O CRVL Digital SP é o modelo de documento eletrônico para veículos em todo o estado de São Paulo e você já consegue baixá-lo no app Zul+ após realizar o licenciamento 2022 SP.

https://www.zuldigital.com.br/

Em 2020, o CRLV deixou de ser emitido em papel moeda. Desde então, o Detran não envia mais o documento para a casa do proprietário após o licenciamento. Atualmente, é próprio motorista quem deve emitir o CRLV, que se tornou digital nas 27 unidades federativas do país.

De acordo com o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), o CRLV é de porte obrigatório em todo território nacional e o documento está disponível para download e impressão no app Zul+, no app “CDT – Carteira Digital de Trânsito” ou no portal do Detran de São Paulo.

O que é o CRLV Digital SP?

O CRLV Digital SP é o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo no estado de São Paulo. Até 2020, esse documento era enviado pelo Detran-SP ou retirado em uma das unidades do departamento de trânsito após você realizar o licenciamento anual do seu veículo.

Porém, com o processo de digitalização de diversos serviços do Detran, o documento de registro e licenciamento passou a ser virtual. Dessa maneira, todo motorista pode baixar o documento em seu celular através do app Zul+, aplicativo CDT ou imprimi-lo acessando o portal do Detran-SP após quitar o licenciamento e todos os outros débitos pendentes.

São Paulo já tem o CRLV Digital?

Sim, desde o dia 8 de maio de 2020, proprietários de veículos de todo o estado de São Paulo já conseguem baixar e imprimir o CRLV Digital.

O que acontece se dirigir sem o CRLV Digital em São Paulo?

De acordo com o artigo 133° do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é permitido dirigir sem o documento do carro desde que a autoridade de trânsito local tenha acesso a um sistema digital para verificar a documentação do veículo. Além disso, o licenciamento, o IPVA e as multas precisam todas estar regularizadas.

No entanto, como o CTB não esclarece a relação entre a autoridade de trânsito e o sistema de consulta, o time do Zul+ recomenda que você continue andando com o documento atualizado do seu carro, seja ele impresso ou digital. Para saber como baixá-lo continue lendo este post. 

Saiba mais sobre o assunto em nosso blogpost completo sobre o que acontece se você dirigir sem o documento do carro.

Como baixar CRLV Digital no Zul+?

Atualmente, a melhor forma de baixar o CRLV Digital SP é com o Zul+, o app n° 1 para quem dirige hoje no Brasil. Nele, você encontra tudo o que você precisa para simplificar sua relação com o veículo. 

Tem combustível, CRLV, seguro auto, tag de pedágio sem mensalidade, IPVA, multas e licenciamento em 12x, manutenção e muito mais. Tudo isso em um só lugar. Baixe já o Zul+ no seu iPhone ou Android e conheça o app que descomplica a vida de todo motorista.

1. Baixe o app Zul+;

Busque por “Zul+” na loja de aplicativos do seu dispositivo ou baixe o app aqui com o link direto: Zul+ para iPhone ou Zul+ para Android.

2. Faça seu cadastro pessoal e registre seu veículo;

Insira seu nome, CPF e e-mail para criar uma conta no app. Adicione também seu veículo. O número do Renavam, presente no CRLV (documento) atual do carro, será fundamental para realizar a consulta do novo documento na base de dados do Detran. 

A única condição fundamental para obter o CRLV Digital SP é o pagamento de todos os débitos pendentes do veículo e a realização do licenciamento 2022. Após quitar essas taxas, o motorista paulista já consegue baixar em seu celular o CRLV Digital de São Paulo ou imprimir o documento em sua impressora caseira.

3. Toque em “CRLV Digital”;

Depois de concluir o cadastro, toque em “CRLV Digital” na home do Zul+. Ou então, também é possível acessar o documento clicando na aba de “IPVA, Multas & Licenciamento”.

4. Solicite a emissão do CRLV;

Clique em “Solicitar documento” e pague a taxa de emissão do CRLV Digital de R$ 9,90. Após o pagamento da taxa, o documento ficará disponível no app entre 1 e 5 dias úteis, caso não exista nenhuma pendência para a emissão.

Também é possível anexar o CRLV Digital no Zul+ de maneira gratuita caso você já tenha emitido o documento anteriormente. Para isso, basta você baixar o CRLV no site do Detran ou app CDT, enviar o arquivo para o seu celular e depois anexá-lo no app Zul+.

5. Pronto! Consulte o documento quando quiser.

Depois da emissão do documento no Zul+, você poderá consultar o documento em qualquer horário do dia, mesmo se estiver sem acesso à internet.

Como imprimir o CRLV Digital SP?

