As boas oportunidades de trabalho sempre aparecem para aqueles que se destacam como profissionais exemplares. E nos postos de gasolina não é diferente. Todo frentista que busca evoluir em sua profissão acaba naturalmente se tornando o melhor frentista do posto de combustível onde trabalha.

Muito provavelmente, você está lendo esse artigo porque pretende trabalhar como um frentista ou já atua na área mas deseja crescer profissionalmente. Dessa maneira, podemos te dizer que você está no lugar.

Aqui, o time do Zul+, o aplicativo n°1 para quem dirige no Brasil, vai te contar alguns segredos que vão fazer você subir de nível e se tornar o melhor frentista do posto.

banner app abasteça seu carro com zul mais

Quais as características de um bom frentista?

1) Postura profissional;

O frentista representa a imagem do posto de combustível. E vem daí a importância de estar bem apresentável. Ao avistar o frentista, o motorista não pode ter receio ou ficar com dúvidas se deve ou não abastecer o carro. Muito pelo contrário. O motorista deve sentir confiança ao te avistar. 

Por esse motivo, a postura profissional é fundamental. O melhor frentista do posto sempre vai estar com uma aparência limpa, com a higiene em dia e o cabelo penteado. No caso dos frentistas homens, a barba sempre deve estar bem feita. Também é fundamental que o uniforme esteja limpo e bem passado.

Gasolina ou etanol? Comum ou aditivado? Conheça os diferentes tipos de combustível e saiba em que situações cada um deles é recomendado.

2) Gostar de lidar com pessoas;

Um frentista de posto de gasolina precisa lidar com diferentes tipos de motoristas diariamente. Dessa maneira, é importante que você saiba e também goste de se relacionar com pessoas porque esse será seu maior desafio. 

Em alguns dias, você irá atender clientes bem humorados e ficará feliz por isso. Porém, também existem os motoristas mal humorados. Tem os clientes com carrões de luxo e os clientes com motos de entrega. 

Então, é preciso que você mantenha o mesmo padrão de qualidade no atendimento ao cliente independentemente da situação.

3) Simpatia e educação;

Pode não parecer, mas um “bom dia”, “boa tarde” ou “boa noite” e um sorriso no rosto fazem muita diferença em um atendimento no posto de combustível. 

Além de serem sinais de educação e simpatia, esses pequenos gestos são capazes de melhorar a experiência do cliente no seu posto, aumentando as chances dele retornar no futuro e recomendar o local para os amigos.

4) Ser atencioso e prestativo;

Também é muito importante que você seja prestativo desde o início do atendimento. Assim que o motorista chegar no posto de combustível, o melhor frentista já deve indicar em qual vaga ele deve estacionar e orientá-lo para parar próximo da bomba. 

Você também deve ser atencioso e escutar o que o motorista irá te dizer, como o valor ou quantidade de litros de abastecimento. Dessa maneira, você pode evitar erros que, como inverter os preços ou trocar a gasolina por etanol e vice-versa.

5) Ser um bom vendedor, mas sempre atender às necessidades do cliente.

Em um posto de gasolina, existem outros serviços disponíveis além do abastecimento, como a troca do óleo, do fluído de arrefecimento e a calibragem dos pneus. Vale sempre perguntar de maneira educada se o motorista deseja a checagem desses itens que estão relacionados à segurança.

É sempre importante ser sincero com o cliente e atender às necessidades que ele tem. Muitos frentistas tentam empurrar produtos, mas fica óbvia a má intenção. Se o motorista deseja apenas abastecer, apenas abasteça o veículo. Se você somente apresentar os outros serviços do posto, ele com certeza irá lembrar de você quando precisar.

mangueira de combustivel no carro

Como abastecer o veículo da forma correta?

1) Pergunte ao motorista quanto ele deseja abastecer e qual o tipo de combustível;

Tente não induzir o cliente ao erro. Pergunte o tipo de combustível ao invés de “gasolina ou etanol?”. Se tiver dúvida e não lembrar do que o motorista disse, pergunte novamente.

2) Peça a chave do veículo se for necessário;

Caso note algum defeito na chave do veículo, mostre para o motorista. Assim, você não poderá ser culpado por algum problema que não é responsável.

3) Remova a tampa do tanque do veículo com cuidado;

Tire a tampa do tanque e não a apoie no teto do veículo porque pode riscar a pintura. Uma dica é colocá-la sob a bomba do posto. Assim, você evita abastecer com o tipo de combustível errado.

4) Inicie o abastecimento

Após informar na bomba o valor ou quantidade de litros do abastecimento, pergunte ao motorista se ele deseja a checagem de algum outro item, como os pneus ou óleo do motor.

4) Quando a mangueira travar, retire-a cuidadosamente

Assim que a mangueira travar automaticamente, retire-a com cuidado para não escorrer combustível na lataria do veículo. 

Muitos frentistas têm o hábito de ultrapassar a capacidade do tanque de combustível mesmo após a mangueira interromper o abastecimento. São aqueles litros a mais que o frentista coloca depois da mangueira travar, sabe? No entanto, isso pode sim danificar o carro.

De acordo com matéria do AutoPapo, extrapolar a capacidade do tanque vai fazer com que o combustível ocupe espaços que não deveriam ser preenchidos com líquido, como tubulações que precisam estar vazias. 

Quantos KM dá para rodar com a reserva do tanque? Acesse aqui nossa matéria completa sobre o assunto e descubra.

Qual o salário de um frentista?

De acordo com o portal Vagas.com, o salário de um frentista é, em média, R$1.404,00. 

No entanto, esse valor pode ser maior por conta de metas de vendas estabelecidas em cada posto de combustível. Por exemplo, o frentista também pode receber uma comissão por cada troca de óleo que realizar.

Veja como utilizar o app Zul+ para abastecer o carro aqui.

banner app zul+ seu carro mais completo