O conceito de direção defensiva – também chamada de direção segura – gira em torno de uma série de ações no trânsito que os motoristas devem seguir para ajudar a preservar a sua vida e a dos outros. “É a forma de dirigir que permite a você reconhecer antecipadamente as situações de perigo e prever o que pode acontecer com você, com seus acompanhantes, com o seu veículo e com os outros usuários da via”, explica a cartilha “Direção Defensiva”, publicada em 2005 pelo governo federal.

Este é o mês da segurança viária no Brasil – o chamado Maio Amarelo. A campanha tem o objetivo de alertar a sociedade civil e o poder público para a questão das mortes no trânsito no país. Por isso, o blog Zul Digital vai publicar uma série de textos sobre o tema neste mês. A seguir, veja as nossas dicas de direção segura:

Como dirigir na serra com neblina

Dirigir com neblina forte requer alguns cuidados. O primeiro deles é desacelerar, diminuindo para uma velocidade com a qual você se sinta seguro. Mantenha uma distância segura do veículo que estiver na frente. Se necessário, saia das faixas da esquerda, que são mais rápidas, e se guie pelas faixas pintadas na pista, sem deixar de prestar atenção ao que está na sua frente. Ligue os faróis baixos (nunca altos!), porque o reflexo na neblina torna mais difícil enxergar. E nunca ligue o pisca-alerta, porque ele só deve ser usado por veículos parados, nunca em movimento. Se for necessário parar, procure um posto de gasolina ou outra alternativa, porque o acostamento não é seguro. Importante também ter o carro com a manutenção em dia, especialmente as luzes, como a regulagem dos faróis, a luz de freio e o pisca-alerta, os pneus e freios. E não esqueça das palhetas do limpador de para-brisa.

Qual a melhor forma de ajustar os retrovisores?

Para ajustar os retrovisores do seu carro é importante começar regulando o banco do motorista, para achar a posição mais confortável para você. Depois, abra os retrovisores laterais ao máximo e vá gradualmente fechando o ângulo até que uma parte da traseira do veículo apareça no reflexo. Se você estiver vendo uma parte grande da lateral do carro, você está aumentando o chamado ponto cego, o que eleva também o risco de acidentes.

Já o retrovisor interno precisa refletir a maior área possível do vidro traseiro. Inclusive, evite colocar no tampo do porta-malas objetos que possam atrapalhar a visão, como sacolas ou bolsas. O recomendado é não ter que ficar movimentando a cabeça ou o corpo para conseguir enxergar os retrovisores.

Uma curiosidade é que muitos carros hoje têm espelhos diferentes. O do lado esquerdo, o lado do motorista, costuma ter a lente plana. O do lado direito (do passageiro), geralmente é convexo ou biconvexo, que amplia a imagem refletida. Assim, os objetos refletidos parecem estar mais perto.

De quem é a preferência em uma rotatória?

O CTB (Código de Trânsito Brasileiro) define que a preferência é sempre de quem já está trafegando pela rotatória. A exceção é se houver alguma sinalização indicando a preferência em algum dos sentidos – aquela placa que mostra um triângulo de cabeça pra baixo, com a borda vermelha e o miolo branco. Mas vamos combinar que o trânsito precisa de mais gentileza, né? Então, se estiver na dúvida, não vai custar mais que alguns segundos deixar o outro veículo passar. E se houver algum pedestre no cruzamento, a preferência é sempre dele.

Placa indica “dê a preferência” na rotatória

Qual a distância mínima que se deve manter de um ciclista?

A distância correta que se deve manter ao ultrapassar um ciclista é de 1,5 metro. O CTB estabelece, inclusive, que não guardar essa distância é uma infração média, punida com multa de R$ 130 e 4 pontos na habilitação. Mas também é obrigatório reduzir a velocidade ao fazer essa ultrapassagem. E, nesse caso, o descumprimento é considerado infração gravíssima, com multa de R$ 293 e 7 pontos na carteira. A lógica do trânsito seguro é que o maior deve sempre cuidar do menor. Então, numa ordem de preferência, temos os veículos pesados, como caminhões e ônibus, depois carros, motos, bicicletas e, por fim, o pedestre. E se todo mundo seguir essa lógica, teremos um trânsito muito mais gentil e menos violento.

O que fazer quando o veículo à esquerda está muito lento?

