A viagem de carro é uma coisas mais legais que você pode fazer com o seu veículo. Nada melhor do que pisar fundo na estrada observando o horizonte enquanto o rádio toca sua música favorita. Quem dirige sabe exatamente do que estamos falando. 

Porém, se engana quem pensa que viajar de carro é uma tarefa simples. É justamente o contrário. O planejamento é fundamental porque imprevistos acontecem. E nessas horas, longe de casa, você não vai querer contar com a sorte. 

Então, para você se preparar para sua próxima viagem de carro, o time do Zul+ preparou uma lista com 10 coisas que não podem faltar.

banner mulher sorrindo dentro do carro e celular no app zul+ com texto seu carro mais completo

1) Revisão precisa estar em dia

Se você vai pegar estrada com seu veículo, saiba que a viagem começa muito antes do “arrumar as malas”. O primeiro passo para quem quer realmente viajar de carro é fazer uma revisão automotiva. Ela é necessária para evitar que o carro quebre no meio do caminho ou até mesmo se envolva em acidentes graves.

mecanico verifica motor de carro
Checar o óleo, os pneus, o sistema de freio e até mesmo o motor é fundamental para que o automóvel não te deixe na mão.

Dessa maneira, a dica é: leve o automóvel a uma oficina mecânica de sua confiança para fazer um check-up. Converse com o mecânico(a) e conte que você vai viajar com o carro. Ele(a) vai apontar o que é necessário verificar. Aqui estão alguns itens que não podem faltar:

  • Calibragem dos pneus;
  • Óleo do motor;
  • Alinhamento e balanceamento;
  • Pastilhas de freio;

Entenda melhor a importância do check-up antes de viajar em nossa matéria completa sobre o assunto. 

2) Roteiro da viagem de carro

Enquanto o seu carro estiver na oficina mecânica, vale iniciar o roteiro da viagem se você ainda não tiver feito. 

Muito provavelmente, você já tem um destino definido, certo? Mas você conhece as condições da estrada que vai pegar? Ou quantos pedágios tem até lá? Os valores de cada um deles? Ou quanto vai gastar de combustível? Hospedagem? É, a gente imaginou. Então, tudo isso precisa ser colocado na ponta do lápis.

Pesquise na internet depoimentos de pessoas que já viajaram de carro para o mesmo lugar. Com certeza, a experiência e os erros dessas pessoas vão te ajudar a evitar problemas.

Veja também qual a melhor para chegar até lá e calcule o custo do pedágio. No app, Zul+ você consegue fazer essa conta e descobrir a melhor e mais barata rota para sua viagem de carro. 

  • Procure depoimentos de pessoas que já fizeram a mesma viagem;
  • Descubra a melhor rota;
  • Calcule os gastos com pedágio;
  • Calcule os gastos com combustível;
  • Evite sair na hora do rush;
  • Veja onde ficam as melhores paradas e restaurantes de estrada.

banner app abasteça seu carro com zul mais

3) Documentos pessoais e do veículo

Carregar alguns documentos de identificação também é primordial. Separe uma carteira apenas para eles. Independente de onde você for com seu carro, é indispensável levar:

  • CNH (Carteira Nacional de Habilitação);
  • Carteira de Identidade ou RG (Registro Geral);
  • CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo).

Vale lembrar que caso você vá viajar de carro saindo do Brasil para algum outro país do Mercosul, como Argentina ou Uruguai, você vai precisar do Seguro Carta Verde. Ele é uma espécie de Seguro DPVAT Sulamericano e serve para cobrir danos e depesas médicas em caso de acidente de trânsito

Tanto a CNH, quanto o CRLV podem ser emitidos digitalmente. No entanto, a recomendação é também levar os documentos originais impressos. Assim, você consegue evitar algum perrengue caso esteja sem bateria no celular.

documento do caro fisico crlv impressa
CRLV vai ser eletrônico para sempre ou voltará a ser impresso? Clique na imagem e entenda mais sobre o assunto.

4) Kit emergência

A gente já falou aqui da importância de se preparar para uma viagem de carro. Mas independente da perfeição do seu planejamento, algum imprevisto vai acontecer. E nessas horas, é importante contar com um kit de emergência dentro do carro. 

