A estipulação de horário de rodízio em SP existe há mais de 20 anos, desde 1997, para combater a poluição do ar. Consequentemente, essa estratégia também organiza o trânsito ao reduzir a quantidade de veículos em circulação.

Quer dizer, o objetivo do rodízio é restringir a circulação de automóveis em determinados dias da semana, dependendo do último dígito da placa do veículo. Porém, é preciso que os condutores se preparem com antecedência, evitando imprevistos e dores de cabeça. 

Pensando nisso, preparamos este post para esclarecer as suas principais dúvidas sobre o assunto. Continue a leitura e veja:

  • O que é o rodízio de placas?
  • Por que o rodízio de placas foi implementado?
  • Que horas começa e termina o rodízio de placas em SP?
  • Qual a multa para quem descumpre o horário de rodízio de placas?
  • Quais áreas fazem parte do rodízio de placas em SP?
  • Como saber se é área de rodízio em SP?

O que é o rodízio de placas?

O rodízio de placas é uma medida adotada em algumas cidades, como São Paulo. A ideia é simples: em dias específicos da semana, carros com determinados números finais de placa não podem circular na cidade.

Por exemplo, se o rodízio estiver em vigor nas segundas-feiras para carros com placas terminadas em 1 e 2, eles não podem circular nesse dia. Na terça-feira, pode ser a vez dos veículos com placas terminadas em 3 e 4, e assim por diante, entende?

Por que o rodízio de placas foi implementado?

O rodízio de placas foi implementado para resolver o trânsito caótico e a poluição do ar. A seguir, saiba mais detalhes!

Trânsito caótico

Muitas cidades, especialmente as maiores como São Paulo, tem um grande número de carros nas ruas, o que pode causar congestionamentos. Assim, o rodízio foi criado para reduzir a quantidade de veículos circulando em dias específicos, aliviando o trânsito e tornando as ruas mais organizadas.

Poluição do ar

Quanto mais carros em circulação, mais poluição do ar. Por isso, o rodízio ajuda a diminuir a emissão de poluentes, já que menos carros estão nas ruas em determinados dias. Isso é importante para melhorar a qualidade do ar e a saúde da população.

Que horas começa e termina o rodízio de placas em SP?

O horário do rodízio em SP vai de 7h às 10h, e de 17h às 20h. É importante ficar por dentro desses horários para não desrespeitá-lo, sendo penalizado com multa e pontos na carteira. Essa penalização é aplicada mesmo se você estiver só de passagem pela cidade.

Qual a multa para quem descumpre o horário de rodízio de placas?

A multa para quem descumpre o horário de rodízio de placas é de R$ 130,16 e 4 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Além disso, não existe tolerância para o descumprimento dessa regra. 

Ou seja, se um veículo estiver circulando em desacordo com o rodízio, já pode ser sujeito à aplicação da multa e à pontuação na CNH. Isso ocorre mesmo que por apenas alguns minutos fora do horário permitido.

Quais áreas fazem parte do rodízio de placas em SP?

O rodízio de placas em São Paulo se aplica a locais específicos, como:

  • Vila Leopoldina (Zona Oeste); 
  • Mooca (Zona Leste); 
  • Bom Retiro (Zona Norte);
  • Bairro da Saúde (Zona Sul). 

Já as avenidas incluídas no rodízio de placa em SP são: 

  • Marginal Pinheiro (Zona Oeste); 
  • Avenida Salim Farah Maluf (Zona Leste); 
  • Avenida dos Bandeirantes (Zona Sul); 
  • Marginal Tietê (Zona Norte).

Como saber se é área de rodízio em SP?

Para saber se uma área em São Paulo está sujeita ao rodízio de placas, existem algumas dicas simples. Confira!

Consulte a tabela de rodízio

Verifique a tabela que indica os dias e horários em que a circulação do seu veículo é restrita, baseada no último dígito da placa. Por exemplo, se sua placa termina em 1 ou 2, há restrições em determinados dias, como segundas-feiras.

Observe as placas de sinalização

Confira as placas nas ruas que indicam os dias e horários de restrição. Elas ajudam a garantir que você esteja ciente das regras enquanto circula pela cidade. Isso porque, as áreas inclusas no rodízio contam com placas informando a restrição.

Conte com aplicativos e sites

Recorra a aplicativos e sites que forneçam informações atualizadas sobre o rodízio em São Paulo. Assim, você descobre se seu veículo pode circular em determinados momentos e até recebe alerta para recordar as restrições.

Esteja consciente das exceções

Saiba que alguns veículos, como ambulâncias, carros de polícia, transporte público e táxis, podem circular independentemente das restrições. Além disso, veículos híbridos ou elétricos podem ser autorizados a circular, por emitirem menos poluentes.

Se atualize frequentemente

As regras do rodízio podem sofrer alterações para melhorar a organização do trânsito. Então, é importante se informar sobre possíveis alterações nas regras para evitar surpresas e multas desnecessárias.

Como evitar multas com ajuda do Zul+?

O Zul+ é um aplicativo que, entre outras funções, ajuda você a se informar a qualquer momento se o Rodízio SP está ativo ou não. E ainda, você recebe alerta para diminuir ainda mais o risco de multas.

Evite multas por rodízio com o Zul+

E aí, tirou as suas principais dúvidas sobre o horário de rodízio em SP e outras informações relacionadas? Como você viu, essa estratégia existe para combater a poluição do ar na cidade ao reduzir a quantidade de veículos em circulação. Quem descumprir as regras, paga uma multa e leva 4 pontos na carteira.Com o nosso aplicativo, é possível evitar multas por rodízio. Isso ocorre ao conferir o mapa onde é permitido circular e receber alerta para evitar o risco de uma multa. Baixe o nosso aplicativo e saiba mais sobre ele!

Perguntas Frequentes

Qual é o horário do rodízio de placa em São Paulo?

O horário do rodízio de placa em São Paulo é das 7h às 10h da manhã e das 17h às 20h da tarde, de segunda a sexta-feira.

Qual é o valor da multa de rodízio?

O valor da multa por descumprimento do rodízio em São Paulo é de R$130,16.

Quais são as áreas de rodízio em São Paulo?

As áreas de rodízio em São Paulo são divididas em 6 zonas: Centro Expandido, Centro, Leste, Norte, Oeste e Sul.

Pode andar na Marginal no rodízio?

Não, a Marginal Pinheiros e a Marginal Tietê estão incluídas nas restrições do rodízio municipal de veículos em São Paulo.