O CTB determina que as ultrapassagens devem ser feitas sempre pela esquerda. Essa inclusive é considerada uma infração média, com multa de R$ 130 e 4 pontos na carteira. Mas existe uma exceção: quando o carro da frente estiver sinalizando que vai entrar à esquerda, seja num cruzamento ou numa garagem ou estacionamento, por exemplo.

Importante entender também o que é considerado uma ultrapassagem no CTB. Basicamente, é o movimento de mudar de faixa para ultrapassar um carro em menor velocidade, retornando à faixa de origem. Então, se você já estiver na faixa da direita, pode seguir na velocidade permitida sem problemas. Vale lembrar que não dar passagem pela esquerda quando solicitado também é infração média, com a mesma multa de R$ 130 e os 4 pontos na habilitação. E isso vale mesmo se o carro de trás estiver acima da velocidade permitida.

Se alguém me fecha mesmo sendo minha a preferência, o que devo fazer?

Não há o que fazer quando esse tipo de situação acontece. Então, é sempre bom dirigir com cautela, antecipando eventuais ações inesperadas de outros motoristas, pedestres, ciclistas ou motoqueiros. Afinal, todos nós podemos cometer erros, certo? Mantenha uma distância segura, trafegue na velocidade permitida, sinalize quando for mudar de faixa ou fazer conversões.

E lembre que a lógica de um trânsito seguro é sempre o maior cuidar do menor. Então, se você está de carro, tenha cuidado especial com motos, bicicletas e pedestres que estejam ao redor. Também não vale a pena sair batendo boca por aí, né? Discussões de trânsito podem acabar muito mal. É por isso que existe o Maio Amarelo, para destacar que todos podemos ser mais atentos e gentis no trânsito.

Qual a distância mínima pra ficar do carro da frente na estrada?

O CTB não estabelece uma distância mínima, mas andar colado no carro da frente pode ser considerado infração grave, com multa de R$ 195 e 5 pontos na carteira de habilitação. Para saber qual a melhor distância do carro da frente, imagine se ele parar de repente, quanto tempo você vai precisar para frear também. E isso depende de vários fatores, como a velocidade, o peso e o tipo do freio do carro, além das condições do pavimento.

O mais seguro é manter a distância de um carro a cada 20 km/h. Então, se você está a 60 km/h, são três carros de distância. Se estiver a 120km/h, são seis. Uma dica é a chamada regra dos 2 segundos: escolha um ponto fixo à beira da via ou da estrada e comece a contar pausadamente quando o veículo da frente passar por ele, até que você chegue nesse ponto. Se esse tempo for de 2 segundos ou mais, a distância é segura.

É verdade que dirigir devagar demais em alguma via pode causar acidente?

Dirigir devagar demais pode sim ser perigoso, além de ser considerado infração média, com multa de R$ 130 e 4 pontos na carteira. Mas existem exceções. Veja o que diz o CTB: “transitar com o veículo em velocidade inferior à metade da velocidade máxima estabelecida para a via, retardando ou obstruindo o trânsito, a menos que as condições de tráfego e meteorológicas não o permitam, salvo se estiver na faixa da direita.”

Então, se estiver chovendo ou com neblina, você não só pode como deve andar mais devagar. E mesmo que o tempo esteja bom, se você precisar reduzir a velocidade, use as faixas da direita e deixe as da esquerda para quem está mais rápido.

Quais cuidados devo tomar ao dirigir em regiões com muita chuva e risco de alagamento?

Dirigir na chuva com segurança depende de uma série de ações, que começam inclusive antes de enfrentar a tempestade. Você deve ter os pneus e as palhetas do limpador de para-brisa em bom estado, por exemplo.

Na hora do temporal, reduza a velocidade, mantenha uma distância segura do carro da frente, acenda o farol baixo e evite freadas bruscas e curvas muito rápidas. Em caso de aquaplanagem (quando o pneu perde o contato com o solo por causa de uma lâmina de água) não freie ou mude de direção. Segure firmemente no volante e tire o pé do acelerador até recuperar o controle.

Se perceber qualquer risco de alagamento, procure um lugar mais alto para esperar até a situação melhorar. Se a água estiver passando do meio da roda, já não é mais seguro dirigir. Até porque você não vai saber a profundidade, nem conseguir ver buracos, pedras ou outros obstáculos. Mas se você for obrigado a rodar, acelere para manter a rotação do motor alta e não troque de marcha.

Também evite andar atrás de outros carros, ou até ônibus e caminhões, porque eles provocam ondulações que podem piorar a situação. E considere seriamente a possibilidade de abandonar o carro, afinal sua segurança é mais importante do qualquer coisa.



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