às 20h, à noite.

Ou seja, mesmo sendo o seu dia de rodízio, você ainda pode circular pela região do centro expandido da cidade durante os intervalos de livre circulação.

RodízioHorário
Livre circulaçãoDas 20h01 às 6h59 e das 10h01 às 16h59
Rodízio ativoDas 7h às 10h da manhã e das 17h às 20h da noite

Quais ruas e avenidas de SP têm rodízio?

Não são todas as ruas e avenidas de São Paulo que fazem parte do rodízio. A região abrangida fica no centro expandido da capital paulista.



Todas as ruas e avenidas de São Paulo dentro da zona de rodízio (mapa acima) têm restrição de circulação. A zona de rodízio abrange desde a Vila Leopoldina (Zona Oeste) até a Mooca (Zona Leste) e do Bom Retiro (Zona Norte) até o bairro da Saúde (Zona Sul).

As avenidas que estão no limite desse mapa e fazem a margem da zona de rodízio são:
 

  • Marginal Pinheiro (Zona Oeste); 
  • Avenida Salim Farah Maluf (Zona Leste);
  • Avenida dos Bandeirantes (Zona Sul);
  • Marginal Tietê (Zona Norte).

Posso andar no meu bairro em dia de rodízio?

Caso o seu bairro esteja dentro da zona de rodízio e seja o dia da restrição para o seu veículo, você não pode andar com o carro. Se um agente de trânsito, policial ou radar eletrônico flagrar você dirigindo durante o horário do rodízio, você poderá ser multado.

Veículos de outras cidades são isentos do rodízio SP?

Não. Os veículos de outras cidades não são isentos do rodízio SP. A medida de restrição vale para todos os carros e caminhões do Brasil que passarem pela capital paulista.

Zul+ chega em Santo André, São Bernardo e São Carlos

Quando o rodízio SP é suspenso?

Em geral, dificilmente o rodízio é suspenso em São Paulo. A política de restrição só costuma ser paralisada quando a rotina da capital paulista é gravemente afetada, como em dias de forte chuva ou quando há a paralisação do transporte público, por exemplo. Como já dito anteriormente, o rodízio não funciona aos sábados, domingos e feriados.

Quem tem direito à isenção do rodízio?

De segunda a sexta-feira, a circulação é restrita para carros e caminhões. Além disso, a restrição não se aplica a:

  • Veículos de transporte público;
  • Motocicletas;
  • Transporte escolar;
  • Guinchos;
  • Veículos de serviços públicos essenciais;
  • Veículos elétricos;
  • Veículos de transporte de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, segundo decreto n° 58.584.

Se você tem o veículo registrado em São Paulo, existe uma maneira mais fácil de dar entrada na transferência de pontos para outro condutor no DSV Digital.

Qual o valor da multa de rodízio?

A multa de rodízio custa R$ 130,16. Embora a medida seja exclusiva no município de São Paulo, circular no dia do seu rodízio, ainda que a placa de seu veículo seja de outro município, é considerada uma infração. 

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar em locais e horários não permitidos é considerada uma infração de trânsito de natureza média e, além da multa, prevê acréscimo de 4 pontos na CNH do motorista.

Como saber se tomei multa de rodízio SP?

Há diversas maneiras de descobrir se você foi multado por rodízio em São Paulo, mas a mais fácil delas é com o app Zul+, disponível na App Store e no Google Play. Com o aplicativo, você pode consultar se levou uma multa de rodízio ou outra qualquer. Tudo de maneira simples, rápida e segura.

Para isso, adicione seu veículo no app e consulte se possui infrações de trânsito. Se você encontrar alguma, ainda pode parcelar o pagamento em até 12x.

Outra maneira de descobrir se você tomou multa de rodízio é acessar o portal do Detran-SP ou esperar receber em casa a carta de aviso da autuação.

Foi multado injustamente? Veja o que fazer para recorrer a uma multa de trânsito em nosso blogpost completo sobre recursos de multa.

Como se livrar da multa de rodízio?

A maneira mais fácil de se livrar da multa de rodízio SP é não circular por São Paulo durante os horários de restrição. É simples. Porém, muitas pessoas dependem do próprio carro para cumprir as tarefas do dia a dia, como ir ao trabalho, à faculdade, buscar o filho na escola etc.

Nesses casos, a primeira e única dica para se livrar da multa de rodízio é estar atento aos horários de restrição. E a melhor maneira de saber se o rodízio para o seu carro está ativo ou não é com o Zul+

No app, você consegue visualizar sua localização dentro do mapa da zona de rodízio e ainda pode configurar alertas no seu celular sempre que começar e acabar a restrição do seu veículo.

Quantos minutos de tolerância tem o rodízio?

Não há tolerância alguma. A política de rodízio de veículos em São Paulo é extremamente rigorosa. Por exemplo, o rodízio começa exatamente às 7h da manhã. Se um motorista com a placa do dia for flagrado dirigindo na região do centro expandido às 7h01, ele será multado. Da mesma forma que esse mesmo motorista pode estar circulando na mesma região exatamente às 10h01.

Posso ser multado mais de uma vez no dia de rodízio?

É possível sim ser multado mais de uma vez no dia do rodízio. Um mesmo carro pode ser autuado com a multa de rodízio duas vezes. Primeiro, na parte da manhã, depois, na parte da noite. Ou seja, o motorista só será multado mais de uma vez no dia de rodízio caso saia com seu carro nos dois horários de restrição. 

Um mesmo carro só não será autuado mais de uma vez no mesmo período. Isto é, se um motorista sair de manhã no dia do seu rodízio, a partir das 7h, for multado e depois encontrar outro agente de trânsito ainda antes das 10h, ele não será autuado novamente.