A multa por evasão de pedágio é a penalidade imposta para quem passa pela cabine de pedágio sem pagar pela tarifa.
Furar a cancela não é um crime, mas fugir do pedágio é considerado uma infração grave pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Confira mais detalhes sobre a multa por evasão de pedágio nesta publicação.
O que é a evasão de pedágio?
A evasão de pedágio ocorre quando o motorista fura a cancela para não pagar a tarifa. Isso pode ser feito passando em alta velocidade e estourando a cancela ou trafegando muito próximo ao carro da frente para passar junto.
Segundo o CTB, transpor bloqueio viário sem autorização ou evadir-se para não efetuar o pagamento do pedágio é considerado infração de trânsito grave.
Qual o valor da multa por evasão de pedágio?
A multa por evasão de pedágio é de R$ 195,23. Além disso, são somados 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Passei no pedágio e não paguei, o que fazer?
Se você passou por um pedágio sem pagar, procure regularizar a situação o mais rápido possível para evitar a formalização da infração e a aplicação da multa.
Algumas concessionárias permitem o pagamento posterior por meio de boleto, mas essa prática não é padrão. Caso não haja essa possibilidade, o motorista terá que optar entre retornar ou seguir viagem, assumindo o risco da multa.
Como consultar multa por evasão de pedágio?
Verifique se há a possibilidade de quitar o valor do pedágio por meio de aplicativo, site ou postos de atendimento físico da concessionária responsável pela rodovia. A CCR, por exemplo, permite a consulta de pedágios em aberto por diferentes canais de atendimento, como site e WhatsApp.
Como recorrer da multa por evasão de pedágio?
A multa pode ser aplicada por funcionários da concessionária, agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) ou por equipamentos de vídeo. O proprietário do veículo será notificado e poderá indicar outro condutor, se for o caso. Caso considere a multa indevida, é possível apresentar recurso por meio dos canais de atendimento do órgão autuador.
Como pagar o pedágio free flow?
A melhor forma de pagar o pedágio free flow é com uma tag de pedágio instalada em seu veículo, como a Tag Zul+.
O dispositivo é gerenciado pelo app Zul+, não tem mensalidade/anuidade e é aceito em todas as praças de pedágio do Brasil.
O app número 1 para quem dirige
Agora que você já sabe como evitar multa por evasão de pedágio, que tal baixar o app Zul+?
Com a plataforma digital da Estapar você tem acesso ao conteúdo da revista Quatro Rodas, cotação e contratação de seguro auto, tag que funciona em todos os pedágios do Brasil sem mensalidade e também pagamento da Zona Azul na cidade de São Paulo e em outros 18 municípios do país, como Curitiba (PR), Salvador (BA) e Belo Horizonte (MG).
Além do estacionamento rotativo, o Zul+ oferece pagamento de IPVA, licenciamento e multas em até 12 vezes, cotação e contratação de seguro auto, reserva de vagas em aeroportos e arenas, entre outros. O app já conta com cerca de 7,5 milhões de usuários em todo o Brasil. Clique aqui e faça o download.