Que as mulheres são reconhecidas por serem mais cuidadosas no trânsito, isso muita gente já sabe. Na semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, esta percepção é reforçada por dados: levantamento realizado pelo Infosiga-SP (Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo) comprova que elas são menos propensas a mortes no trânsito.

Em 2022, dos 3.361 condutores que morreram em decorrência de acidentes de trânsito, 92,7% eram homens, enquanto apenas 7,3% eram do sexo feminino. Quando considerado o número total de mortes, incluindo passageiros e pedestres, esse índice chega a 82,5% de homens e 17,5% de mulheres.


Homens ainda são maioria entre os habilitados

É verdade que os homens são a maioria dos motoristas habilitados no País, mas a diferença é bem menor do que a proporção de vítimas. De acordo com dados da Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito), há 77,5 milhões de Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) ativas, das quais 50,3 milhões (65%) pertencem ao sexo masculino e 27,2 milhões ao feminino (35%).

“Os números indicam que as mulheres realmente são mais prudentes ao volante. Elas se mostram mais cuidadosas com a condução dos veículos e com a prática de direção defensiva, envolvendo-se em menos acidentes, proporcionalmente aos homens. Essa característica, além de contribuir para um trânsito mais seguro, se reflete, de forma geral, em valores menores para a contratação de seguros”, afirma André Brunetta, Diretor de Inovação e Digital da Estapar.

Motorista sem multa já pode se cadastrar para receber benefícios

Mulheres cometem menos infrações

Outro fator que reforça a excelência das mulheres como motoristas é o índice de multas. Segundo estatísticas do aplicativo Zul+, 79% das multas pagas pelo app são cometidas por homens, contra 21% das mulheres, número abaixo, proporcionalmente, à quantidade de usuárias da plataforma (37%). Por outro lado, as mulheres praticamente dividem a contratação dos microsseguros, representando 49% das operações. Essa função, disponibilizada pelo Zul+ apenas na cidade de Curitiba, é contratada pelos motoristas após deixarem o veículo estacionado e costuma cobrir pequenos danos ou furtos de objetos deixados no interior do automóvel.

Como praticar uma mobilidade mais sustentável

mulher sorrindo dirigindo ao volante
Segundo o Infosiga, apenas 7,3% dos condutores que morreram no trânsito em 2022 no Estado de SP eram do sexo feminino

Pague multas pelo Zul+

Para motoristas, homens ou mulheres, o aplicativo Zul+ oferece diversas funcionalidades. No caso de autuações no trânsito, é bem simples efetuar o pagamento. Primeiro, o motorista deve fazer o download gratuito do app para iOS ou Android.

O próximo passo é fazer o cadastro do veículo, clicar no botão de multas e escolher a forma de pagamento. Entre as opções, o cliente pode pagar por Pix à vista ou pelo cartão de crédito em até 12 vezes.

Pelo app também é possível preparar o documento para entrar com um recurso de multa. Basta responder a um formulário, pagar a taxa e receber o documento para enviar ao órgão responsável pela autuação.

Já em relação aos microsseguros, o condutor compra o estacionamento via app Zul+ em uma área coberta pela EstaR Curitiba e uma mensagem sobre a aquisição do microsseguro é disponibilizada. Ao ativar, os objetos que estiverem no interior do automóvel ficam automaticamente protegidos.