Motoristas que ainda não pagaram o IPVA 2024 RS tem até o fim de abril para quitar o imposto à vista. Não é mais possível aproveitar o parcelamento ou os descontos oferecidos pelo governo gaúcho. Quem não pagar o IPVA esse mês, portanto, terá que gastar mais com juros e multa. Os usuários do Zul+ podem cadastrar seu carro ou moto no app pra receber alertas quando o dia do vencimento chegar. Assim, não há risco de esquecer de quitar o imposto. No Zul+ também é possível pagar o IPVA e outros débitos de licenciamente e multas em até 12 vezes.

No dia 24 de abril, o IPVA 2024 vence para veículos com placas que terminam em 1 ou 2. No dia 25, é a vez daqueles que tem placa final 3 e 4. Dia 26 é o vencimento dos finais de placa 5 e 6, dia 29 dos finais 7 e 8 e dia 30 para os finais de placa 9 e 0. Essa é a data limite para quem não pagou o IPVA antecipadamente. Após esse período, portanto, o valor fica mais alto pela incidência de juros e multa moratória. O parcelamento do IPVA 2024 RS também não está mais disponível para quem não pagou as parcelas a partir de janeiro. Para esses motoristas, só restou a opção do pagamento à vista.

Então, veja todos os detalhes sobre o IPVA 2024 no Rio Grande do Sul.

  • Como pagar o IPVA 2024 do RS?
  • Quais são os prazos de pagamento do IPVA 2024 do RS?
  • Como funciona o desconto no IPVA do RS em 2024?
  • Como o valor do IPVA 2024 do RS é calculado?
  • Veículos isentos do pagamento de IPVA 2024 RS

Como pagar o IPVA 2024 do RS?

A maneira mais fácil de consultar e pagar seu IPVA é com o Zul+, seja pelo aplicativo disponível gratuitamente para Android e iOS, seja na página de débitos veiculares na internet. Com o Zul+ é possível parcelar o IPVA, o licenciamento e as multas em até 12 vezes no cartão de crédito. Também dá pra pagar com Pix, cartão de débito e até com Apple Pay e Google Pay. A consulta dos débitos é gratuita e você só vai precisar do número da placa, sem a necessidade de procurar o Renavam.

Para efetuar o pagamento por outros canais, o proprietário precisa fornecer o código Renavam e a placa do veículo nos bancos autorizados ou para gerar um QR Code. É essencial que o contribuinte esteja atento aos horários de funcionamento da instituição financeira selecionada em seus diferentes canais de atendimento, a fim de cumprir os prazos de pagamento estabelecidos.

Quais são os prazos de pagamento do IPVA 2024 do RS?

Os prazos limite para o pagamento do IPVA 2024 no Rio Grande do Sul são definidos conforme com o final da placa do veículo. Confira:

  • Finais de placa 1 e 2: até 24/04/2024
  • Finais de placa 3 e 4: até 25/04/2024
  • Finais de placa 5 e 6: até 26/04/2024
  • Finais de placa 7 e 8: até 29/04/2024
  • Finais de placa 9 e 0: até 30/04/2024

Como funciona o desconto no IPVA do RS em 2024?

Quem pagar o IPVA até 31 de janeiro receberá um desconto de 6%. Para os pagamentos efetuados até 29 de fevereiro, haverá uma redução de 3%. Já para aqueles que quitarem até 28 de março, o desconto será de 1%. É importante observar que os valores estão ajustados pela variação da UPF nesses casos.

O desconto também continua para participantes de programas de incentivo oferecidos pelo governo do estado, como o Bom Motorista e o Bom Cidadão, que concedem descontos para proprietários de veículos que não tenham cometido infrações de trânsito ou que acumularam notas fiscais ao exigirem a inclusão do CPF nas notas fiscais de compras no comércio local.

Para parcelamentos em até 6x, o parcelamento não terá  juros, mas será preciso que o contribuinte faça a adesão (primeira parcela) até 31 de janeiro de 2024.

Como o valor do IPVA 2024 do RS é calculado? 

O valor do IPVA é calculado multiplicando a alíquota pelo valor venal do veículo. O Estado também considera a desvalorização e oferece descontos específicos, para aliviar os custos dos impostos dos contribuintes. Saiba mais detalhes:

  • alíquota do IPVA – 3% para automóveis e camionetas, 2% para motocicletas e 1% para caminhões, ônibus, micro-ônibus e automóveis e camionetas para locação.
  • valor venal – o valor venal refere-se ao valor de mercado de um veículo, baseado em estudos da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), utilizando dados específicos do Rio Grande do Sul.

Veículos isentos do pagamento de IPVA 2024 RS

Todos os donos de veículos automotores produzidos a partir de 2005, com exceção daqueles que são isentos conforme a legislação.

Consulte grátis IPVA, licenciamento e multas de seu veículo

Conforme mencionado, o IPVA 2024 no RS apresenta algumas mudanças e benefícios significativos para os contribuintes, como descontos para pagamentos à vista. O objetivo é trazer mais comodidade para o contribuinte e incentivar o pagamento antecipado para evitar multas e juros adicionais.Por esse motivo, consulte gratuitamente em nosso site IPVA, licenciamento e multas de seu veículo. Assim, você tem um maior controle das finanças. Para consultar, basta inserir seu e-mail, telefone e a placa do automóvel. Aproveite essa facilidade!