Quem sai de carro na capital paulista precisa saber se é o dia do rodízio SP. A restrição de circulação varia de acordo com o dia da semana e o final da placa do automóvel.
Além disso, desrespeitar o rodízio em São Paulo gera multa de gravidade média, no valor de R$ 130,16, e menos 4 pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação).
Pelo aplicativo Zul+, você pode consultar o dia da sua placa. É só cadastrar seu veículo no app para saber quando a circulação do seu veículo tem restrição. Além disso, o Zul+ disponibiliza um mapa indicativo da área de rodízio para consulta.
Para te ajudar a entender melhor como funciona o rodízio SP, o time do Zul+ preparou este conteúdo trazendo as principais dúvidas para quem tem placas com finais 9 ou 0.
- O que é o rodízio SP?
- Como funciona o rodízio de veículos em São Paulo?
- Qual é o dia de rodízio para placas de final 9 e 0?
- Qual é o horário do rodízio SP?
- Quais ruas e avenidas de SP têm rodízio?
O que é o rodízio SP?
O rodízio SP é uma política de mobilidade urbana adotada na capital paulista com o objetivo de reduzir o número de congestionamentos na cidade durante os horários de pico.
Criada no dia 3 de outubro de 1997, a lei n° 12.490 tem como objetivo melhorar o trânsito da capital paulista por meio da redução do número de veículos em circulação ao mesmo tempo nas ruas e avenidas da cidade.
Com isso, aproximadamente 20% da frota de carros e caminhões da Grande São Paulo fica proibida de circular na cidade de segunda a sexta-feira, segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego).
Como funciona o rodízio de veículos em São Paulo?
O rodízio em São Paulo funciona de acordo com o número final da placa e o dia da semana. Caso a placa do veículo termine com o número do dia de rodízio, ele é proibido de circular dentro do horário e zona de rodízio.
Quais os dias das placas de final 1 e 2?
Quais os dias das placas de final 3 e 4?
Quais os dias das placas de final 5 e 6?
Quais os dias das placas de final 7 e 8?
Qual o dia de rodízio para placas de final 9 e 0?
De acordo com cada dia da semana, duas placas são impedidas de transitar pelo centro expandido da cidade de São Paulo durante boa parte da manhã e da tarde/noite.
Dessa forma, as placas de final 9 ou 0 não podem circular às sextas-feiras, conforme a tabela abaixo:
Dia da semana | Segunda-feira | Terça-feira | Quarta-feira | Quinta-feira | Sexta-feira |
Finais de placas que não podem circular | 1 e 2 | 3 e 4 | 5 e 6 | 7 e 8 | 9 e 0 |
Qual é o horário do rodízio SP?
O rodízio de veículos em São Paulo também leva em consideração o horário do dia, funcionando das 7h às 10h, na parte da manhã, e das 17h às 20h, à noite.
Ou seja, mesmo sendo o seu dia de rodízio, você ainda pode circular pela região do centro expandido da cidade durante os intervalos de livre circulação.
Rodízio | Horário |
Livre circulação | Das 20h01 às 6h59 e das 10h01 às 16h59 |
Rodízio ativo | Das 7h às 10h da manhã e das 17h às 20h da noite |
Quais ruas e avenidas de SP têm rodízio?
Não são todas as ruas e avenidas de São Paulo que fazem parte do rodízio. A região abrangida fica no centro expandido da capital paulista.
Todas as ruas e avenidas de São Paulo dentro da zona de rodízio (mapa acima) têm restrição de circulação. A zona de rodízio abrange desde a Vila Leopoldina (Zona Oeste) até a Mooca (Zona Leste) e do Bom Retiro (Zona Norte) até o bairro da Saúde (Zona Sul).
As avenidas que estão no limite desse mapa e fazem a margem da zona de rodízio são:
- Marginal Pinheiro (Zona Oeste);
- Avenida Salim Farah Maluf (Zona Leste);
- Avenida dos Bandeirantes (Zona Sul);
- Marginal Tietê (Zona Norte).
Posso andar no meu bairro em dia de rodízio?
Caso o seu bairro esteja dentro da zona de rodízio e seja o dia da restrição para o seu veículo, você não pode andar com o carro. Se um agente de trânsito, policial ou radar eletrônico flagrar você dirigindo durante o horário do rodízio, você poderá ser multado.
Veículos de outras cidades são isentos do rodízio SP?
Não. Os veículos de outras cidades não são isentos do rodízio SP. A medida de restrição vale para todos os carros e caminhões do Brasil que passarem pela capital paulista.
Quem tem direito à isenção do rodízio em São Paulo?
De segunda a sexta-feira, a circulação é restrita para carros e caminhões. Aos sábados, domingos e feriados, o rodízio é suspenso. Além disso, a restrição não se aplica a motocicletas, táxis, transporte escolar, guinchos, veículos de serviços essenciais e de emergência.
Como saber se tomei multa de rodízio SP?
Há diversas maneiras de descobrir se você foi multado por rodízio em São Paulo, mas a mais fácil delas é com o app Zul+, disponível na App Store e no Google Play. Com o aplicativo, você pode consultar se levou uma multa de rodízio ou outra qualquer. Tudo de maneira simples, rápida e segura.
Para isso, adicione seu veículo no app e consulte se possui infrações de trânsito. Se você encontrar alguma, ainda pode parcelar o pagamento em até 12x.
Outra maneira de descobrir se você tomou multa de rodízio é acessar o portal do Detran-SP ou esperar receber em casa a carta de aviso da autuação.
Se você tem o veículo registrado em São Paulo, existe uma maneira mais fácil de dar entrada na transferência de pontos para outro condutor no DSV Digital.
Quer saber mais sobre como funciona o rodízio em São Paulo? Então, acesse os conteúdos do Zul+ sobre o tema.