Dinheiro extra: seja para pagar uma refeição, hospedagem, conserto do veículo ou até mesmo transporte caso o carro quebre de uma vez;

Remédios para dor de cabeça, dor muscular e enjoô são alguns dos principais que não podem faltar em seu kit de ermgência;

Papel Higiênico e lenços úmidecidos caso você precise usar banheiro em alguma parada na estrada;

Máscara e álcool em gel extras caso você vá viajar durante a pandemia do coronavírus.

5) Estepe completo (pneu reserva, macaco etc.)

Já pensou você estar no meio de uma estrada desconhecida e o pneu do carro furar? Sim, isso pode acontecer e é capaz de transformar a viagem em um grande pesadelo. Por esse motivo, é importante entender como utlizar o estepe antes de uma emergência. 

Com o carro na garagem, retire os equipamentos do estepe, como o macaco, a chave de roda, o triângulo e o pneu reserva, e simule a troca de um pneu furado. Você fazer isso na sua casa sem nenhuma pressão é fundamental para você saber o que fazer caso isso aconteça na estrada.

Não esqueça de calibrar todos os pneus do veículo (inclusive o do estepe) antes de entrar na estrada. Saiba a importância da calibragem em nosso blogpost completo sobre cuidados básicos com o carro.

carro parado na estrada por falta de combustivel
Vale lembrar o triângulo deve ser posicionado de acordo com a quilometragem da via. Por exemplo, em uma estrada de 80 km/h, o triângulo deve estar a 80 metros do veículo.

6) Celular com GPS, carregador e suporte veicular

Antes, você precisava andar com aqueles mapas enormes e ficar atento para não se perder no meio do caminho. Hoje, basta um smartphone com acesso à internet que você consegue dirigir para qualquer lugar. 

Em uma viagem de carro, não poderíamos deixar de fora o celular. Mas além dele, também é importante levar um carregador veicular e um suporte, que vão descomplicar e muito a sua vida. 

suporte de celular no carro enquanto motorista dirige
O carregador vai servir para o celular não desligar em momentos em que ele será fundamental. E o suporte tem como objetivo facilitar a visualização da rota, sem que você precise desviar o olhar da rodovia.

Confira os melhores acessórios para quem dirige em nosso blogpost completo sobre o assunto.

7) Tag de pedágio

A tag de pedágio é mais uma coisa que não pode faltar em uma viagem de carro. Afinal, ninguém gostar de perder tempo na fila de cobrança manual. E se você ainda não tem uma etiqueta eletrônica instalada no seu carro, o Zul+ tem a solução perfeita para você.

O app mais completo para quem dirige no Brasil oferece uma tag de pedágio sem mensalidade e aceita em todas as estradas do país. Ela funciona através de recargas pré-pagas e pode ser solicitada direto no aplicativo. 

banner chegou a tag de pedagio zul digital
Além disso, no app, também é possível calcular os gastos com pedágio e adicionar exatamente o valor da sua viagem, economizando dinheiro e tempo. Clica na imagem e solicite sua tag.

8) Água e lanches

Comidas e bebidas também devem entrar na lista de coisas para levar em uma viagem de carro. Em algum momento, a fome vai bater. E nem sempre, vai ser possível parar em algum estabelecimento. Por esse motivo, leve água e algumas comidas prontas em uma bolsa térmica. Assim, você pode aproveitar a estrada beliscando algum petisco.

9) Óculos escuros, guarda-chuva e blusa de frio

Pode ser que o seu destino seja uma belíssima praia. No entanto, no dia da sua viagem, uma tempestade invadiu a cidade, e agora, ao invés do sol, há muita chuva. Só que graças ao casaco que você tem dentro do seu carro, você não vai passar frio.

Por essa razão, é muito importante carregar sempre alguns objetos que podem parecer loucura, mas que vão te ajudar caso o jogo vire. Um óculos escuro para caso o sol te atrapalhe durante a viagem, uma guarda-chuva para não se molhar em caso de chuva e uma blusa de frio para não pegar um resfriado.

10) Playlist feita em casa!

Depois de separar todos os itens desta lista, agora é só fazer uma playlist das suas músicas favoritas em uma viagem de carro. E pode adicionar canções sem nenhum medo da playlist ficar longa. Você com certeza vai ter tempo de escutar tudo (e até repetir).