Entre motoristas de todo o Brasil, uma questão tributária é capaz de gerar muita dúvida: afinal, qual a diferença entre IPVA e licenciamento? Embora crie muita confusão, o IPVA e o licenciamento são assuntos relacionados, mas diferentes. Mesmo que ambos sejam obrigações anuais de todo proprietário de veículo, não são a mesma coisa.
O que é o IPVA?
O IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) é um tributo estadual cobrado a partir de uma porcentagem (alíquota) sobre o valor de mercado de um veículo.
A primeira coisa que você precisa entender sobre o IPVA é que seu valor não é o mesmo para todos os motoristas nem para todos os carros. Por isso, carros mais caros têm IPVAs mais caros. Ou seja, o preço influencia diretamente no valor do tributo.
O motorista pode realizar o pagamento de maneira integral ou dividido em parcelas seguindo as datas do calendário de vencimento. Pagar o IPVA é fundamental para realizar o licenciamento do veículo. O motorista não pode ser multado por estar com o IPVA atrasado, mas fica impossibilitado de licenciar seu carro.
Vale ressaltar que cada Estado do Brasil tem autonomia para definir sua alíquota. Por exemplo, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro cobram 4% sobre o valor de mercado do veículo. Já em Santa Catarina e Espírito Santo, a taxa é de 2%.
Veja o vencimento do IPVA 2023 nos Estados
O que é o licenciamento?
Já o licenciamento é a emissão de um novo documento do carro. Todo ano, o proprietário deve renová-lo para poder circular pelas ruas e avenidas do país. O licenciamento é composto por tributos, e um deles é o IPVA.
Para licenciar o veículo, o motorista deve pagar pela emissão de um novo Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo, o CRLV. Assim, ao ser parado em uma blitz, o motorista não irá correr o risco de ter o carro retido, o que pode acontecer se o veículo apresentar algum risco à segurança.
Andar sem o licenciamento atualizado é considerado infração gravíssima. Como penalidade, o proprietário tem que pagar multa de R$ 293,47, com 7 pontos na CNH.
A diferença agora é que, de acordo com a lei 14.299/21, sancionada em outubro de 2021, o condutor terá o veículo liberado – em uma primeira autuação – mediante o pagamento da taxa no momento da blitz. Ou seja, você pode pagar o licenciamento na hora, de forma online, por aplicativo.
Como pagar o IPVA?
No Brasil, você pode pagar o IPVA em cota única, parcelado com o governo ou parcelado em até 12x.
A cota única geralmente acontece no primeiro mês de vencimento do seu IPVA. Como forma de incentivo para os motoristas quitarem o tributo de uma vez no início do ano, a maioria dos Estados oferece descontos no pagamento à vista.
A segunda forma de pagar o IPVA é parcelar o tributo seguindo o calendário de vencimento do governo estadual. O número de parcelas também varia de acordo com o estipulado por cada Estado.
Pelo aplicativo Zul+, o serviço está disponível para veículos registrados em Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo. Tudo de maneira muito simples, rápida e segura. Veja o passo a passo abaixo:
- Baixe o Zul+ no seu iPhone ou Android;
- Faça seu cadastro pessoal no app;
- Adicione seu veículo e informe o Renavam;
- Consulte o valor do seu IPVA;
- Escolha a melhor opção de pagamento (Pix ou em até 12x no cartão de crédito) e deslize para pagar.
Quanto custa manter um carro em 2023?
Como pagar o licenciamento?
- Consulte o vencimento do licenciamento;
O primeiro passo é checar a data de vencimento do licenciamento do seu veículo. O calendário de pagamento varia de acordo com o mês e também o final da placa do carro. - Pague todos os débitos pendentes do veículo;
O pagamento do IPVA e das multas pendentes é obrigatório. Se existir algum débito do veículo ainda em aberto, você não vai conseguir licenciar o seu carro. - Pague a taxa de licenciamento.
Após quitar as multas e o IPVA do veículo, basta pagar o licenciamento 2023. No app Zul+ (para os Estados de MG, PR, RJ, SC e SP), é possível realizar o pagamento de tudo junto usando as opções: Pix; em até 12x no cartão de crédito; Apple Pay; e Google Pay.
Veja a seguir o passo a passo:
- Baixe o app Zul+ no seu iPhone ou Android;
- Faça seu cadastro e adicione seu veículo pelo número de Renavam;
- Toque em “IPVA, Multas e Licenciamento″ e consulte o valor;
- Escolha a melhor opção de pagamento: à vista com Pix ou em até 12x no cartão de crédito;
- Deslize o dedo para pagar.
- Pronto! Você já pode emitir o CRLV-e 2023 – veja como fazer o download do documento do seu carro atualizado.