É cada vez maior o número de pessoas que busca incluir em sua rotina pequenos hábitos para reduzir o impacto ambiental. O ato de dirigir também pode contribuir para a mobilidade urbana sustentável, com a adoção de algumas medidas para ajudar a reduzir a emissão de poluentes na atmosfera.

No próximo domingo, 5 de junho, comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente e, por isso, separamos algumas dicas para promover uma mobilidade mais sustentável:

Não usar o carro para pequenas distâncias
A correria do dia a dia faz com que a maioria dos motoristas use o carro para percorrer distâncias curtas. É uma oportunidade para o condutor avaliar se ele não poderia andar a pé ou de bicicleta para se locomover a determinados locais. O hábito de caminhar é importante para a saúde e bem-estar. Explorar sua vizinhança a pé ou nas proximidades de seu trabalho será agradável e ajudará a descobrir locais interessantes para visitar.

Carona solidária
Além da economia nos gastos com combustível, dar carona para amigos, vizinhos ou familiares é fundamental para reduzir o número de carros em circulação. É uma forma de fazer uma viagem mais agradável, trocar ideias e até estreitar o relacionamento com as pessoas. Fica mais barato e confortável para todos e ajuda no combate à poluição.

Se você tem filhos em idade escolar, por exemplo, uma boa pedida é combinar com um grupo de pais do mesmo colégio – e que mora próximo – uma escala em que cada um leva e busca as crianças em determinados dias da semana. O mesmo pode funcionar com colegas de trabalho.

Dar carona para ir ou voltar do trabalho é uma forma de dividir custos e reduzir o número de carros em circulação

Dirigir de forma tranquila
Todos sabem que dirigir em altas velocidades é perigoso e não respeitar os limites estabelecidos pela lei de trânsito está fora de cogitação para um motorista consciente. Por mais que esteja atrasado, o condutor deve sempre ter em mente que a segurança vem em primeiro lugar.

Manutenção preventiva em dia
Todo motorista consciente sabe o quanto ela é importante, mas é sempre bom reforçar. Um veículo com problemas pode aumentar a emissão de poluentes, sem contar o risco de acidentes por falha mecânica. O melhor a fazer é levá-lo a uma oficina de confiança para fazer um “check-up geral”, não apenas quando programar uma viagem.

Separamos algumas dicas para você ficar de olho quando fazer a manutenção preventiva no carro e em quais partes dele.

Considere trocar para um carro híbrido ou elétrico
Hoje, os carros a combustão ainda apresentam maior autonomia. Porém, os carros híbridos, que combinam as tecnologias de veículos a combustão e elétricos, têm ganhos parecidos aos automóveis mais comuns.

Já o veículo 100% elétrico não emite gases poluentes e pode ser recarregado em redes específicas ou mesmo em tomadas comuns. E, apesar do alto custo na hora da compra, a manutenção é bem mais barata, por não exigir gastos com a troca de componentes como óleo lubrificante, embreagem, transmissão, correias, sistema de arrefecimento e injeção de combustível.

Elétrico ou híbrido: em qual veículo vale investir?

Rotas inteligentes para ganhar tempo e fugir do trânsito
Consultar aplicativos sobre o melhor caminho ou para checar se a rota escolhida tem alguma obstrução é uma alternativa. Além de ajudar a fugir de congestionamentos, os aplicativos mostram como está o tráfego e ajudam a planejar o percurso de forma mais eficiente e ganhar tempo.

Leia também
O que é a mobilidade urbana sustentável?
10 iniciativas inovadoras no Brasil e no mundo para a mobilidade urbana