Todo motorista que vai dirigir pela capital paulista precisa saber se tem rodízio hoje em São Paulo. A medida restringe a circulação de veículos de segunda a sexta-feira em dois horários de pico diferentes: das 7h às 10h da manhã e das 17h às 20h da noite.

E tudo vai depender do final da placa do veículo. Em cada dia da semana, dois números específicos ficam proibidos de circular pela cidade. Se a placa terminar com o número do dia, o motorista não pode sair com seu carro dentro do horário e zona de rodízio. Em qualquer outra hora do dia, ele é livre para ir onde quiser e não corre o risco de ser multado.

banner zul+ veja se o rodizio sp está ativo

Tem rodízio hoje?

A melhor maneira de descobrir se tem rodízio hoje em São Paulo é com o Zul+. No app, você configura alertas para receber sempre que o seu rodízio estiver ativo. Assim, você nunca sai de casa desavisado. E, caso o rodízio seja suspenso, o Zul+ também te avisa. Baixe já o app no seu iPhone ou Android.

Quais placas podem rodar hoje?

Dia da semana

Final da placa

Segunda-feira

1 e 2

Terça-feira

3 e 4
Quarta-feira

5 e 6

Quinta-feira

7 e 8

Sexta-feira

9 e 0

A que horas começa o rodízio?

Pela manhã, o rodízio em São Paulo começa às 7h. Já no período da tarde, o rodízio se inicia às 17h.

A que horas acaba o rodízio?

No período da manhã, o rodízio SP termina às 10h. Já pela tarde/noite, o rodízio se encerra às 20h.

Qual a zona de rodízio em São Paulo?

mapa do rodizio de sao paulo
A zona do rodízio abrange desde a Vila Leopoldina (Zona Oeste) até a Mooca (Zona Leste) e do Bom Retiro (Zona Norte) até o bairro da Saúde (Zona Sul).

As avenidas limites são: Marginal Pinheiro (Zona Oeste), Avenida Salim Farah Maluf (Zona Leste), Avenida dos Bandeirantes (Zona Sul) e Marginal Tietê (Zona Norte).

Rodízio está suspenso hoje?

Dificilmente o rodízio é suspenso em São Paulo. Sua função é importante para a cidade, já que reduz em 20% o número de veículos nas ruas e avenidas durante os horários de pico. Dessa maneira, o rodízio costuma ser suspenso apenas quando ocorrem problemas que compliquem os deslocamentos da população.

Por exemplo, em dias de forte chuva ou quando há a paralisação do transporte público, o rodízio de veículos em São Paulo é suspenso. Nos dois casos, a rotina da capital paulista é gravemente afetada.

Então, para saber se o rodízio está suspenso hoje, você pode buscar a informação nos portais de notícias de São Paulo ou nas estações de rádio da cidade. Porém, a maneira mais fácil de descobrir é com o Zul+. O app te avisa em primeira mão sempre que o rodízio estiver suspenso em São Paulo.

Tá chovendo na capital paulista? Veja quais são os principais pontos de alagamento na cidade segundo dados da CET e evite as enchente de São Paulo. 

Quem tem direito à isenção do rodízio?

Veículos de transporte público, motocicletas, transporte escolar, guinchos e veículos de serviços públicos essenciais estão isentos ao rodízio SP.

De acordo com o decreto n° 58.584 de dezembro 2018, veículos elétricos e de transporte de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida também têm direiro à isenção do rodízio.

Qual o valor da multa de rodízio?

A multa de rodízio custa R$130,16. Embora a medida seja exclusiva no município de São Paulo, circular no dia do seu rodízio, ainda que a placa de seu veículo seja de outro município, é considerado infração. 

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar em locais e horários não permitidos é considerado infração de trânsito de natureza média e, além da multa, prevê acréscimo de 4 pontos na CNH do motorista.

Veja tudo o que pode acontecer caso você deixe de pagar uma multa de trânsito em nosso blogpost completo sobre o assunto.

Posso ser multado mais de uma vez por dia?

Sim. O motorista pode ser autuado com a multa de rodízio duas vezes por dia, no período da manhã (das 7h às 10h) e no período da noite (das 17h às 20h)

banner aplicativo Zul+ tudo do carro em um único app