Se existe uma coisa que todo motorista deveria ter medo é de andar com o licenciamento atrasado. De acordo com o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), o documento do carro deve ser renovado anualmente. E para isso, é necessário pagar a taxa de licenciamento do Detran

No entanto, alguns proprietários acabam deixando de quitar o tributo dentro do calendário de vencimento, o que pode trazer muita dor de cabeça. O licenciamento atrasado gera multa, juros, pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e até apreensão do veículo.

Mas não se preocupe! Neste artigo, o time do Zul+ te conta tudo o que você precisa saber sobre licenciamento atrasado e ainda te mostra o passo a passo de como pagar a taxa em até 12x com o aplicativo.

banner zul+ licenciamento do carro em até 12x no app

O que acontece se atrasar o pagamento do licenciamento?

Como comentamos acima, atrasar o pagamento do licenciamento do carro gera multa de trânsito, pontos na carteira de motorista, juros sobre o valor da taxa e o veículo ainda pode ser retido pela polícia.

1) Multa de trânsito;

De acordo com o CTB, andar com um veículo que não esteja devidamente licenciado e registrado é uma infração de trânsito gravíssima.

Qual o valor da multa de licenciamento atrasado?

O valor da multa de licenciamento atrasado é de R$293,47. 

2) Pontos na CNH;

Como qualquer outra infração gravíssima, a multa de licenciamento atrasado gera 7 pontos na CNH.

3) Licenciamento atrasado tem juros;

O licenciamento atrasado tem juros sobre o valor da taxa. Em estados como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, o juro por licenciamento atrasado é de 0,33% por dia de atraso até alcançar o limite de 20%, o que ocorre em 60 dias. 

Além disso, o licenciamento atrasado também sofre juros mensais baseados na taxa Selic. Dessa forma, quando o motorista for quitar a taxa de licenciamento do seu carro em atraso, notará um aumento no valor fixo cobrado gerado pela multa e juros.

O IPVA do seu carro também está atrasado? Veja o que fazer e como parcelar o débito em até 12x aqui.

4) Inscrição na dívida ativa;

Em SP, RJ e MG, o licenciamento atrasado pode entrar na dívida ativa após 60 dias de atraso. E, com o nome inscrito na dívida ativa, você não poderá solicitar crédito ou vender o carro, por exemplo. 

5) Apreensão do veículo;

Caso você seja flagrado dirigindo com licenciamento vencido, seu carro será retido pela polícia e levado ao pátio até que a documentação seja regularizada.

policial faz bliz em rodovia para checar licenciamento

Pode apreender veículo com licenciamento atrasado?

Sim, o veículo pode ser apreendido com licenciamento atrasado. De acordo com o artigo 230 do CTB, inciso V, conduzir um veículo sem o licenciamento tem como penalidade a apreensão do automóvel.

Depois de apreendido, o veículo segue para o pátio, onde permanece até a documentação ser regularizada. Para saber o valor da diária em um pátio e o que fazer para recuperar o automóvel, acesse nosso blogpost completo sobre carro apreendido.

Quanto tempo tenho para andar com o licenciamento vencido?

É muito importante esclarecer que não há tolerância para licenciamento atrasado. Você deve quitar a taxa de acordo com o calendário do seu estado. Ou seja, o limite para andar com o licenciamento vencido é o mês de vencimento do seu licenciamento.

Em São Paulo, o calendário funciona de mês em mês conforme o final da placa do veículo. Confira as datas de vencimento abaixo:

Vencimento Licenciamento 2021 SP

Placa

Quando vence?

Final 1

Abril
Final 2

Maio

Final 3

Junho
Final 4

Julho

Final 5 e 6

Agosto
Final 7

Setembro

Final 8

Outubro
Final 9

Novembro

Final 0

Dezembro

Pode andar com licenciamento vencido na pandemia?

Não, você não pode andar com o licenciamento vencido na pandemia. Mesmo com o coronavírus, a regularização e renovação do documento do carro continuou igual. 

Você deve consultar o vencimento do CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo) e quitar a taxa de acordo com o calendário do seu estado. 

Veja como imprimir o CRLV Digital 2021 do seu carro em nosso blogpost completo sobre o assunto.

Como faço para pagar o licenciamento atrasado?

Baixe o app clicando na imagem e pague os tributos do seu carro em até 12x. Válido apenas para veículos registrados nos estados de São Paulo e Paraná.

1. Baixe o aplicativo Zul+ em seu celular;

Acesse o site oficial do app ou baixe o Zul+ para iPhone ou Zul+ para Android

2. Cadastre o seu veículo no app;

Adicione o modelo, placa e Renavam do seu carro no Zul+;

3. Consulte o valor do licenciamento atrasado;

Após o cadastro do veículo, consulte o valor do licenciamento atrasado SP do seu carro.

4. Selecione a forma de pagamento;

Escolha a melhor condição de pagamento para quitar o licenciamento atrasado do seu veículo. O app Zul+ permite você pagar à vista utilizando Pix ou parcelar em até 12x com cartão de crédito.

5. Deslize para pagar.

Depois de confirmar as informações, basta deslizar o dedo para concluir o pagamento.

Pode andar com o documento vencido mas pago?

Não. Em nenhuma hipótese, o recibo de pagamento do documento do carro pode ser utilizado como documento. Dessa maneira, enquanto você não tiver baixado o CRLV Digital do ano corrente, você não poderia estar rodando com o veículo.

Veja tudo sobre o CRLV Digital em nosso blogpost completo sobre o documento eletrônico do carro.

banner app zul+ seu carro mais completo