O vencimento do licenciamento 2023 RJ começa neste mês de maio, e já está disponível para você quitar a taxa antecipadamente. Com o app Zul+, é possível pagar e regularizar a documentação do veículo via Pix ou em até 12x no cartão de crédito. Tudo de um jeito simples, rápido e inteligente.

O que é o licenciamento?

O licenciamento é o procedimento que permite a emissão do documento do carro. O proprietário deve renová-lo todos os anos para poder circular com seu veículo pelas ruas, avenidas e estradas do país. O licenciamento é composto por tributos, e um deles é o IPVA.

Para licenciar o veículo, o motorista deve pagar pela emissão de um novo CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo). Saiba como emitir o CRLV digital.

É importante lembrar que, para realizar o licenciamento, é necessário quitar todos os débitos pendentes, como o IPVA RJ e multas em aberto.

Quando devo pagar o licenciamento 2023 RJ?

O pagamento do licenciamento é fundamental para autorizar a circulação do veículo e deve acontecer até a data limite entre os meses de maio a agosto. O vencimento exato depende do final da placa do seu carro.

Calendário do licenciamento 2023 RJ:

PlacasPeríodo para o licenciamento 2023 RJ
Finais 0, 1 e 2Até 31/05
Finais 3, 4 e 5Até 30/06
Finais 6, 7Até 31/07
Finais 8 e 9Até 31/08

Qual o valor do licenciamento 2023 RJ?

O valor do licenciamento 2023 RJ é de R$ 242,26. Vale lembrar que essa taxa diz respeito à renovação do registro e documento do carro.

Do valor pago para o licenciamento, 50% é destinado para o governo estadual e 50% para os municípios. Cidades com mais carros licenciados recebem verba diretamente proporcional.

Qual a diferença entre licenciamento e IPVA?

A principal diferença entre o IPVA e o licenciamento é que o IPVA se trata de um tributo estadual. Já o licenciamento se refere a uma taxa administrativa para renovação do documento do veículo.

Enquanto o IPVA varia de acordo com o valor de mercado do automóvel, o licenciamento tem o mesmo valor para todos os veículos da mesma categoria.

Como consultar o licenciamento 2023 RJ?

Você pode consultar o licenciamento do seu carro no portal do Detran-RJ ou no app Zul+, que é muito mais rápido e simples. Pelo aplicativo também é possível quitar a taxa à vista com Pix ou em até 12x no cartão de crédito.

Como pagar o licenciamento 2023 RJ?

  1. Consulte o vencimento do licenciamento;
    O primeiro passo é checar a data de vencimento do licenciamento do seu veículo. O calendário de pagamento varia de acordo com o mês e também o final da placa do carro. Consulte a tabela alguns parágrafos acima para saber.

  2. Pague todos os débitos pendentes do veículo;
    O pagamento do IPVA e das multas pendentes é obrigatório. Se existir algum débito do veículo ainda em aberto, você não vai conseguir licenciar o seu carro.

  3. Pague a taxa de licenciamento 2023 RJ.
    Após quitar as multas e o IPVA do veículo, basta pagar o licenciamento 2023 RJ. No app Zul+, é possível realizar o pagamento de tudo junto usando as opções: Pix; em até 12x no cartão de crédito; Apple Pay; e Google Pay.

Veja a seguir o passo a passo:

  1. Baixe o app Zul+ no seu iPhone ou Android;
  2. Faça seu cadastro e adicione seu veículo pelo número de Renavam;
  3. Toque em “IPVA, Multas e Licenciamento″ e consulte o valor;
  4. Escolha a melhor opção de pagamento: à vista com Pix ou em até 12x no cartão de crédito;
  5. Deslize o dedo para pagar.
  6. Pronto! Você já pode emitir o CRLV-e 2023 – veja como fazer o download do documento do seu carro atualizado.

O que acontece se você não pagar o licenciamento?

De acordo com o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), conduzir um veículo que não esteja registrado e devidamente licenciado é uma infração gravíssima. A multa neste caso é de R$ 293,47 e 7 pontos na CNH.

Além disso, carro não licenciado pode ser apreendido se oferecer algum risco à segurança. A diferença agora é que, de acordo com a lei 14.299/21, sancionada em outubro de 2021, o condutor terá o veículo liberado – em uma primeira autuação – mediante o pagamento da taxa no momento da blitz. Ou seja, você pode pagar o licenciamento na hora, de forma online, por aplicativo.

Mas se o seu carro for retido, também é necessário pagar os custos relacionados à apreensão, incluindo guinchamento e diárias no pátio do departamento de trânsito local, assim como outras pendências (multas e IPVA).

Saiba mais sobre licenciamento atrasado em nosso post completo.

Licenciamento RJ atrasado tem juros?

O licenciamento atrasado tem juros sobre o valor da taxa. No Rio de Janeiro, o juro por licenciamento atrasado é de 0,3% por dia de atraso até alcançar o limite de 20%, o que ocorre em 60 dias. Depois disso, o débito é inscrito na dívida ativa.

Ficou com alguma dúvida? O time do Zul+ te conta neste post tudo o que você precisa saber sobre licenciamento.