Em 2020, o documento do carro se tornou eletrônico, porém, muitos motoristas relatam problemas ao tentarem baixar o CRLV Digital. 

baixe o crlv digital no app Zul+

Como já falamos aqui anteriormente, o certificado em papel enviado pelo Detran não existe mais. Após o pagamento da taxa de licenciamento, você deve baixar o novo CRLV através do app CDT – Carteira Digital de Trânsito, do portal do Detran do estado em que o veículo foi registrado ou pelo site do Denatran.

Ainda assim, muitos motoristas afirmam que não conseguem emitir e muito menos visualizar o CRLV Digital em qualquer uma dessas plataformas. Eles argumentam que o documento de seus carros está indisponível mesmo após quitar o licenciamento.

Para tentar solucionar esses problemas, o blog do Zul Digital identificou os principais motivos para você não conseguir baixar o CRLV Digital e aponta aqui algumas soluções possíveis.

Antes disso, é importante esclarecer que os problemas relacionados à emissão do CRLV Digital não estão associados com o pagamento do licenciamento no aplicativo Zul+. As falhas na tentativa de baixar o documento digital estão associadas aos registros nos Detrans. É provável que os veículos estejam com algum débito ou documentação em aberto. Entenda melhor:

Seu carro tem algum débito pendente?

Pagar todos os débitos pendentes do veículo é condição fundamental para realizar o licenciamento. Se o carro ainda tiver multas e IPVA não pagos, o proprietário não vai conseguir licenciá-lo. E sem o licenciamento, o motorista não consegue emitir o CRLV Digital

Dessa maneira, é importante que o motorista verifique no site do Detran do seu estado se realmente não existem bloqueios.

No app Zul+, motoristas dos Estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina também conseguem consultar e até mesmo quitar todos os débitos pendentes em até 12x. Tudo de maneira simples e segura. 

Tente sair do aplicativo CDT e fazer o login novamente

Se não existir débito pendente, o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) recomenda que você tente sair do aplicativo CDT para realizar o login mais uma vez. 

Refinanciamento do veículo pode ser um problema (Gravame)

Caso o motorista tenha feito o refinanciamento do veículo, é necessário atualizar o cadastro no Detran. 

Ou seja, você deverá realizar uma nova vistoria no automóvel e emitir um novo Certificado de Registro do Veículo (CRV). Só depois deste processo, você vai conseguir baixar o documento digital.

Vale dizer que mesmo que o proprietário de um veículo refinanciado consiga pagar a taxa de licenciamento, isso não significa que o carro está licenciado. Como ainda há uma restrição pendente (Gravame desatualizado), os sistemas dos departamentos de trânsito impedem o licenciamento do automóvel.

Nesse caso, é recomendado que você entre em contato com a empresa com que fez o financiamento e solicite mais informações sobre o cadastro do seu veículo no sistema do Detran.

O que é Gravame?

Gravame vem do latim e significa ônus. Quando um motorista compra um veículo através de financiamento, é lançado o Gravame no sistema do Detran. Ele impede a comercialização do automóvel até que o financiamento seja quitado.

Somente após o pagamento integral do contrato, o proprietário tem a permissão de transferir o veículo para um novo dono. É responsabilidade da empresa dar baixa no Gravame.

Caso nenhuma dessas alternativas funcione, é recomendado que o motorista entre em contato com a Serpro (empresa responsável pelo CRLV Digital) através do e-mail css.serpro@serpro.gov.br ou do telefone 0800 728 2324.

Veja aqui o passo a passo completo para baixar o CRLV Digital do seu veículo.

resolve crlv digital com Zul+