A Nova Zona Azul de São Paulo já está funcionando em toda cidade desde o dia 11 de fevereiro de 2021. Após o longo processo de concessão do sistema, o estacionamento rotativo da capital paulista passa finalmente a ser gerenciado por uma única empresa pelos próximos 15 anos.

Na prática, o que muda é que você e todos os motoristas que desejarem estacionar nas ruas e avenidas de São Paulo vão precisar utilizar um único aplicativo: o da Estapar. Todos os outros apps não são mais aceitos na Nova Zona Azul de São Paulo. 

No entanto, a função de estacionamento rotativo do Zul+ continua disponível em outras 8 cidades do país. Os demais serviços do app, como tag de pedágio e combustível, também continuam 100% funcionais em todo o Brasil, inclusive em São Paulo. Saiba mais aqui.

banner mulher sorrindo dentro do carro e celular no app zul+ com texto seu carro mais completo
Toque na imagem para baixar o app n°1 para quem dirige no Brasil. Tag de pedágio, combustível, IPVA, multas, Licenciamento e muito mais.

Vale comentar que quem não tiver celular pode comprar o crédito digital em pontos de venda credenciados, como bancas e pequenos comércios próximos das vagas de estacionamento.

O valor do Cartão Azul Digital (CAD) e as regras de utilização da Zona Azul não sofreram alterações. Já a quantidade de vagas espalhadas pela cidade deve aumentar nos próximos anos da concessão. Atualmente, são 46.887 vagas.

Entenda melhor o processo de concessão da Zona Azul Digital de São Paulo em nosso blogpost completo sobre o assunto.

O que tem de novidade na Nova Zona Azul de São Paulo?

Há duas grandes novidades na Nova Zona Azul de São Paulo. A primeira, como comentamos anteriormente, é que a ativação do CAD passa a ser feita em um único app: o Zona Azul – SP, da Estapar. 

Já a segunda é que, dentro do novo aplicativo da prefeitura, há uma mapa que mostra a ocupação de todas as vagas de estacionamento em tempo real. Assim, você consegue consultar antes de sair de casa se existem vagas disponíveis próximas ao seu destino. 

De resto, a Zona Azul Digital de São Paulo continua a mesma. A Regra Geral permanece de 1 CAD para 1 hora de estacionamento, custando R$5. Você ainda pode renovar o estacionamento e estender o tempo de permanência de onde estiver. 

Tá na dúvida se o estacionamento rotativo está funcionando? Descubra se a Zona Azul funciona hoje aqui.

placa estacionamento rotativo zona azul
Placa da Zona Azul de São Paulo em 2016, quando o sistema ainda funcionava através da venda de cartelas físicas.

Qual o aplicativo oficial da Zona Azul?

O aplicativo oficial da Nova Zona Azul de São Paulo é o app Zona Azul – SP, da empresa Estapar. Ele está disponível para download na App Store e também na Google Play.

Como pagar a Zona Azul em São Paulo?

1. Baixe o app oficial Zona Azul – SP;

O primeiro passo para pagar a Zona Azul em São Paulo é fazer o download do novo aplicativo da prefeitura na App Store ou Google Play.

No entanto, vale dizer também que você consegue estacionar seu carro em São Paulo mesmo que esteja sem o celular. Basta comprar o CAD em um ponto de venda credenciado próximo ao local onde você estacionou.

2. Faça seu cadastro;

Insira seu nome, CPF, e-mail e número de telefone para realizar o seu cadastro no app Zona Azul-SP.

3. Adicione seu carro;

Registre a placa e modelo do seu veículo.

4. Compre os créditos antecipadamente;

Adicione um meio de pagamento, como um cartão de crédito, e compre CADs o quanto antes para facilitar na hora do estacionamento. Eles não expiram e podem ser utilizados quando você quiser. 

Porém, não se preocupe, também é possível comprar o CAD no exato momento em que você for estacionar.

