O mês da segurança viária no Brasil começou – o chamado Maio Amarelo. Este é um movimento iniciado em 2014, com o objetivo de alertar a sociedade civil e o poder público para a questão das mortes no trânsito no país. Segundo dados do ONSV (Observatório Nacional de Segurança Viária), baseados no DataSUS (do Ministério da Saúde), o número de pessoas que perderam a vida em ocorrências de trânsito foi de 32.716 em 2020, um aumento de 2,41% em relação ao ano anterior.

Essa alta no total de vítimas, lembra o próprio ONSV, é preocupante se for considerado que 2020 foi o primeiro ano da pandemia de Covid-19, quando tiveram início restrições de circulação no país e no mundo. Fazendo uma divisão simples, é como se o Brasil registrasse quase 90 mortes no trânsito por dia. Para se ter uma ideia, a queda de avião com o time da Chapecoense, em 2016, teve 71 vítimas.

Para alertar para a importância do tema, o blog Zul Digital vai publicar uma série de textos a respeito neste mês, com dicas sobre direção defensiva (também chamada de segura) para evitar acidentes e manutenção do veículo. Fique de olho em nosso conteúdo!

Por que o mês de maio?
A ideia para o Maio Amarelo surgiu depois que a Assembleia-Geral das Nações Unidas decretou, em maio de 2011, a Década de Ação pela Segurança no Trânsito. No mundo, mais de 3,5 mil pessoas morrem diariamente no trânsito, o que equivale a quase 1,3 milhão de mortes evitáveis a cada ano, além de cerca de 50 milhões de pessoas lesionadas.

Atualmente, essa é a principal causa de morte de crianças e jovens em todo o mundo. No ano passado, a ONU renovou a meta de reduzir em 50% o número de mortes no mundo para os anos entre 2021-2030, criando assim a Segunda Década de Ação.

Por que amarelo?
O amarelo simboliza a atenção, e também a sinalização e advertência no trânsito. Por exemplo, o semáforo amarelo indica a iminência da parada obrigatória. E o semáforo amarelo piscante adverte a existência de perigo na via.

Outro exemplo do significado da cor amarela quando falamos de carro é na Fórmula 1 a bandeira amarela alerta os pilotos sobre perigo na pista. Quando duas bandeiras amarelas são balançadas, o piloto deve parar o carro porque a pista está obstruída.


Tema da campanha Maio Amarelo em 2022 é “Juntos Salvamos Vidas”

Estatísticas
Segundo o ONSV, nove em cada 10 casos de acidentes no trânsito são provocados por falhas humanas. Isso inclui fatores como falta de atenção e desrespeito à legislação.

As lesões ocorridas no trânsito são a principal causa de morte entre crianças e jovens de 5 a 29 anos.

Homens correm maior risco de morrer por acidentes de trânsito do que mulheres. Cerca de três quartos (73%) de todas as mortes ocorrem entre jovens do sexo masculino com menos de 25 anos – que têm quase três vezes mais chances de morrer em acidentes de trânsito do que mulheres jovens.

– Pedestres, motociclistas e ciclistas são as principais vítimas fatais, representando quase 49% do total.

– Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), 93% das mortes no trânsito ocorrem em países de baixa e média renda – como o Brasil, embora estes concentrem aproximadamente 60% dos veículos do mundo.

– Os acidentes nas vias custam aos países cerca de 3% de seus PIBs (Produto Interno Bruto).

Perguntas Frequentes

O que é a campanha de Maio Amarelo?

A campanha Maio Amarelo é um movimento internacional que busca conscientizar a sociedade sobre a segurança no trânsito, promovendo ações e debates para reduzir acidentes e mortes nas vias, destacando a importância do respeito às leis e à vida.

Porque o movimento Maio Amarelo ocorre em maio?

O movimento Maio Amarelo ocorre em maio porque coincide com a data em que a ONU decretou o “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”, visando reduzir acidentes e mortes nas vias ao redor do mundo.

Qual é o público alvo do Maio Amarelo?

O público-alvo do Maio Amarelo são todos os indivíduos que transitam nas vias, incluindo pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas, visando conscientizá-los sobre a importância da segurança no trânsito e da redução de acidentes.

Qual é o dia do Maio Amarelo?

O Maio Amarelo não é celebrado em um único dia, mas sim durante todo o mês de maio, com eventos, campanhas e ações voltadas para a conscientização sobre a segurança no trânsito.

Leia também
Suspensão do carro: como saber se há algo errado?
Airbag do carro: conheça os principais tipos
Qual a hora certa de trocar os pneus do carro?