Quando você compra um carro de outra pessoa, um dos passos mais importantes é providenciar a transferência da documentação para o seu nome. Ao receber uma notificação de multa inesperada e que foi cometida pelo antigo proprietário do veículo, existem algumas possibilidades para resolver o problema.

É sobre isso que vamos falar neste post para te ajudar.

Pensando em adquirir um carro usado? Veja estas 10 dicas para acertar na compra.

IPVA Multas Licenciamento

O que é a transferência de veículo?

Primeiramente, é preciso saber que a transferência de veículo é um procedimento necessário quando ocorre a venda do automóvel ou alteração da localidade do proprietário.

Ou seja, se você vender o seu carro para outra pessoa – ou comprar de alguém -, é indispensável que isso seja comunicado para o Detran, e que a propriedade do veículo seja transferida para o novo dono. Assim como também é obrigatório alterar o registro do veículo quando você muda de cidade ou Estado.

O prazo para a transferência de veículo é de até 30 dias. De acordo com o Detran-SP, a partir da data da venda, o novo proprietário deverá adotar todas as providências para a transferência do veículo para o seu nome em até um mês.

Para saber mais sobre o tema, o time do Zul+ elaborou um passo a passo completo que vai te ajudar a transferir seu veículo sem grandes problemas. Assim, você não corre o risco de perder os prazos ou esquecer algum documento importante.

Recebi uma multa do antigo dono, o que eu faço?

Na maioria dos casos, o motorista não é identificado pela fiscalização no ato da infração de trânsito. Dessa maneira, o proprietário do veículo será sempre responsabilizado. Ou seja, é o dono do automóvel que terá que pagar pela multa e arcar com os pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Por isso, se você recebeu uma multa cometida pelo proprietário anterior, deve entrar em contato com ele, além de começar um processo de recurso junto ao órgão autuador.

Respeitar os prazos do recurso de multa é fundamental para sua defesa ser julgada e tentar revogar a infração indevida.

Como funciona o recurso de multa?

A partir do momento em que chega a notificação de autuação, já é possível indicar outro condutor e transferir os pontos da multa. Recorrer a uma infração de trânsito é direito de todo motorista brasileiro, independentemente da gravidade da infração.

No Brasil, todo motorista tem direito a três recursos administrativos. O primeiro deles é a defesa prévia, logo após o recebimento da notificação de autuação. Depois, entram em cena os recursos em 1ª e 2ª instância, que devem ser instaurados após você receber a multa ou outra penalidade.

Pelo Zul+, o app n°1 pra quem dirige hoje no Brasil, você consegue criar o recurso de multa ideal. E tudo o que você precisa fazer é responder algumas perguntas que vão fundamentar sua defesa contra a infração de trânsito.

Como criar o recurso de multa no app Zul+?

1. Baixe o aplicativo Zul+ em seu celular;
Acesse a Apple Store ou Google Play para fazer o download do app.

2. Cadastre o seu veículo no app;
Em seguida, adicione o modelo, a placa e o Renavam do seu carro no Zul+;

3. Acesse a função de tributos do app e toque em “Recurso de multa”;
Após o cadastro do veículo, entre na função de “IPVA, MULTAS e Licenciamento” e depois selecione “Recurso de multa” para iniciar a criação do documento.

4. Confirme o veículo que foi autuado;
Atenção! Antes de responder algumas perguntas sobre a sua infração, confirme a placa e o veículo que foi autuado.

5. Responda algumas perguntas que vão fundamentar sua defesa;
Para criar o recurso ideal, o app fará algumas perguntas sobre a sua infração para personalizar sua defesa.

6. Pague a taxa para receber o recurso completo no seu e-mail.
Pronto! Depois de responder as perguntas, basta realizar o pagamento da taxa no app para receber o recurso completo no seu e-mail.

Finalizando, é importante dizer que o app apenas elabora o recurso de multa personalizado. O envio do documento ao órgão de trânsito é de total responsabilidade do usuário.

Veja também
Quais são os documentos necessários para o recurso de multa?
Recurso de multa indeferido: o que fazer?

Licenciamento