Após emitir o documento no Zul+ seguindo os passos acima, é muito simples imprimir o CRLV Digital SP caso você prefira utilizar a versão física. 

Para imprimir, basta compartilhar o arquivo do CRLV Digital 2022 em seu e-mail. Depois disso, tudo o que vai precisar fazer é baixar o documento em um computador conectado a uma impressora e imprimir o CRLV Digital SP. 

Lembrando que a impressão deve ser feita em uma folha A4 (sulfite) e você pode utilizar qualquer impressora caseira.

Como baixar o CRLV Digital SP no Detran?

CRLV Digital SP

1. Faça seu cadastro pessoal no app CDT ou no portal do Detran-SP;

Quem deseja baixar o CRLV Digital SP pelo aplicativo CDT precisa realizar o cadastro na plataforma gov.br. Já pelo portal do Detran-SP, você deve acessar seu perfil pessoal. Nos dois cadastros, CPF e senha são requisitados.

2. Acesse a aba de “Veículos”;

Pelo aplicativo da “CDT”, vá em “Veículos” no menu principal. Já no portal do Detran-SP, acesse “Licenciamento Digital (CRLV-e)” e selecione “Faça pela Internet”, localizado após o parágrafo de introdução do procedimento.

3. Informe o Renavam e o código de segurança do CRV para obter o CRLV Digital SP;

Nessa etapa, é fundamental que você já tenha licenciado seu veículo em 2022. O licenciamento atrasado ou pendência de débitos impossibilita habilitar o CRLV Digital SP.

Com o Renavam e o código de segurança do CRV em mãos, você deve cadastrar seu CRLV Digital SP pelo aplicativo “CDT” ou portal do Detran. Vale dizer que esses dois números estão em diferentes documentos. O Renavam fica no CRLV, já o código de segurança está no CRV do carro.

Onde encontrar o número de segurança do CRV?

O número de segurança do CRV (Certificado de Registro do Veículo) não está disponível no CRLV. Ele fica localizado na parte superior direita do CRV, antigo DUT (Documento Único de Transferência).

O CRV é conhecido como o documento emitido no primeiro emplacamento e também quando há transferência de propriedade do veículo (compra e venda). Diferentemente do CRVL, o CRV não é de porte obrigatório e não tem validade.

4. Faça o download ou imprima o CRLV Digital.

Após inserir o Renavam e o código de segurança do CRV, o CRLV Digital SP fica disponível para consulta e download pelo aplicativo “CDT” ou pelo portal do Detran-SP. Basta o motorista acessar o app para visualizar o documento, que também é acessível mesmo sem internet.

consulte o CRLV Digital aqui

Não encontrei o CRV do meu carro. É possível baixar o CRLV Digital mesmo assim?

Sim, é possível baixar e imprimir o CRLV Digital mesmo sem o código de segurança do CRV pelo portal do Detran de São Paulo. Por ele, a autentificação da conta do motorista ocorre através de um código enviado via SMS.

Assim, o proprietário só vai precisar do: Renavam, placa do veículo, número de telefone e e-mail cadastrados no Detran e o código do SMS enviado.

Como usar o CRLV Digital em São Paulo?

O motorista pode usar o CRLV Digital SP de maneira digital pelo celular ou imprimir o documento em sua impressora. As duas versões contam com o QR Code, que oferece maior segurança tanto para o condutor quanto para os agentes de trânsito.

É importante dizer que a versão eletrônica do CRLV dispensa o porte obrigatório do documento físico em papel. O CRLV Digital impresso só será necessário caso o motorista viaje com o veículo para outro país.

Divido o carro com uma pessoa. Posso compartilhar o documento?

Sim. Com o app Zul+, cada um de vocês pode registrar o mesmo veículo e baixar o CRLV Digital sem problemas. No entanto, é necessário que cada um faça esse procedimento em sua própria conta do aplicativo.

Tenho mais de um carro. Posso cadastrar mais de um CRLV no app?

Sim. Se você dirige mais de um carro, é possível adicionar mais documentos em sua conta no app Zul+.

Vai trocar de veículo? Veja as melhores dicas para fazer a melhor troca de carro possível.

Tenho débitos pendentes do meu veículo. Posso baixar a CRLV Digital?

Não. Para obter o documento digital do carro, é necessário estar com o licenciamento 2022 em dia. Dessa maneira, veículos com IPVA, multas e outros débitos pendentes não conseguirão emitir o CRLV Digital SP.

Se eu for parado e o policial exigir o documento do meu carro, consigo acessar o CRLV Digital pelo meu celular mesmo sem internet?

Sim. O aplicativo Zul+ permite que você acesse o documento do carro mesmo se estiver sem internet em seu celular. No entanto, é fundamental que você já tenha emitido o CRLV Digital anteriormente.

CRLV