Problemas com o airbag, ar-condicionado, pneus, motor ou cinto de segurança podem representar um recall pendente do veículo. Isto é, em alguns casos, as falhas não estão relacionadas ao uso do automóvel, e sim a defeitos já vindos de fábrica. Quando isso acontece, a montadora é obrigada a convocar os proprietários do veículo para realizar gratuitamente o conserto do defeito.
O recall é um procedimento previsto no Código de Defesa do Consumidor e é realizado não só pelas fabricantes de veículos. Qualquer fornecedor, que coloca no mercado um produto com defeitos de fábrica, deve convocar os consumidores para oferecer o reparo.
No mercado automobilístico, o recall é fundamental. Uma falha não corrigida pela montadora simboliza perigo de vida ao motorista e passageiros do veículo.
E para descobrir se o veículo tem ou não algum recall pendente, o motorista pode consultar o portal de serviços do Denatran pelo modelo do seu veículo. No entanto, desde de outubro de 2019, ao renovar o documento do veículo (CRLV), as informações sobre o chamamento ainda em aberto e não atendido pelo proprietário constarão no novo certificado.
O app Zul+ também se tornou uma plataforma para divulgação de recalls de veículos. As montadoras podem divulgar seus chamamentos e disponibilizar todas as informações dentro do app. Na prática, o usuário só é informado sobre a campanha quando o seu modelo for convocado para reparo por um defeito de fábrica.
Como saber se o veículo tem recall?
Recall pendente é informado no documento do veículo
Quando o chamamento da montadora não é atendido pelo proprietário dentro do prazo de um ano, após o início da campanha, é obrigatório que o recall pendente seja mencionado no documento de licenciamento do veículo. A medida tem como objetivo informar o motorista que tem, na garagem, um veículo com defeito de fábrica e ainda não atendeu ao pedido de recall.
Para ser informado no Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), é necessário que se passe um ano após a convocação da fabricante e o proprietário ainda não tenha levado o veículo para a correção do problema. Somente assim, constará, no novo documento emitido do carro, as informações sobre o recall pendente.
Ao divulgar o chamamento no documento do carro, as campanhas de recall no Brasil contribuem para a comunicação com o atual proprietário do veículo. Como não há data limite para a montadora realizar o conserto do automóvel, o motorista pode levar o veículo à concessionária mais próxima quando quiser.
Para que a indicação sobre a campanha de recall desapareça do documento, é preciso que o proprietário realize o conserto do defeito de fábrica. Ao final da manutenção, a montadora irá notificar o Sistema Renavam que terá até 15 dias para retirar o veículo da lista. Ao emitir o novo CRLV do carro, o motorista terá um documento sem mais o chamamento em pendência.
Conheça a lista de carros com mais recall em nosso blogpost completo sobre o assunto.
Carta de recal
Antes, os recalls eram divulgados apenas na rádio, TV ou jornais. Não se tinha certeza de que as pessoas impactadas viriam as propagandas e atenderiam os chamamentos das fabricantes.
As montadoras também tinham o endereço e telefone do motorista que havia comprado o veículo e poderiam informá-lo sobre o recall pendente. Era comum o envio de uma carta.
Porém, esse carro era vendido para outra pessoa depois de algum tempo. Para rastrear o dono atual do veículo demandaria muito esforço. Por isso, o contato entre a fabricante e o primeiro proprietário seria irrelevante neste cenário.
Atualmente, o recall pendente pode ser descoberto através da notificação no documento do veículo, no portal de serviços do Denatran ou pelo site da montadora.
Ao realizar o conserto por recall, as montadoras entregam um comprovante de reparo do defeito de fábrica. Guardar este tipo de documento pode ajudar a valorizar o seu carro. Confira essa e outras dicas essenciais em nosso blogpost completo sobre valorização do veículo na hora da venda.
Como saber se o veículos possui recall com o aplicativo Zul+?
O aplicativo Zul+ também se tornou um canal para que as montadoras anunciem seus chamamentos para os usuários da plataforma. O objetivo do app é possibilitar uma comunicação mais eficaz entre os fabricantes e os motoristas, visto que o número de proprietários que atendem aos pedidos é baixo.
As montadoras poderão divulgar seus chamamentos dentro do app direto para o motorista que precisa ser impactado. Ou seja, o usuário será informado pela montadora quando o seu determinado modelo de carro for convocado para reparo por um defeito de fábrica.
Baixe já o Zul+, nas versões iOS ou Android, e receba alertas quando o seu carro estiver em recall.