O IPVA 2023 está chegando e você deve se preparar para pagar o tributo. Porém, é importante saber algumas coisas antes de quitar o imposto para o seu carro.

Por isso, a equipe do Zul+ preparou este conteúdo trazendo as principais dúvidas para você não ser pego de surpresa na hora de pagar o IPVA 2023. Veja a seguir. 

Veja o vencimento do IPVA 2023 no seu Estado

IPVA 2023

1) Qual o valor do IPVA 2023?

A primeira coisa que você precisa entender sobre o IPVA 2023 é que seu valor não é o mesmo para todos os motoristas nem para todos os carros. 

O IPVA é um imposto estadual cobrado a partir de uma porcentagem (alíquota) sobre o valor de mercado de um veículo. Por isso, carros mais caros têm IPVAs mais caros. Ou seja, o preço influencia diretamente no valor do tributo.

Vale ressaltar que cada Estado do Brasil tem autonomia para definir sua alíquota. Por exemplo, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro cobram uma alíquota de 4% sobre o valor de mercado do veículo, enquanto Santa Catarina e Espírito Santo cobram 2%.

2) Prepare o bolso! O IPVA 2023 será mais caro

E isso já é um fato. Por conta da valorização dos carros usados no Brasil nos últimos anos, o IPVA 2023 será mais caro. Por isso, é muito importante se planejar financeiramente para que o imposto não comprometa seu bolso.

Economizar o quanto antes, saber exatamente o valor do imposto para o seu carro e procurar por programas estaduais de desconto, como a Nota Fiscal Paulista em São Paulo ou o programa Bom Motorista no Rio Grande do Sul, são algumas dicas que podem te ajudar a se organizar para quitar o IPVA 2023.

3) Quando vence o IPVA 2023?

Assim como o valor, o vencimento do IPVA 2023 também não é o mesmo para todos os motoristas. Neste caso, tudo vai depender do Estado onde o seu carro está registrado e o final da placa.

Na maioria das regiões do Brasil, o pagamento do IPVA começa a vencer logo no início do ano, como acontece em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. E então, o final da placa do veículo indicará qual o dia exato em que o tributo vence.

Por esse motivo, é importante conhecer o calendário do seu Estado.

4) Como você pode pagar o IPVA 2023?

Hoje, no Brasil, existem três possibilidades para você pagar o IPVA 2023: em cota única, parcelado com o governo ou parcelado em até 12x.

Cota única com desconto

A primeira opção é a cota única com desconto que acontece no primeiro mês de vencimento do seu IPVA. Como forma de incentivo para que os motoristas quitem o tributo de uma vez no início do ano, a maioria dos Estados oferecem descontos no pagamento à vista. 

No Espírito Santo, por exemplo, você tem direito a até 15% de desconto no valor do IPVA caso pague em cota única. Já no Rio Grande do Sul, quitar o tributo ainda em 2022, de 14 a 29 de dezembro, garante um desconto de antecipação de 10%.

Motorista sem multa já pode se cadastrar para receber benefícios; conheça o RNPC

Parcelado com o governo

A segunda forma de pagar o IPVA 2023 é parcelar o tributo seguindo o calendário de vencimento do governo do seu Estado. O parcelamento pode variar entre 3x até 6x, dependendo do Estado, e ainda garantir desconto se pago até a data limite estipulada.

Mas atenção: se houver atraso em alguma das parcelas, o desconto é automaticamente suspenso. Inclusive para as parcelas seguintes.

Ou seja, se você perdeu o prazo de pagamento de qualquer parcela do IPVA, o restante da dívida deverá ser quitado à vista.

Parcelado em até 12x

Uma outra possibilidade é parcelar o IPVA 2023 em até 12x pelo aplicativo Zul+. O serviço está disponível para veículos registrados em São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná ou Santa Catarina. Tudo de maneira muito simples, rápida e segura. Veja o passo a passo abaixo:

  1. Baixe o Zul+ no seu iPhone ou Android;
  2. Faça seu cadastro pessoal no app;
  3. Adicione seu veículo e informe o Renavam;
  4. Consulte o valor do seu IPVA;
  5. Escolha a melhor opção de pagamento (Pix ou em até 12x no cartão de crédito) e deslize para pagar.

5) O que acontece se atrasar o IPVA?

Caso você não pague o IPVA 2023 dentro do calendário de vencimento, o imposto sofre multa de 0,33% do valor por dia de atraso até chegar ao limite de 20%, o que acontece em 60 dias. 

Em paralelo, o IPVA vencido também acumula juros mensais baseados na taxa Selic e entrará na dívida ativa, sujando o seu nome.

Além disso, com o atraso no pagamento do IPVA, você não conseguirá licenciar o veículo e renovar o CRLV Digital.

IPVA atrasado dá multa?

IPVA atrasado não dá multa de trânsito. Na verdade, a multa por IPVA atrasado está relacionada ao acréscimo de juros no valor do imposto atrasado, mas não representa uma infração de trânsito.

IPVA 2023