Se você dirige pela capital paulista, você precisa saber na ponta da língua se tem rodizio hoje em São Paulo. Isso porque desobedecer a legislação municipal pode render multas e pontos na carteira de motorista.
Para saber se o seu automóvel está com a circulação restrita e se tem rodízio hoje em São Paulo, confira as regras neste blogpost.
Qual é o horário do rodízio em SP?
O horário do rodízio SP em 2024 é das 7h às 10h e das 17h às 20h de segunda a sexta-feira para carros e caminhões — motos estão isentas do cronograma de rodízio.
Veja o funcionamento completo na tabela abaixo para saber se tem rodízio hoje em São Paulo:
- Final da placa 1 e 2: Rodízio segunda-feira das 7h às 10h e das 17h às 20h
- Final da placa 3 e 4: Rodízio terça-feira das 7h às 10h e das 17h às 20h
- Final da placa 5 e 6: Rodízio quarta-feira das 7h às 10h e das 17h às 20h
- Final da placa 7 e 8: Rodízio quinta-feira das 7h às 10h e das 17h às 20h
- Final da placa 9 e 0: Rodízio sexta-feira das 7h às 10h e das 17h às 20h
Qual a zona de rodízio em São Paulo?
O local do rodízio foi decidido há muitos anos e o perímetro é sempre o mesmo. As avenidas limites para circulação, conforme você pode verificar no mapa abaixo, são: Marginal Pinheiro (Zona Oeste), Avenida Salim Farah Maluf (Zona Leste), Avenida dos Bandeirantes (Zona Sul) e Marginal Tietê (Zona Norte).
Ou seja, você pode até circular pelo bairro se for o dia do seu rodízio, mas não deve cruzar os limites estabelecidos.
Para que serve o rodízio em São Paulo?
A prefeitura de São Paulo implementou o rodízio em 1997 par reduzir o tráfego, melhorar a mobilidade urbana e reduzir a poluição na cidade. A medida testada pela primeira vez em 1996.
Como saber se tem rodízio hoje em São Paulo?
Quer saber se tem rodízio hoje em São Paulo? A regra é sempre a mesma: depende do dia da semana e do número final da placa do seu veículo, sempre nos mesmos horários.
Confira o esquema na tabela abaixo:
A melhor maneira de descobrir se tem rodízio hoje em São Paulo é com o Zul+. No app, você configura alertas para saber em primeira mão sempre que o seu rodízio estiver ativo ou suspenso. Assim, você nunca sairá de casa desavisado.
Principais dúvidas sobre rodízio em São Paulo
Tem rodízio aos feriados?
Não. O rodízio funciona somente em dias úteis. Portanto, não há rodízio de veículos durante os feriados.
Há rodízio aos fins de semana?
Não. O rodízio funciona sempre de segunda a sexta-feira.
Que horas começa o rodízio em São Paulo?
O rodízio em São Paulo começa às 7h no período da manhã e termina às 10h. Já durante a tarde, a restrição começa às 17h e encerra-se às 20h. Fora dos períodos citados, a circulação é livre para veículos de todas as placas.
Quando o rodízio é suspenso?
Dificilmente o rodízio é suspenso em São Paulo. A política de restrição só costuma ser paralisada quando a rotina de São Paulo é gravemente afetada, como em dias de forte chuva ou quando há a paralisação do transporte público, por exemplo. As regras de rodízio não são aplicáveis durante feriados. Eventualmente, o rodízio pode ser suspenso durante as férias escolares e no período de festas de fim de ano, a depender da comunicação específica.
Portanto, pode ser estratégico sempre verificar o noticiário antes de sair de casa.
Dica: o app Zul+ oferece alerta de rodízio de acordo com a placa cadastrada por cada usuário, além de uma série de outras funcionalidades, com destaque à Zona Azul de São Paulo e de outros 17 municípios em todo o Brasil. Sempre que você precisar saber se tem rodizio hoje em sp, consulte o app!
Existe isenção do rodízio em São Paulo?
Sim, algumas categorias podem ser isentas de participação no rodízio.
Conforme a prefeitura, algumas delas são:
- Veículos de transporte público
- Motocicletas
- Transporte escolar
- Táxis
- Guinchos
- Veículos de serviços públicos essenciais (carros de polícia, ambulância etc)
- Veículos elétricos
- Veículos de transporte de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, segundo decreto n° 58.584
Inclusive, PcDs ou carros que fazem o transportem PcDs podem fazer o cadastro de isenção do rodízio municipal pelo portal 156 da Prefeitura. Leia mais detalhes nesta publicação.
Qual o valor da multa de rodízio?
Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar em locais e horários não permitidos é considerado infração de trânsito de natureza média e, além da multa de R$ 130,16, prevê acréscimo de 4 pontos na CNH do motorista.
Posso ser multado mais de uma vez por dia?
Sim. Você pode ser autuado com a multa de rodízio duas vezes por dia, no período da manhã (das 7h às 10h) e no período da noite (das 17h às 20h). Portanto, busque obedecer as regras de trânsito para evitar penalidades financeiras e pontos na carteira de motorista.
Como saber se tomei uma multa por rodízio?
Motoristas que estejam com dúvidas se foram autuados ou não podem consultar o site da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), na área destinada à “consulta de multas”, ou utilizar o app Zul+. Pelo app, basta entrar no menu “IPVA, Multas e Licenciamento” e depois selecionar “Multas – Consulta e pagamento”.
Tem rodízio hoje em SP; carros de outras cidades podem ser multados?
Muitas pessoas se perguntam “tem rodízio hoje em SP mesmo para carros de placas de outros estados e cidades?”. A resposta é sim. Embora o rodízio de veículos seja uma determinação exclusiva do município de São Paulo, circular em dias e horários restritos, ainda que a placa de seu veículo seja de outra cidade ou até mesmo estado, é considerado infração de trânsito.
Regularize a situação do seu veículo com Zul+
Mantenha o Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) e licenciamento anual em dia. A não realização do licenciamento dentro do prazo pode resultar em sanções, com destaque à impossibilidade de transferir a propriedade do veículo. O motorista também está sujeito à receber multa por infração gravíssima no valor de R$ 293,47 mais 7 pontos na carteira, além da possibilidade de apreensão do carro e remoção para o pátio municipal pelas autoridades competentes em caso de fiscalização.
Motoristas com veículos registrados no Estado de São Paulo podem ter um alívio nas contas ao parcelar multas, IPVA e até o licenciamento em 12 parcelas por meio do app Zul+. Veja nesta publicação detalhes sobre o parcelamento do licenciamento e também do IPVA.