O seguro para terceiros pode fazer a diferença caso você provoque um acidente de trânsito. Basicamente, ele cobre os prejuízos causados por você a outros motoristas. Assim, você não precisa se preocupar com os gastos de reparo do outro veículo e nem com possíveis depesas médicas da vítima. 

Porém, vale esclarecer que o seguro para terceiros não faz parte dos planos mais populares de seguro auto. Para contratá-lo, é necessário desembolsar um pouco mais de dinheiro. No entanto, o seguro para terceiros pode ser um bom investimento se você anda diariamente com o veículo no trânsito.

Neste post, o time do Zul+ conta tudo o que você precisa saber sobre seguro para terceiros e te mostra como acionar a cobertura em caso de acidente.

banner mulher sorrindo dentro do carro e celular no app zul+ com texto seu carro mais completo
Toque na imagem para baixar o app n°1 para quem dirige no Brasil. Tag de pedágio, combustível, IPVA, multas, Licenciamento e muito mais.

Como funciona seguro para terceiros?

O seguro para terceiros é uma garantia de que você não terá que arcar com as despesas de outros motoristas ou pedestres caso você cometa um acidente de trânsito. Ela funciona da seguinte maneira: se um dia você bater na traseira de outro carro, é a seguradora que fica responsável por bancar os prejuízos do para-choque do outro motorista.

acidente de carro
Com seguro para terceiros, você não precisa bancar o conserto do outro veículo envolvido no acidente desde que o prejuízo esteja dentro do orçamento previsto na apólice.

Como dissemos na abertura deste texto, o seguro para terceiros é recomendado para motoristas que dirigem diariamente e em condições intensas de trânsito, como o dos grandes centros urbanos. Só no estado de São Paulo em 2019, foram registrados 143 mil acidentes, segundo dados do Governo

Tá pensando em contratar um seguro auto para o seu carro? Veja aqui como fazer a cotação online.

O que cobre o seguro para terceiros?

Também conhecido como Seguro de Responsabilidade Civil Facultativa de Veículos (RCF-V), o seguro para terceiros cobre:

1. Danos materiais;

Despesas com o veículo, como funilaria, mecânica e pintura, além de consertos residenciais em caso de colisão com casas.

2. Danos corporais;

Usada para cobrir danos corporais dos envolvidos no acidente. Pode ser usado para despesas hospitalares e até indenizações por morte ou invalidez.

3. Danos morais;

Garante indenizações judiciais que o segurado possa a ser condenado.

Qual o valor da proteção para terceiros?

Normalmente, a cobertura gira em torno de R$ 50 mil, mas diferentes operadoras oferecem diferentes planos, inclusive com preços variados. Tudo vai depender do seu perfil.

Além disso, há uma pequena diferença quanto ao seguro para seu próprio veículo: não há pagamento de franquia. Portanto, ao se envolver em um acidente com terceiro, só será necessário pagar o valor normal da mensalidade. 

Porém, caso o custo para reparar os danos seja maior que o segurado, o restante deverá ser arcado pelo contratado.

Como acionar o seguro para terceiros?

1. Assuma a responsabilidade pelo acidente;

O primeiro passo para que a seguradora cubra os danos do acidente é assumir a culpa. Por mais que pareça óbvio, caso o motorista não assuma a responsabilidade, a empresa não vai arcar com os reparos. 

2. Ligue para sua seguradora;

Depois, é necessário entrar em contato com a seguradora e abrir um sinistro para terceiro. No app Zul+, você encontra todos os telefones atualizados. Vale lembrar que, em alguns casos, será necessário preencher um formulário de Comunicado de Acidente para Terceiros, que deve ser disponibilizado pela empresa.

3. Envie os documentos solicitados;

Além disso, a seguradora pode pedir uma série de documentos, tanto de você quanto da vítima do acidente para que o pagamento seja feito. Além dos documentos de identificação, a seguradora pode requisitar avaliação do dano.

carro azul rápido na chuva
Mesmo que você tenha contratado o seguro para terceiros, é importante dirigir com cautela para prevenir acidentes.

Qual o prazo para acionar o seguro para terceiros?

O prazo ideal e recomendado é que o contato com a seguradora seja feito o mais rápido possível. Porém, normalmente há prazos maiores para isso ser feito. Em caso de colisões, é comum que haja um período de um ano a partir do acidente. 

Por tanto, é necessário que o segurado conheça sua apólice. É nela que estão descritos todos os prazos e regras. De qualquer forma, entrar em contato com a empresa assim que  possível é a melhor forma para não perder o prazo e ter que arcar com os custos com próprio bolso.

Saiba como apólice de seguro funciona em nosso blogpost completo sobre o assunto.

Como funciona franquia de seguros para terceiros?

A boa notícia é que não existe franquia do seguro para terceiros. Ou seja, caso você seja o responsável por uma colisão e tenha esse tipo de seguro, você não terá que desembolsar nenhum dinheiro extra para consertar do veículo da vítima. 

No entanto, você terá que pagar franquia do seguro caso queira reparar algum dano em seu próprio veículo. Acesse nosso blogpost completo sobre franquia do seguro e entenda como ela funciona de uma vez por todas.

Vale comentar que ao acionar o seu seguro para terceiros, você vai perder 1 ponto na sua classe bônus. Esses pontos são adquiridos anualmente sempre que você renova o contrato sem ter acionado a seguradora e representam o quanto de desconto você pode receber.

veja o valor do seu carro e de outros modelos com o aplicativo zul+
Simule a compra, venda ou troca do seu carro pelo modelo dos sonhos no app Zul+. Toque na imagem para baixar.