Pagar IPVA e licenciamento tem uma relação direta, sabia? Por exemplo, você pode andar com o IPVA atrasado até o prazo de licenciamento do veículo vencer. Após esse período, se a inadimplência do tributo continuar, podem ser aplicadas algumas penalidades. 

Entre elas, os contribuintes são impedidos de fazer o licenciamento do veículo, obrigatório para circular pelas vias. Logo, dirigir sem licenciamento traz outras consequências, como 7 pontos na CNH, multa de R$ 293,47 e possível apreensão do veículo. 

Então, quer entender mais sobre o pagamento do IPVA e o licenciamento para evitar essa e outras consequências? Continue a leitura e confira:

  • O que tem que pagar primeiro: IPVA ou licenciamento?
  • O licenciamento é pago junto com o IPVA?
  • É preciso pagar o IPVA para licenciar o veículo?
  • O que acontece se eu não pagar o IPVA?
  • Como pagar o licenciamento junto com o IPVA?
  • O que fazer depois de pagar o IPVA e licenciamento?
  • Como conferir se o licenciamento está pago?

O que tem que pagar primeiro: IPVA ou licenciamento?

O primeiro a ser pago depende das regras do estado onde o veículo está registrado. Quer dizer, em alguns lugares, o licenciamento deve ser pago junto com o IPVA, enquanto em outros, o vencimento do licenciamento é após o do IPVA. 

Então, para saber qual pagar primeiro, consulte o site do Detran do estado correspondente ao veículo. Geralmente, essas informações são baseadas no final da placa do veículo, com datas específicas para cada mês. 

O licenciamento é pago junto com o IPVA?

Não necessariamente. Embora o licenciamento do veículo possa ser pago junto com o IPVA em alguns estados, em outros, as taxas são pagas de maneira separada. Portanto, verifique as instruções específicas do Detran do estado onde o veículo tem registro.

É preciso pagar o IPVA para licenciar o veículo?

Sim, é necessário pagar o IPVA para licenciar o veículo. Embora a inadimplência do IPVA não resulte diretamente em multa de trânsito, ele é um dos fatores que podem impedir a regularização do licenciamento. 

Ou seja, segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), dirigir um veículo com o licenciamento vencido é uma infração gravíssima, sujeita a multa e apreensão.

banner promoção

O que acontece se eu não pagar o IPVA?

Se você não pagar o IPVA, algumas consequências podem ocorrer. Confira!

Inscrição na dívida ativa do estado

A inadimplência do IPVA pode resultar na inclusão do seu nome na dívida ativa do estado, o que pode trazer complicações financeiras e restrições.

Impossibilidade de renovar o licenciamento veicular

Com o IPVA atrasado, você não pode renovar o licenciamento do seu veículo. Ou seja, não é possível obter o documento necessário para circular legalmente.

Negativação do nome

O não pagamento do IPVA pode levar à negativação do seu nome nos órgãos de proteção ao crédito, afetando sua capacidade de obter crédito no futuro.

Possibilidade de apreensão do veículo

Em alguns casos, o não pagamento do IPVA pode resultar na apreensão do veículo pelas autoridades de trânsito.

Pagamento de juros e multa

Além do valor do IPVA em si, o atraso no pagamento pode levar a cobrança de juros e multa, aumentando o valor total a ser pago.

Como pagar o licenciamento junto com o IPVA?

Para pagar o licenciamento junto com o IPVA, faço o seguinte:

  • primeiro, acesse o site da Secretaria da Fazenda ou do Detran do seu estado. Esses órgãos geralmente oferecem serviços on-line para pagamento de tributos relacionados a veículos, incluindo o IPVA;
  • procure pela opção de pagamento do IPVA. No site, você encontra uma seção dedicada a tributos, veículos ou especificamente ao IPVA;
  • informe os dados do seu veículo, como o número do Renavam e a placa, para gerar a guia de pagamento;
  • escolha a forma de pagamento desejada. Geralmente, as opções incluem boleto bancário ou pagamento on-line;
  • após gerar a guia de pagamento, veja se há a opção de incluir o licenciamento. Em alguns estados, essa opção pode ser apresentada durante o processo de pagamento do IPVA;
  • finalize o pagamento seguindo as instruções fornecidas pelo site. Você pode imprimir a guia de pagamento ou anotar o código de barras para pagar on-line;
  • certifique-se de que a taxa de licenciamento também foi incluída no pagamento para garantir a regularização completa do seu veículo.

O que fazer depois de pagar o IPVA e licenciamento?

Depois de pagar o IPVA e o licenciamento, você deve obter o novo Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). Esse documento é 100% digital, podendo ser acessado pelo celular a qualquer momento e em qualquer lugar. 

Como conferir se o licenciamento está pago?

Para conferir se o licenciamento do seu veículo está pago, siga estes passos:

  • acesse o site do Detran do estado onde o seu veículo está registrado;
  • procure pela opção que se refere a “Licenciamento, Débitos, Restrições ou Vistorias”;
  • preencha os campos solicitados com a placa e o número do Renavam do veículo e clique em pesquisar.

Após realizar esses passos, as informações sobre o pagamento do licenciamento do seu veículo serão exibidas na tela. Caso você tenha pago, mas isso não conste no sistema, fale com o Detran do seu estado.

Consulte grátis IPVA, licenciamento e multas de seu veículo

Pagar o IPVA e o licenciamento é essencial para manter a regularização do veículo. Enquanto o IPVA contribui para custear despesas públicas, o licenciamento é a autorização para circular legalmente. Ambos são obrigatórios e têm consequências se não forem pagos, como multas e apreensão do veículo.Então, tirou as suas principais dúvidas sobre o pagamento do IPVA e licenciamento? Aproveite e consulte grátis o IPVA e o licenciamento do seu veículo — além de multas. Faça isso ao acessar o nosso site e inserir a sua placa, e-mail e telefone no local indicado!