5. Toque em prosseguir e confirme o endereço;

Na home do app, toque em prosseguir e confirme se o endereço apresentado pelo aplicativo está correto. Vale sempre verificar a regra de utilização da via na placa de sinalização mais próxima da vaga.

6. Ative o estacionamento.

Pronto! Depois de checar o endereço e a regra de utilização, é só confirmar o estacionamento. Depois de ativar o crédito, você irá receber dois alertas quando faltar 15 e 5 minutos para o fim do tempo de permanência.

Foi multado na Zona Azul? Saiba como se defender com o recurso de multa de estacionamento rotativo.

Como transferir crédito da Zona Azul?

Se você tem créditos remanescentes em outro aplicativo, não se preocupe! Eles podem e devem ser migrados para o app da Nova Zona Azul de São Paulo. O prazo para compensação dos créditos não é imediato mas deve ser concluído até o dia 28/02/2021. 

Para conseguir realizar a transferência, primeiro, é necessário entrar em contato com a empresa do seu antigo aplicativo e solicitar a migração. Para saber mais detalhes, acesse aqui.

banner app abasteça seu carro com zul mais
Pague o combustível do seu carro nos postos Shell sem precisar pegar a carteira ou descer do carro.

Quais são as regras para estacionar nas áreas de Zona Azul?

Regra Geral (1 CAD = 1 hora)

A Regra Geral da Zona Azul de São Paulo determina que o valor de 1 Cartão Azul Digital (CAD) é de R$5,00 e independente do tempo de permitido no local. Quem vai dizer por quanto tempo vale 1 CAD são as placas de regulamentação de Zona Azul no local. 

Isso significa que 1 CAD pode vale por 1h nas vagas de estacionamento da Rua Oscar Freire, por exemplo, mas também pode valer 2h nas vagas no entorno do Parque Ibirapuera.

A Regra Geral também vale para as vagas destinadas a idosos e deficientes físicos.

Áreas Especiais

Em algumas regiões específicas da cidade de São Paulo, foram estabelecidas regras especiais para o funcionamento da Zona Azul. O objetivo é atender necessidades diferentes do comum.

Áreas Especiais

Quanto vale 1 CAD?
Entorno do Parque Ibirapuera

2 horas 

Parque da Aclimação

2 horas 
Praça Charles Miller

3 horas

Mercado da Cantareira

1 hora, de segunda a domingo

Feriados

A Nova Zona Azul de São Paulo funciona aos feriados somente nas áreas especiais, como o entorno do Parque Ibirapuera, o Parque da Aclimação, a Praça Charles Miller e o Mercado da Cantareira. 

Veja nosso post completo sobre o funcionamento da Zona Azul Digital nos feriados aqui.

Bolsa Caminhão

Já a regra para estacionamento de caminhões, caminhonetes e veículos mistos determina que 1 CAD equivale a 30 minutos, e 2 CADs equivalem a 1 hora.

Somente no Bolsão Caminhão da Rua Santa Rosa e da Rua Eurípedes Simões de Paula, o tempo de validade é o mesmo da regra geral.

O que acontece com o app Zul+ de agora em diante?

A verdade é que nada muda! Todo o time do app Zul+ vai continuar trabalhando forte em busca da nossa principal missão: ser o melhor app para quem dirige no país. 

Somos uma startup com forte DNA de tecnologia e inovação, então tenha certeza que traremos constantes novidades. 

Com exceção da Zona Azul, todos os serviços oferecidos pelo app continuarão funcionando e sendo evoluídos constantemente.

Quer nos apoiar nessa jornada? Então não deixe de contratar a nossa tag de pedágio, pagar multas e tributos do seu veículo através do app, ou mesmo fazer o abastecimento conosco em postos Shell! 

veja o valor do seu carro e de outros modelos com o aplicativo zul+
Simule a compra, venda ou troca do seu carro pelo modelo dos sonhos no app Zul+. Toque na imagem para baixar.