A CNH Digital 2021 é a versão eletrônica mais atualizada da Carteira Nacional de Habilitação. Ela pode ser obtida através do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). No entanto, nem todos os motoristas já conseguem baixar o documento. Apenas quem emitiu a CNH a partir de maio de 2017 pode consultar a versão digital da habilitação.

Vale lembrar que a CNH (física ou digital) é de porte obrigatório para todos que desejam conduzir um veículo automotor em vias públicas ao redor do Brasil. Dirigir sem possuir uma CNH pode resultar em multa de R$880,41 para o proprietário do automóvel.

Nesta matéria, o time do Zul+ te mostra o passo a passo de como cadastrar sua CNH Digital. 

banner app zul+ seu carro mais completo

Como ter a CNH Digital 2021?

O único critério para ter a CNH Digital 2021 é ter emitido o documento a partir de maio de 2017, seja ele a PPD (Permissão para Dirigir), a renovação ou a segunda via da carteira. 

O motivo é que as CNH emitidas depois dessa data passaram a contar com um QR Code impresso no verso. E é esse código de barras que permite que você escaneie sua CNH utilizando seu celular e emita o documento digital. 

Já para emitir a CNH eletrônica é necessário baixar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito e se cadastrar na plataforma. Depois de concluir o cadastro, você irá conseguir consultar seu documento.

Veja como baixar e se cadastrar no app CDT:

1) Baixe o app Carteira Digital de Trânsito

O aplicativo CDT é gratuito e está disponível nas versões iOS e Android.

2) Faça seu cadastro pessoal;

Efetue seu cadastro na Conta de Acesso Único da Administração Pública Federal clicando em “Entrar com gov.br”. Caso você já tenha um cadastro, apenas informe seu CPF.

3) Valide seu cadastro no app;

Algumas perguntas de segurança serão feitas para comprovar sua autenticidade. Depois disso, você receberá um código de seis dígitos via SMS ou e-mail. Você deve digitar esse código no app.

4) Informe uma senha de acesso;

Para concluir seu cadastro no app CDT, você deve informar uma senha pessoal para acesso.

Como cadastrar a CNH Digital 2021?

Após baixar e cadastrar-se no Carteira Digital de Trânsito, você deve tocar em “Habilitação” no menu do app e validar seu documento. Só assim será possível emitir sua CNH Digital 2021. 

E para a validação, há três possibilidades: pelo certificado digital, pelo reconhecimento facial com o celular ou sem o certificado digital.

Com o certificado digital

1) Escolha a opção “Com certificado digital”.

2) Acesse o Portal de Serviços do Denatran e efetue o login com o “Certificado digital”.

3) Clique em “Meus dados” e depois em “Atualizar pendências”.

4) Complete os dados que estão faltando, como o número de registro da CNH, e clique em “Alterar”. Um e-mail será enviado para você.

5) No menu lateral, clique em “CNH Digital – Ativação” e depois pressione “Ativar”.

Com o reconhecimento facial

1) Escolha a opção “Validação pelo celular” e conceda o acesso à câmera do dispositivo.

2) Enquadre o QR Code da sua CNH na tela do celular e escaneie-o. Você tem 5 tentativas até não estar mais disponível. Se você não conseguir em nenhuma das 5, será necessário agendar atendimento presencial no Detran.

3) Cadastre sua biometria facial. Você tem 10 tentativas.

4) Forneça o CEP do endereço informado ao Detran na emissão da CNH.

5) Clique para validar sua CNH Digital e informe seu número de telefone e chave de acesso cadastrada no app.

Sem o certificado digital

1) Escolha a opção “Sem certificado digital”.

2) Valide seu cadastro no Detran em que emitiu sua CNH.

3) Toque para baixar sua CNH Digital 2021.

4) Informe o número de registro da sua CNH e o código de segurança do documento.

5) Cadastre sua chave de acesso para visualizar o documento.

No app Carteira de Trânsito Digital, também é possível emitir o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo). Acesse nosso blogpost completo sobre o assunto e saiba mais.

Como fica a CNH vencida em 2021?

A CNH vencida em 2021 tem o processo de renovação normal. Ou seja, o motorista tem até um mês para dirigir de forma legal após o vencimento do documento. Para saber como renovar sua habilitação, acesse nossa matéria completa sobre renovação da CNH na pandemia.

Tem como baixar a CNH Digital sem o QR Code?

Sim. É possível baixar a CNH Digital 2021 sem o QR Code ou o documento físico. Essa novidade é recente e passou a valer durante a pandemia, já que os Detrans deixaram de expedir o documento físico.

Para baixar a CNH Digital sem o QR Code, você deve acessar o Portal de Serviços do Denatran. E, no menu, clicar em “CNH Digital – Ativação”. Depois disso, basta atualizar as informações pendentes e seguir as instruções de cadastro.

Perdi minha CNH. Posso usar a digital?

Sim. Você não precisa emitir uma segunda via da CNH caso o documento perdido ainda esteja dentro da validade. Basta seguir o passo a passo acima para baixar a CNH Digital sem o QR Code.

Tive problemas para baixar minha CNH Digital. O que devo fazer?

Caso você tenha problemas para baixar sua CNH Digital, é recomendável entrar em contato com o atendimento do Detran do seu estado pela internet.

Também teve problemas para baixar o CRLV do seu carro? Veja como resolver aqui.

Onde encontrar o código de segurança da CNH?

O código de segurança da CNH nada mais é do que o QR Code impresso no verso do documento. Ele tem como objetivo proteger o motorista contra fraudes e falsificações. 

No entanto, caso sua CNH não tenha o código de barras impresso, você pode solicitar a informação ao Denatran via e-mail.

Veja como recorrer uma multa de trânsito na pandemia em nosso blogpost completo sobre o assunto.

banner chegou a tag de pedagio zul digital