O vencimento do IPVA em São Paulo (SP) varia conforme o final da placa de cada veículo. Por isso, é importante se atentar para os prazos de pagamento para evitar multas e outras complicações legais. 

Afinal, o vencimento do IPVA em SP é um compromisso anual, exigindo organização e atenção por parte dos proprietários de veículos. Além disso, ficar atento aos descontos oferecidos para pagamento antecipado ou em cota única pode ajudar a economizar dinheiro.

Pensando nisso, preparamos este post com as principais informações sobre o vencimento do IPVA em SP. Então, continue a leitura e entenda:

  • Qual a data de vencimento do IPVA em SP?
  • Quais são as formas de pagamento do IPVA em SP?
  • O que acontece se atrasar o pagamento do IPVA de SP?
  • Calendário de vencimento do IPVA 2024​​ ​
  • Até quando pagar o IPVA com desconto SP?

Qual a data de vencimento do IPVA em SP?

A data de vencimento do IPVA em SP depende do final da placa do veículo. No entanto, devido ao Carnaval, as placas finais 1, 2 e 3 têm uma prorrogação especial. O recolhimento do imposto para essas placas pode ser feito até o dia 15 de fevereiro.

Depois disso, o calendário segue normalmente. Por exemplo, se o seu veículo tem placa final 1, as próximas datas de vencimento serão em 11 de março, 11 de abril e 11 de maio.

banner promoção

Quais são as formas de pagamento do IPVA em SP?

Existem várias formas de pagamento do IPVA em São Paulo para facilitar a vida dos contribuintes. A seguir, conheça as opções disponíveis!

Pagamento via PIX

A novidade para 2024 é o pagamento via PIX, que torna o processo mais rápido e fácil. Basta acessar a página do IPVA no portal da Sefaz-SP, informar os dados do veículo e gerar um QR Code. Esse QR Code tem validade de 15 minutos e pode ser utilizado em cerca de 800 instituições financeiras.

Pagamento em rede bancária

O contribuinte pode pagar diretamente na rede bancária utilizando o número do RENAVAM (Registro Nacional de Veículo Automotor). É possível fazer o pagamento pela internet, débito agendado, nos terminais de autoatendimento ou outros canais oferecidos pela instituição bancária.

Pagamento em casas lotéricas e com cartão de crédito

Também é possível pagar o IPVA em casas lotéricas e com cartão de crédito, nas empresas credenciadas à Secretaria da Fazenda e Planejamento. As operadoras financeiras conveniadas têm autonomia para definir o número de parcelas e adequar a melhor negociação com o contribuinte.

O que acontece se atrasar o pagamento do IPVA de SP?

Se o pagamento do IPVA em São Paulo atrasar, algumas consequências podem ocorrer. Acompanhe!

Multa e juros

O contribuinte estará sujeito a uma multa de 0,33% por dia de atraso, além de juros de mora calculados com base na taxa Selic. Após 60 dias de atraso, a multa se fixa em 20% do valor do imposto.

Inscrição na dívida ativa e restrições

Se a inadimplência persistir, o débito será inscrito na Dívida Ativa. E ainda, o nome do proprietário pode ser incluído no Cadin Estadual, o que o impede de aproveitar eventuais créditos, como os da Nota Fiscal Paulista. A Procuradoria Geral do Estado também pode cobrar o débito mediante protesto.

Impedimento do licenciamento

A inadimplência do IPVA impede o licenciamento do veículo. Assim, após a data limite estabelecida pelo Detran para o licenciamento, o veículo pode ser apreendido pela autoridade de trânsito. Isso também gera multa e 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Calendário de vencimento do IPVA 2024​​ ​

Automóveis, Camionetas, Caminhonetes, Ônibus, Micro-ônibus, Motos e similares
Mêsjaneirofevereiromarçoabrilmaio
Parcela1ª Parcela ou Cota Única COMDesconto2ª Parcela ou Cota Única SEM Desconto3ª Parcela4ª Parcela5ª Parcela
PlacaVencimentoVencimentoVencimentoVencimentoVencimento
Final 111/jan11/fev11/mar11/abr11/mai
Final 212/jan12/fev12/mar12/abr12/mai
Final 315/jan15/fev15/mar15/abr15/mai
Final 416/jan16/fev16/mar16/abr16/mai
Final 517/jan17/fev17/mar17/abr17/mai
Final 618/jan18/fev18/mar18/abr18/mai
Final 719/jan19/fev19/mar19/abr19/mai
Final 822/jan22/fev22/mar22/abr22/mai
Final 923/jan23/fev23/mar23/abr23/mai
Final 024/jan24/fev24/mar24/abr24/mai
Caminhões e Caminhões-tratores
Mêsjaneiromarçoabrilmaiojulhoagostosetembro
ParcelaCota Única COM Desconto1ª ParcelaCota Única SEM Desconto2ª Parcela3ª Parcela4ª Parcela5ª Parcela
PlacaVencimentoVencimentoVencimentoVencimentoVencimentoVencimentoVencimento
Final 111/jan20/mar19/abr20/mai20/jul20/ago20/set

Até quando pagar o IPVA com desconto SP?

O prazo para pagar o IPVA com desconto em São Paulo varia conforme a escolha do contribuinte:

  • pagamento em cota única com desconto de 3% – o contribuinte poderia pagar o IPVA em cota única com desconto de 3% até o final do mês de janeiro;
  • pagamento integral sem desconto – se preferir, o contribuinte pode pagar o IPVA integralmente, porém sem desconto, até o final de fevereiro.

Consulte grátis IPVA, licenciamento e multas de seu veículo

O vencimento do IPVA em SP oferece opções de pagamento que podem trazer vantagens financeiras aos contribuintes. E ainda, o desconto de 3% para pagamento em cota única até janeiro é mais uma oportunidade de economia. Pensando nisso, aproveite a visita em nosso blog e consulte grátis o IPVA do seu veículo — além de multas e licenciamento. Basta acessar o nosso site e inserir a sua placa, e-mail e telefone no local indicado!