Já pensou ter até 40% de desconto nas multas de trânsito? Isso é possível ao aderir ao SNE, sistema que permite receber notificações de multas eletronicamente.

Ou seja, além do desconto, você tem mais comodidade e os órgãos autuadores reduzem custos com papel, postagem e tempo de processamento. Ou seja, aderir ao SNE pode ser vantajoso para todos os envolvidos: é mais simples, rápido e econômico.

Porém, existem algumas desvantagens que você precisa conhecer. Pensando nisso, fique com a gente e descubra:

  • O que é o SNE?
  • Quem pode aderir ao SNE?
  • É bom aderir ao SNE?
  • Aderir ao SNE: vale a pena?
  • Como aderir ao sistema SNE?
  • Como cancelar adesão ao SNE?
  • É possível cadastrar todos os meus veículos no SNE?
IPVA Premiado Zul+. Concorra a um jeep e uma moto com 5 anos de IPVA pago e 10 iPhones 15

O que é o SNE?

O Sistema de Notificação Eletrônica (SNE) é uma plataforma digital que permite receber notificações de multas de trânsito eletronicamente, direto no celular ou computador cadastrado.

O SNE é oferecido pelo Ministério da Infraestrutura. As notificações enviadas incluem informações como autuação, penalidade, solicitação de código para pagamento, entre outros avisos relacionados às infrações registradas no Registro Nacional de Infrações (RENAINF).

Quem pode aderir ao SNE?

Qualquer pessoa proprietária de um veículo, seja ela uma pessoa física ou jurídica, com cadastro no gov.br, pode aderir ao SNE.

É bom aderir ao SNE?

Aderir ao SNE é vantajoso para muitas pessoas, desde que elas entendam os prós e os contras envolvidos. Acompanhe!

Vantagens

  • comodidade – receber notificações de multas eletronicamente em seu dispositivo móvel ou computador, sem precisar aguardar o envio pelo correio. Até porque, é arriscado perder prazos ou notificações por atrasos, ou extravios postais;
  • descontos – a possibilidade de pagar as multas com desconto de até 40%, o que pode representar uma grande economia para você;
  • eficiência – o processo eletrônico reduz a burocracia e o tempo de processamento das notificações, tornando-o mais rápido e eficiente;
  • redução de custos – para os órgãos autuadores, há uma redução nos custos com papel, postagem e processamento das notificações físicas.

Desvantagens

  • abrir mão de defesa prévia ou recurso – aderir ao SNE significa aceitar a infração sem apresentar defesa prévia ou recurso, desvantagem para quem deseja contestar uma multa;
  • não receberá uma notificação de multa pelo Correio – ao aderir ao SNE, as suas notificações de multa são enviadas exclusivamente de forma eletrônica.

Aderir ao SNE: vale a pena?

Vale a pena aderir ao SNE em circunstâncias específicas. A seguir, listamos algumas delas para te ajudar. Confira!

Quando deseja receber notificações de multas de forma rápida e direta

O SNE permite que você receba as notificações eletronicamente em seu dispositivo móvel ou computador, evitando atrasos ou extravios postais.

Quando está disposto a abrir mão de apresentar defesa ou recurso

Para ganhar o desconto de 40% oferecido pelo SNE, é necessário abrir mão de recorrer e aceitar a infração sem contestação. Ou seja, você adere ao sistema porque prefere não lidar com burocracias de contestação, desde que sempre pague as multas recebidas. 

Quando reconhece a justiça da multa e não está com excesso de pontos

O desconto de 40% vale a pena quando você reconhece que a multa aplicada foi justa e ignora preocupações com excesso de pontos na CNH. Até porque, não será possível contestar as infrações para remover os pontos.

Quando deseja contestar a multa

Se você pretende contestar a multa, é melhor não aderir ao SNE, pois ao fazer isso renunciará a apresentar defesa ou recurso.

Quando a infração pode levar à suspensão ou cassação da CNH

A multa recebida pode resultar na suspensão do direito de dirigir ou na cassação da carteira de motorista? Nesse caso, é mais prudente contestá-la e buscar formas de reduzir as penalidades.

Quando não reconhece a justiça da multa

Se você discorda da multa aplicada e acredita que foi injustiçado, é melhor contestá-la em vez de abrir mão do direito de recorrer apenas para ter o desconto.

Como aderir ao sistema SNE?

Para aderir ao SNE, faça o seguinte:

  • baixe o aplicativo “Carteira Digital de Trânsito”, disponível para sistemas Android e iOS;
  • após fazer o login no aplicativo, procure pela opção “Aderir ao SNE”;
  • preencha seus dados solicitados, como número de segurança da CNH e número do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV);
  • confirme a adesão clicando em “Aderir”.

Como cancelar adesão ao SNE?

Para cancelar a adesão ao SNE, siga estas etapas:

  • abra o aplicativo “Carteira Digital de Trânsito”;
  • faça o login com suas credenciais;
  • procure pela opção relacionada à gestão de adesões ou configurações do SNE;
  • dentro das configurações, localize a opção para cancelar a adesão;
  • confirme o cancelamento seguindo as instruções fornecidas pelo aplicativo.

O cancelamento pode ser feito a qualquer momento e você não receberá mais notificações de autuação e penalidades eletronicamente.

É possível cadastrar todos os meus veículos no SNE?

Sim, é possível cadastrar todos os veículos de sua propriedade no SNE. Para isso, entre na plataforma do SNE por meio de login e senha, e inclua os dados de cada um dos seus veículos. Entre eles, a placa e o RENAVAM. Depois, é só aguardar a validação dos dados. 

Multa por ultrapassar pela direita

Conforme mencionado, aderir ao SNE pode ser vantajoso para quem busca praticidade, rapidez e descontos no pagamento de multas de trânsito. Afinal, você recebe notificações eletrônicas das infrações e economiza até 40% no valor das multas. No entanto, isso abre mão da possibilidade de contestar as infrações.Então, agora que você tirou as suas principais dúvidas sobre adesão ao SNE, quer aproveitar a visita para entender outras multas de trânsito? Leia nosso conteúdo completo sobre multa por ultrapassar pela direita e fique por dentro!