Se o seu carro não liga e você não sabe como resolver, fique tranquilo, você está no lugar certo. Neste post, você vai descobrir o que pode estar errado em seu veículo e também o que deve ser feito para resolver o problema.

banner app zul+ seu carro mais completo

É importante dizer que o time do Zul+ sabe bem o quão desagradável é estar nesta situação. Qual motorista que nunca esteve atrasado(a) para sair de casa, entrou no veículo e só aí percebeu que o carro não ligava? Sim, isso acontece mais do que você imagina. 

Por isso, não se preocupe! Na maioria das vezes, o problema é uma bateria descarregada. Neste momento, você deve se concentrar em identificar o problema seguindo nosso passo a passo abaixo. 

A luz do painel acende, mas não dá partida?

1) Bateria descarregada

A primeira coisa que você deve fazer se o seu carro não liga é checar se a parte elétrica do veículo está funcionando corretamente. 

Para isso, coloque a chave na ignição e tente ligar dois equipamentos eletrônicos simultaneamente, como o rádio, os faróis, as luzes internas e o limpador do para-brisa.

Caso eles continuem funcionando normalmente, o problema não é na bateria. Agora, caso eles não funcionem ou apresentem falhas, muito provavelmente sua bateria está arriada ou descarregada. 

Isso acontece por ela já estar fora de validade ou caso você tenha esquecido os faróis acesos durante muito tempo, por exemplo.

Neste caso, a solução é recarregar a bateria através da “chupeta”, técnica de reviver um carro descarregado usando um cabo de transmissão de carga e um outro veículo que será a fonte de energia. Mais para frente, explicaremos como fazer a chupeta na bateria.

Por que a bateria é importante para o carro?

A bateria é importante para o carro porque ela é responsável por dar a partida no veículo. É ela quem fornece energia para o motor de partida (também conhecido como motor de arranque) acionar o propulsor até que comece as explosões nos pistões. 

Além disso, a bateria também tem a função de fornecer energia para todos os equipamentos eletrônicos do veículo, como: faróis, luzes, ar-condicionado, sistema multimídia etc.

2) Falta de combustível

Se a parte elétrica do seu carro estiver funcionando, a falta de combustível pode ser um dos motivos do seu carro não ligar. 

Se você tem dúvidas desse ser o seu caso, vale checar o nível do tanque pelo medidor ou tentar lembrar a última vez que abasteceu, visto que o medidor pode estar com defeito.

Em caso de pane seca, você deverá comprar combustível em um galão que esteja dentro das normas definidas pelo Inmetro e abastecer seu veículo.

Andar com o motor frio, apoiar o pé na embreagem e deixar o tanque sempre na reserva. Veja 10 coisas para nunca fazer com o seu carro.

O painel não acende?

Caso o seu painel não chegue nem a acender, o problema pode estar no fusível. Ele é um equipamento instalado nos veículos para proteger o sistema elétrico de alguma sobrecarga ou curto-circuito. 

Caso você não saiba substituir o fusível queimado do seu carro, recomendamos solicitar ajuda de alguma oficina mecânica de sua confiança. 

Esses são apenas os principais motivos do seu carro não ligar. O problema também pode estar relacionado à própria chave do veículo, à ignição, ao motor de arranque e ao alternador. Por esse motivo, recomendamos procurar uma oficina mecânica de sua confiança para um diagnóstico profissional.

Conheça o significado de cada uma das luzes do painel do seu carro em nossa matéria completa sobre o assunto.

Como fazer chupeta na bateria?

Para fazer a chupeta na bateria, você vai precisar de:

  • Um cabo para transmissão de carga;
  • E um carro funcionando corretamente para servir de fonte energia.

E lembre-se: o mais importante é ligar as pontas das mesmas cores nos mesmos polos da bateria. 

motorista conecta cabo de energia na bateria arriada do carro

1) Com os carros desligados, conecte a ponta vermelha do cabo no polo positivo da bateria descarregada;

2) Agora, conecte a outra ponta vermelha no polo positivo da bateria auxiliar (do carro com energia);

3) Faça o mesmo procedimento no polo negativo com a ponta preta. Comece sempre pela bateria arriada;

4) Dê a partida no carro.

5) Se o seu carro estiver com a bateria só um pouco descarregada, isso já é suficiente para dar a partida

6) Caso o veículo com a bateria descarregada não dê a partida, tenha paciência. Aguarde cerca de 5 minutos para normalizar as cargas.

7) Tente novamente dar a partida no carro com a bateria descarregada.

8) Depois de conseguir ligar o carro descarregado, desconecte o polo negativo do carro auxiliar primeiro.

9) Depois, retire o cabo do polo negativo da arriada;

10) Agora, retire o polo positivo da auxiliar e depois o positivo da arriada

11) Se a sua bateria constantemente fica arriada, ela pode ter chego ao fim de sua vida útil. Procure uma auto elétrica para realizar a troca.

banner revisao zul+