Fazer o documento de carro 0km em 2021 é fundamental após a compra um veículo novo. Para que, de fato, possa utilizar o automóvel pelas ruas, o proprietário precisa fazer toda a documentação do carro em até 30 dias após a negociação.

No entanto, na maioria dos casos, o motorista opta por pagar um despachante para cuidar de toda a burocracia, gastando um pouco mais de dinheiro, mas evitando o trabalho. Apesar disso, não é tão difícil quanto muitos imaginam. O processo de registro de um veículo 0km pode perfeitamente ser feito pelo próprio proprietário.

Pensando nisso, a equipe do Zul+ preparou este post detalhando como fazer o documento de carro 0km.

banner app zul+ seu carro mais completo

Como fazer o documento do carro 0km?

Para fazer o documento do carro 0km, é preciso solicitar o registro do veículo no Detran do seu estado, o que pode ser feito pela internet ou em uma unidade física em até 30 dias após a emissão da nota fiscal. Para isso, é preciso ter alguns documentos já separados. Veja abaixo quais são:

  • RG ou CNH (original e cópia);
  • Comprovante de Residência;
  • Número do chassi do veículo;
  • Nota fiscal do fabricante;
  • Nota fiscal da revendedora.

Pela internet

Quando se opta por fazer o processo pela internet, é necessário preencher a solicitação de registro e anexar os documentos. As fotos devem ser digitalizadas e enviadas em PDF com as informações legíveis, não passando de 1MB cada. A análise dos documentos pode levar até 5 dias úteis. Depois, serão enviadas as guias de pagamento do IPVA, do DPVAT e da taxa de registro.

Em uma unidade do Detran

Já de forma presencial, após a verificação dos documentos, o formulário do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores) será preenchido. Além disso, serão geradas guias de IPVA, DPVAT e a taxa de registro do veículo.

Depois de emitidas as guias, o pagamento deve ser feito nos bancos conveniados. A taxa varia de acordo com o estado em que está sendo solicitado o registro do veículo.

Depois do pagamento de todas as taxas, o Detran vai confirmar o registro do carro 0km e vai determinar o código de segurança do CRV. Com este número, é possível fazer o licenciamento do veículo.

Após obter o CRLV-e, já é possível fazer o emplacamento do veículo. Com a adoção do novo padrão de placas Mercosul, o serviço deixou de ser feito pelo Detran e passou a ser realizado diretamente com empresas privadas credenciadas. O preço pode variar dependendo da empresa escolhida.

Como emitir o CRLV-e?

Depois que o Detran informar o código de segurança do CRV já é possível fazer a emissão que pode ser feita pelo site do Detran do seu estado ou pelo aplicativo “Carteira Digital de Trânsito – CDT”.

Site do Detran

Basta entrar no portal do Detran do seu estado e fazer o seu login. Depois, vá na aba de serviços e entre em “Documentos”. Depois, é preciso informar a placa do carro e o Renavam do veículo. Por fim, é só fazer a impressão do documento em papel A4.

Aplicativo

Já neste caso, após o download do app “Carteira Digital de Trânsito – CDT” é preciso fazer seu login. Depois, é preciso ir em “Veículos” e “Licenciamento Digital (CRLV-e)”.

Após isso, é preciso informar o Renavam e o código de segurança do CRV. Ao fazer isso, o documento já está disponível para download. No primeiro acesso, é preciso internet, mas depois disso não mais.

Está com dúvidas para baixar o CRLV Digital do seu carro? Acesse nossa matéria e confira o passo a passo completo.