Você adquiriu um carro e agora precisa se familiarizar com uma série de termos que todo proprietário de veículo deve conhecer. Na parte da documentação, o Renavam é com certeza um dos que você mais vai utilizar. Por isso, preparamos este post para te ajudar a entender melhor o que é o Renavam e para que ele serve.



O que é o Renavam?

O Renavam é o Registro Nacional de Veículos Automotores, uma base que tem como principal finalidade armazenar os dados de todos os veículos que circulam no país.

O sistema registra toda a vida de um veículo, desde os dados originais – informados pelo fabricante ou importador – passando pelo emplacamento, troca de propriedade, mudança de Estado e alterações em suas características, até que ele saia de circulação.

A base de dados é coordenada pela Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito), que reúne os cadastros de veículos enviados pelos departamentos estaduais, os Detrans.

Detran, Senatran, Contran: o que faz cada órgão do Sistema Nacional de Trânsito?

Como encontrar o código de Renavam?

Bom, como já explicamos, cada veículo tem o seu registro no sistema coordenado pelo governo federal, via Senatran. Você pode identificá-lo por meio de um número de 11 dígitos especificado no CRLV do carro.

Até 2013, o Renavam possuía 9 dígitos. Por isso, o código dos carros mais antigos ainda contam com 9 ao invés de 11 dígitos.

Já o CRLV é o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo. No Brasil, você pode baixar a versão digital, inclusive pelo aplicativo Zul+.

O Renavam fica disponível no canto superior esquerdo do documento (CRLV) do veículo, conforme a imagem:

Para que serve o Renavam?
Por trazer todos os dados do veículo, o Renavam é bastante importante para quem pensa em comprar carros usados ou seminovos. De posse do número, você pode consultar os débitos pendentes relacionados ao veículo.

Além disso, o código serve para verificar detalhes como o ano de fabricação, número de chassi, sinistros, cor original e outros dados relacionados.

O Renavam tem algum custo?
O Renavam em si não possui nenhum custo, mas ao adquirir um veículo você fica responsável pelo pagamento de tributos como IPVA, DPVAT, multas e licenciamentos, que ficam registrados no documento do carro e na sua habilitação.

Se o veículo for 0 km, também é necessário cuidar do primeiro emplacamento. De posse do CRV e do CRLV, você terá acesso ao Renavam.

Como consultar o carro pela placa?
Agora, se o seu objetivo é consultar a situação de um veículo usado ou seminovo, a forma mais rápida de identificá-lo é pela placa, o que pode ser feito gratuitamente. Para isso, acesse o nosso post que traz o passo a passo para fazer a pesquisa.

Veja também
Nova CNH: tudo o que você precisa saber
CRLV atrasado: até quando você pode dirigir?