O líquido de arrefecimento tem como função resfriar o motor do carro. Por conta da queima de combustível, a temperatura do motor pode ultrapassar os 100°C e sistema de arrefecimento funciona justamente para evitar que o motor superaqueça.

Além dos componentes mecânicos, como radiador, mangueiras, bomba de água, ventoinha, vaso de expansão e válvula termostática, há também o líquido de arrefecimento do motor.

Neste artigo, vamos te ensinar tudo o que você precisa saber sobre o fluido de arrefecimento: o que é, quando trocar e como descobrir problemas no sistema.

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O que é o líquido de arrefecimento?

Conhecido também como fluido de arrefecimento ou líquido do radiador, o líquido de arrefecimento é o responsável por manter a temperatura ideal para que o motor continue funcionando com eficiência. O fluido é uma mistura entre água desmineralizada e aditivo que, em um circuito fechado, passa entre o radiador e os dutos do bloco do motor, fazendo a troca de calor entre os componentes.

Essa mistura é normalmente de 50/50, mas não é raro veículos que peçam proporções diferentes. Esta informação está presente no manual do proprietário, então você pode conferir a recomendação para o seu carro. Além disso, existem diferentes tipos de aditivos que podem ser misturados à agua como: os de tecnologia de Ácidos Inorgânicos (IAT), de Ácidos Orgânicos (OAT) e os de Ácidos Orgânicos Híbridos (HOAT). Saiba mais aqui.

Quando trocar o líquido de arrefecimento?

A recomendação das montadoras é para que a troca do líquido de arrefecimento seja realizada a cada 30 mil quilômetros ou a cada 2 anos aproximadamente. Este período é determinado por conta do prazo de validade do aditivo utilizado. É fundamental verificar o manual do veículo para saber o período recomendado para o seu veículo.

Lembrando que a troca deve ser feita em locais especializados, já que é um processo que exige a drenagem do líquido atual e passos específicos que necessitam de conhecimento específico.

Não sabe onde levar o veículo para uma revisão? Veja como escolher uma oficina mecânica de confiança em nosso blogpost completo com dicas de profissionais.

Posso completar o líquido de arrefecimento em casa?

Não. Tecnicamente, por se tratar de um sistema fechado, não é necessário completar o fluido. Portanto, quando o nível do líquido de arrefecimento está baixo, é provável que haja um problema maior e você deve procurar um mecânico com urgência.

Porém, é possível que haja alguns problemas menores, como a tampa do radiador estar mal fechada, o que pode fazer com que o fluido vaze ou evapore.

Nesses casos, é sim possível completar o fluido, porém é preciso bastante cuidado. Isso porque ao usar água da torneira, os minerais presentes podem cristalizar a entupir o sistema. Além disso, é recomendável que, caso vá utilizar um aditivo, deve-se usar a mesma marca da que já está no veículo.

Confira quando é necessário realizar a revisão de cada componente do seu carro em nossa matéria completa sobre manutenção automotiva.

Como e quando verificar o nível do fluido de arrefecimento?

É recomendado que os motoristas verifiquem o nível do líquido de arrefecimento semanalmente. O reservatório é transparente justamente para facilitar a visualização. Porém, a inspeção deve ser feita quando o veículo já estiver frio, nunca com o motor ligado ou assim que o carro for desligado.

Sinais de que o sistema de arrefecimento está com problemas

Como dito anteriormente, o sistema de arrefecimento é fundamental para que o carro funcione de forma correta. Desta forma, é importante que ele não tenha nenhum problema. Para se ter certeza de que está tudo certo ou de que é preciso ir ao mecânico, você pode ficar de olho em alguns sinais.

Nível do fluido de arrefecimento

Um desses sinais é o nível do fluido de arrefecimento. Como explicado, o sistema é fechado, o que faz com que a quantidade do líquido não deva ser alterada.

Caso isso ocorra, é provável que haja algum vazamento ou dano em alguma das peças que compõe o sistema. Se estiver com vazamento, será possível notar uma água, normalmente avermelhada, azulada ou esverdeada, no chão.

Marcador de temperatura

No painel do veículo, há um marcador de temperatura do motor. Quando o sistema de arrefecimento está com problemas, a temperatura aumenta e uma luz de alerta é acesa.

Veja o significado de todas as luzes do painel do seu veículo em nosso blogpost completo sobre o assunto.

Fumaça saindo do motor

Por conta da alta temperatura, é possível que, ao ter problemas no sistema de arrefecimento, saia fumaça do motor do veículo.

Quanto custa a troca do fluido de arrefecimento?

Quando está na hora de fazer a troca do fluido de arrefecimento, é necessário comprar o líquido, que custa em média R$ 45 e pagar a mão-de-obra, que pode variar dependendo do lugar.

Quanto custa consertar o sistema de arrefecimento?

Caso haja problema em outro componente do sistema de arrefecimento, é necessário fazer a troca do mesmo. Neste caso, o preço vai depender do item danificado. Veja abaixo a média do preço para carros populares.

Item

Valor
Bomba de água

R$150,00

Mangueiras

R$60,00
Válvula termostática

R$175,00

Radiador

R$500,00
Ventoinha

R$20,00

Vaso de expansão

R$1.000,00

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