O Brasil possui 945 mil motoristas de aplicativo ou taxistas, segundo levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Para efeito de comparação, a categoria não chegava a 600 mil trabalhadores no início de 2016, um crescimento de 57,5%. No mesmo período, outro segmento que registrou uma expansão exponencial foi a de entregadores com motocicletas: o número de profissionais nessa atividade saltou de 25 mil para 320 mil, alta de 1.200%.



Embora os entregadores tenham conquistado mais espaço na pandemia graças ao boom do comércio eletrônico e delivery de alimentos, o mesmo não se pode dizer de motoristas de aplicativos e taxistas. Depois de chegar a mais de 1 milhão de trabalhadores em 2019, o setor fechou o terceiro trimestre de 2020 com 800 mil motoristas.

Quer saber como se tornar um motorista de Uber? Veja o nosso post a respeito.

Com o avanço na retomada das atividades, o número de pessoas que vê no transporte de passageiros e entregas uma oportunidade de renda extra ou atividade principal volta a crescer. Agora, o desafio é adotar medidas que contribuam para uma direção segura, eficiente e que fidelize o cliente.

Para ajudar nessa missão, o aplicativo Zul+ elenca quatro itens prioritários de cuidados com o veículo para o exercício da profissão sem sobressaltos. Veja a seguir:

1)  Manutenção
Quem trabalha com veículo próprio precisa redobrar os cuidados com a manutenção, para garantir sua própria segurança e a dos passageiros. Ter o carro ou moto em boas condições também contribui para maior eficiência no consumo de combustível e menos gastos com reparos. Mantenha as revisões periódicas em dia e realize troca de óleo e filtros, por exemplo, conforme especificações do manual do veículo.

No Zul+ você pode registrar todas as manutenções realizadas no seu carro e, assim, acompanhar sempre que for a hora de fazer um novo check-up no veículo. É só acessar a opção “Revisão/Manutenção”.

2) Combustível
Outro ponto de atenção dos motoristas e motociclistas é o combustível. Com a instabilidade nos preços, a busca por postos com valores mais baixos é uma alternativa, mas dê prioridade para estabelecimentos com boa reputação. Importante também acompanhar o consumo médio: em caso de variações significativas, procure um mecânico para se assegurar de que não haja problemas com o veículo.

Quer saber como encontrar o posto de gasolina mais próximo, pagar pelo celular e manter um controle de gastos? O Zul+ te ajuda!

3) Documentação

Também é preciso estar atento à documentação dos carros e das motos, como licenciamento e IPVA, além de possíveis multas. Pelo Zul+ é possível pagar esses tributos – à vista com PIX ou em até 12 vezes no cartão de crédito – para veículos com placas registradas nos Estados de São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro e Santa Catarina.

Em alguns Estados, há isenção de IPVA para motoristas de aplicativo, ou seja, vale checar a regulamentação do Detran local. Por fim, não pagar ou atrasar o pagamento do IPVA 2022 do seu veículo pode acarretar em alguns problemas. Saiba quais são no Paraná e em São Paulo.

Será que IPVA e licenciamento são a mesma coisa? Calma, explicamos tudo neste vídeo:

4) Aplicativo para facilitar o dia a dia 

Ter a possibilidade de, em um mesmo lugar, encontrar as facilidades já listadas, além de várias outras, é possível com o Zul+. A plataforma também te ajuda a achar a concessionária mais próxima, pagar pedágios e estacionamentos com tags pré-pagas sem mensalidade, saber o valor de mercado do veículo e cadastrar o telefone do seu seguro auto.

É só baixar o app em seu celular pela Apple Store ou Google Play e acessar todas essas opções.