Nesta quarta-feira, 27 de julho, é comemorado o Dia do Motociclista, data dedicada a todos que andam de moto, seja por conta do trabalho ou pela paixão em sentir o vento no corpo enquanto roda pela cidade ou viaja pela estrada.

No Brasil, o número de pessoas habilitadas com a CNH (Carteira Nacional Habilitação) na categoria A (que permite conduzir motos) cresceu 50,9% nos últimos dez anos. Até o final do ano passado, 35,2 milhões de pessoas estavam aptas a dirigir esse tipo de veículo, segundo a Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares).

motociclista dirige moto em estrada nas montanhas

Ainda de acordo com a Abraciclo, a frota nacional ultrapassa as 30 milhões de motos. A produção anual é de 1,2 milhão de unidades, tornando o Brasil o 6º maior produtor mundial.

Para ter o documento da moto no celular, baixe o app Zul+ e solicite a emissão do CRLV

Mais números no Brasil
A proporção no país é de uma motocicleta para cada 7 habitantes, segundo a Abraciclo. O Sudeste concentra 42,1% dos habilitados. Na sequência, aparecem as regiões Sul (20,2%), Nordeste (18,9%), Centro Oeste (11,1%) e Norte (7,7%).

O uso para se locomover foi apontado por 78% das pessoas que compram uma moto como o principal motivo para adquirir o veículo. Lazer ficou em segundo lugar, com 45%, seguido por trabalho (9%).

Como surgiu o Dia do Motorista no Brasil

Mulheres sobre duas rodas
O número de mulheres motociclistas cresceu 83,7% nos últimos dez anos, informa a Abraciclo, totalizando 8.287.808 em 2021. Ainda assim, os homens representam a maioria entre os habilitados (76,5%), enquanto o sexo feminino é responsável por 23,5% do total.

As mulheres escolhem mais os veículos do tipo motoneta (como a Honda Biz), com 69%. Já o sexo masculino dá preferência para scooters (um exemplo é a famosa Vespa), com 60%.

Entre as faixas etárias, 69% das mulheres motociclistas têm entre 18 e 40 anos, enquanto os homens dessa idade são 54,4%.

Pague os tributos da sua moto pelo Zul+
No app Zul+, o motociclista pode usar uma série de funcionalidades, como baixar o CRLV digital, consultar e pagar multas, IPVA e licenciamento (via Pix ou em até 12x no cartão de crédito, Google Pay e Apple Pay), abastecer via Shell Box e cadastrar as revisões da sua moto.

Para isso, baixe o app Zul+ clicando aqui; registre sua moto no app e acesse as opções de serviços disponíveis.